Personal tools
You are here: Home Search admin Visita do Doutor I. S. Jawahir, professor na Universidade de Kentucky, EUA
Log in


Forgot your password?
 

Visita do Doutor I. S. Jawahir, professor na Universidade de Kentucky, EUA

Conferência "SUSTENTABILIDADE DE PROCESSOS DE FABRICO - A Principal Força Motriz para a Próxima Geração de Desenvolvimento Industrial. Tendências Recentes e Casos de Estudo." Segue-se uma visita do Prof. Jawahir ao CEMDRX.

What
When Jun 22, 2007
from 03:00 pm to 05:00 pm
Where Museu da Ciência da UC
Contact Name
Add event to calendar vCal
iCal

Resumo da conferência

O prof. Jawahir vai apresentar um conceito inovador que desenvolveu no domínio do fabrico industrial. O responsável pela área técnica dos processos de fabrico do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Kentucky, transformou os tradicionais "3Rs" que guiam o fabrico de produtos, e que consistem em reduzir, reutilizar e reciclar - em "6Rs", ou seja, reduzir, reutilizar, reciclar, recuperar, redesign e refabricar.

Após uma breve retrospectiva histórica sobre as noções de sustentabilidade e ciclos de vida no design e no fabrico de um produto, o Prof. I.S.

Jawahir vai explicar como a implementação de tais políticas de desenvolvimento sustentável traz benefícios sociais, ambientais e económicos. O investigador norte-americano vai ainda apresentar as metodologias que permitem quantificar a efectiva sustentabilidade do processo de fabrico de um produto e estudos recentes que comprovam as suas ideias.

CV resumido do apresentador

Especialista na modelização e optimização das operações de maquinagem e no desenvolvimento sustentável de produtos e processos de fabrico, o Doutor I.S. Jawahir doutorou-se em 1986 na Austrália.

Dedicou os últimos 30 anos à investigação nesse domínio, tendo publicado mais de 150 artigos científicos e vários livros sobre o assunto. O trabalho do professor, igualmente detentor de patentes americanas, já lhe assegurou fundos de investigação de algumas das marcas norte-americanas mais famosas (Toyota, General Motors, Ford) e de diferentes agências governamentais dos Estudos Unidos (National Science Foundation, Department of Education and Department of Defense, NASA).