Um clip, um tubo de cartão, um alfinete...

Ideias para experiências de física ou pequenos projectos de física experimental, para realizar em casa ou no laboratório da escola.

Um clip, um tubo de cartão, um alfinete...

Mensagempor jap em Quarta Out 31, 2007 7:01 pm

...uma lâmina de barbear, uns pregos, fio eléctrico, um lápis e uns auscultadores.

Acham que conseguem construir um receptor de rádio com este material? :roll:
última vez editado por jap s Quinta Nov 01, 2007 6:54 pm, editado 2 vezes no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quarta Out 31, 2007 7:25 pm

isso não é um radio de trincheira da 2ª guerra mundial?

não falta aí um lapis de grafite? a lâmina tem que ser daquelas que são super aquecidas para serem mais resistentes que até são azuis acho eu...
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor RicardoCampos em Quarta Out 31, 2007 8:30 pm

Receptor de radio com isso?? :shock:

É possivel tal coisa?? :omg:
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor manuelmarque em Quarta Out 31, 2007 9:06 pm

E como é que se cria o condensador e a indutância necessários para sintonizar a estação de rádio? O clip ainda posso pensar como indutância, mas e o dieléctrico do condensador? Usamos o ar? :roll:

(posso estar a dizer uma grande asneira, e até nem ter nada que ver com isto...)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jap em Quarta Out 31, 2007 9:51 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:isso não é um radio de trincheira da 2ª guerra mundial?

não falta aí um lapis de grafite? a lâmina tem que ser daquelas que são super aquecidas para serem mais resistentes que até são azuis acho eu...

Isso, mesmo Miguel! :hands:

E é claro que falta o lápis, desculpa! :oops:

Como descobriste? Já construíste um rádio de trincheira? :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Nov 01, 2007 2:37 pm

yup... ja ta é todo desmontado outra vez... mas é giro... e funciona!!!

eu vi um video que explicava... não quis acreditar tao fiz um e ouvia-se a radio... baixinho... mas percebia-se...
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Nov 01, 2007 2:54 pm

Como vêm, pelo testemunho do Miguel, funciona mesmo!

Incrível, né? :shock:

Irei postar mais logo instruções detalhadas sobre como construir um rádio de trincheira, bem como contar-vos a incrível história destes rádios de "sucata"!
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Nov 01, 2007 3:12 pm

manuelmarque Escreveu:E como é que se cria o condensador e a indutância necessários para sintonizar a estação de rádio? O clip ainda posso pensar como indutância, mas e o dieléctrico do condensador? Usamos o ar? :roll:

(posso estar a dizer uma grande asneira, e até nem ter nada que ver com isto...)

A indutância fazendo uma bobina com o fio eléctrico, o condensador...bom podemos improvisá-lo de várias formas, mas também podemos, numa primeira aproximação, passar sem ele - usaremos apenas a capacidade "residual" do circuito; o nosso rádio não terá, por isso, grande capacidade de descrimar estações de rádio, ouviremos a mais "forte" na zona. Mas também não é difícil melhorar o nosso circuito de sintonia básico...logo verás como! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Nov 01, 2007 3:54 pm

o lapis de grafite funciona como resistência não e? tem é que ser um pequenino acho eu... senão caput... nao se ouve nada
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Nov 01, 2007 6:42 pm

MiguelReisOrcinha Escreveu:o lapis de grafite funciona como resistência não e? tem é que ser um pequenino acho eu... senão caput... nao se ouve nada

O "truque" está todo na junção (ponto de contacto) entre a lâmina de barbear oxidada e o lápis de grafite - esta junção funciona como um díodo, que tem a função de desmodulador (explicarei isto tudo mais adiante). :D

Aqui vai, para já, a lista completa de material para construirem o vosso rádio de trincheira:

Imagem

E já agora sabem porque se chamam estes rádios "rádios de trincheira"? Porque eram usados pelos soldados, em particular os prisioneiros aliados capturados pelos alemães na 2ª guerra mundial, para criarem rádios clandestinos para sintonizar a BBC, a partir de "garbage" que encontravam nas prisões e nos campos de concentração! :shock:

Há testemunhos impressionantes de alguns oficiais britânicos que descrevem todos os malabarismos e artimanhas de que tiveram de se socorrer para construírem um rádio! Esta gente ainda sabia como funcionava a tecnologia que tinha à sua disposição! Quantos engenheiros hoje seriam capazes de sobreviver numa ilha deserta, como a personagem principal de "A ilha misteriosa" de Júlio Verne (leram?)? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Nov 01, 2007 6:53 pm

É assim:

Imagem

Imagem

Que tal? :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Nov 01, 2007 7:16 pm

Instruções detalhadas aqui:

Instruções detalhadas em pdf

Como fazer, em vídeo

E um a funcionar

Vejam também

http://bizarrelabs.com/foxhole.htm

E basta procurar no google "foxhole radio"...
última vez editado por jap s Quinta Nov 01, 2007 7:20 pm, editado 2 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Nov 01, 2007 7:16 pm

como ground eu usei um aquecedor ligado à terra :D

eu só nunca percebi uma coisa... vou parecer muito estupido a perguntar isto mas... o que é o ground?

eu já desmontei no meu quarto tudo o que se possa ter em casa, acho que não falta nada, e sempre reparei que todos os aparelhos que tinham uma armação de metal tinham essa armação ligada à terra... mas o que é a terra? eu sempre supus que fosse para descarregar a electricidade estática... eu no 9º nao dei nada sobre electricidade, não houve tempo... eu aprendi tudo o que sei a fazer rebentar condensadores (um daqueles cilíndricos deitou um gás de repente e ficou muito quente :shock: foi giro :D cheirava a peixe podre... abri logo todas as janelas da casa :D), rebentar lampadas, mandar o quadro abaixo, etc. sou um autodidacta (e auto queimado também... já apanhei cada esticão... lembro-me duma vez que consegui mandar o quadro do prédio abaixo :shock: não me perguntem é como)

o que sei não tem nenhuma (ou quase nenhuma) base teórica, é tudo empírico... o material que tinha poupado se tivesse bases :( ... mas assim também perdia a piada toda brincar com electricidade :D
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Quinta Nov 01, 2007 7:38 pm

O ground (terra) é a parte do circuito com potencial zero - supostamente toda a corrente flui para lá.

É por isso que um circuito com terra é menos propício a problemas - se houver um curto-circuito, ou uma sobrecarga, vai tudo para a terra e não há problema.

Aliás, quando levas "um esticão", tal deve-se a tu seres um elemento condutor, que está a ligar à terra (com potencial zero, portanto).

Acho que é isso... :roll:

Já agora, o rádio está muito interessante! Nunca pensei que fosse possível criar um rádio a partir de material tão pouco específico. :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quinta Nov 01, 2007 7:45 pm

isso de potencial zero não me esclareceu muito :? quanto a potência a única coisa que sei é a lei de Joule e nem tenho a certeza se é a lei de joule, P=UI:oops:

uma invenção surge sempre como uma maneira de satisfazer uma necessidade... naqueles campos de concentração já nem deus servia para os manter agarrados à vida... ver pessoas desmembradas e jovens mais novos que nós ali mortos no chão... eram tempos terríveis... qualquer notícia, qualquer indício de que a casa deles ainda estava intacta era a uníca razão pela qual continuavam a lutar... para acabar o serviço militar obrigatório... os que tavam lá pela pátria eram os primeiros a levar com um morteiro em cima... os outros aninhavam-se nas trincheiras à espera que os aviões fizessem o trabalho (não os censuro!) as linhas no Nordeste da Alemanha tiveram imenso tempo paradas à espera dos tanques russos para atacar... um pouco de história nunca fez mal a ninguém :D
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Próximo

Voltar para Projectos experimentais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes