Opa, isso tem a ver com que os romanos tinham um deus qualquer cujo nome começava com qualquer coisa parecida com IV e portanto nao era boa ideia usarem IV mas sim IIII (ou será que nao era os romanos mas outros quaisquer?)
Parece que há várias versões para o IIII. A que o Ricardo está a dizer refere-se ao nome de Júpiter (IVPITER), mas acho que a versão mais bonita é a que se prende com a simetria do mostrador (lá estamos nós com as simetrias... mas esperem até chegarmos a Electromagnetismo!)
a que eu sei é que os números, até ao dez, são representações de uma mão. 1 dedo, até quatro, e o 5 é um V, que é uma mão inteira, e depois o dez, X, são dois V's, um invertido, daí fazer mais sentido o IIII que o IV.