No que diz respeito a fórmulas matemáticas, deverás utilizar o

- Código: Seleccionar Todos
[tex]E = mc^2[/tex]
dará como resultado

Como em qualquer comunidade, também no Quark! são utilizados termos e expressões com significado próprio para os Quarkianos.

Glossário Quarkónico
(aceito sugestões para entradas!

pitónico: surreal, absurdo, divertido. Estilo de humor refinado e non-sense cultivado pelos quarkianos, numa vaga tentativa de imitação dos inimitáveis e inigualáveis Monty Python, responsáveis por obras de arte tais como Life of Brian, The Spanish Inquisition, Spam, Dead Parrot ou International Philosophy, entre muitos outros.
tricky: diz-se de um problema que resiste a uma abordagem convencional, mas que tem uma solução particularmente elegante à custa de um "truque" que é preciso descobrir. A melhor técnica para resolver um problema tricky é fazer o pino. Há que mudar de ponto de vista, espreitar debaixo do pano, olhar lateralmente, para cima e para baixo e também numa quarta dimensão, onde, com alguma sorte, é atingido o Nirvana e a solução nos aparece "beautiful and so simple" perante os nossos olhos esbugalhados

trivia: nos antípodas de tricky.
mítico: vide "a Antunes"
intuitivo: diz-se de um raciocínio ou proposição que é imediato para um físico e que para um matemático carece de demonstração. Raciocínios intuitivos podem estar errados (e os matemáticos gozam com isso) mas a intuição é uma das capacidades mais produtivas de um físico. De um matemático também, mas a intuição física é especial - não me peçam para demonstrar esta proposição, é intuitivo!

fazer o pino: atitude recomendada para resolver problemas tricky, ou seja, adoptar um ponto de vista não convencional para resolver o problema. Usado literalmente, por vezes também resulta.
“a Antunes”: a mítica residencial situada perto da UC, que frequentemente serve guarida a quarkianos e délficos. É gerida por gente extremamente paciente para aturar tanto jovem do secundário! Tem umas escadas muito giras e gente simpática ao pequeno almoço.
quarkonium: é um estado ligado de um quark com o antiquark respectivo, ou seja um par






quarkónia: condensado de bose-einstein de quarkonium, e.g. o conjunto dos quarkianos que assistem a uma sessão. Não confundir com comunidade quarkiana, que é o universo dos quarkianos. Diz-se "a quarkónia ficou assustada com o lobo-mau", ou "a quarkónia vai fazer um intervalo para o lanche", mas diz-se "vou enviar uma mensagem a convocar a comunidade quarkiana para o jantar de Natal (ou de aniversário)".
quarkiano: membro da comunidade quarkiana
comunidade quarkiana: todos os membros deste fórum. Comunidade em que todos os Inimigos são bem vindos.
liga do pi: grupo de délficos e quarkianos que cultivam a mística do


recursivo: vide recursivo. Diz-se de um método para resolver uma classe de problemas tricky. Atenção à condição de paragem!
RCQ: lê-se à inglesa arciqiú, abreviatura de "Red Charm Quark", a música maluca eleita(?) como tema musical quarkiano. Toca em ocasiões especiais.

pool musical: thread musical que se iniciou com uma votação das preferências musicais dos quarkianos, mas que se veio a descobrir ter sido um mero pretexto criado por jap para catequizar a comunidade quarkiana para o jazz.
Delfos Escola de Matemática para Jovens, isomorfa ao Quark!. Ver Projecto Delfos.
délfico: que frequenta o Delfos; jovem cuja paixão pela Matemática e pela Universidade de Coimbra só se equipara à paixão de um quarkiano pela Física e pela Universidade de Coimbra
best friends: dos quarkianos, são os délficos.
Inimigo(s): dos délficos, são os quarkianos. Termo carinhosamente usado pelos délficos, e só pelos délficos, e em geral no singular (O Inimigo), para designar, globalmente, a comunidade quarkiana.
hibernar: Quando um quarkiano deixa de postar por um período longo diz-se que está a hibernar. É de bom tom anunciar-se a proximidade do estado de hibernação: "pessoal, vou hibernar por duas semanas para estudar para os testes que se aproximam" ou "caros, vou hibernar por duas semanas para participar num torneio de karaté no japão".
desibernar vide hibernação
ghost ou fantasma: quarkiano que se inscreve no fórum mas que tem zero posts, ou seja não chegou sequer a apresentar-se

A-rated: sessão ou lição acessível aos quarkianos mais novos (alunos do 11º ano).
B-rated: sessão ou lição ao nível do 12º ano ou superior, ou seja, olímpico.
X-rated: lições proferidas pelo lobo mau e que colocam a quarkónia em estado de choque
lobo-mau:

bb's (lê-se bê-bês): poção mágica anti-stress, que acedeu à categoria mítica, mas cuja eficácia a experiência demonstra ser nula. Recomenda-se a sua substituição por chá de erva cidreira ou de mate, como preferirem.
off-topic: que não vem a propósito. A usar com moderação.
ashuhusuhahsuhaushuahusahushuas: "Eh,eh,eh", ou seja uma risada em quarkónico tropical.

homens do norte: não os conhecem?

IPhO: International Physics Olympiad - a Olimpíada Internacional de Física.
OIbF: Olimpíada Ibero-americana de Física
A-rule: O fórum Quark! é um espaço informal, entre pares...e alguns ímpares, mas civilizado e com regras. Assim sendo, não há aqui lugar a insultos, apenas a sarcasmos pitónicos; pela mesma razão, não há questões ou respostas idiotas ou estúpidas, apenas erradas, mal formuladas, sem sentido ou off-topic.
B-rule: Não pode haver mais de 5 problemas não resolvidos em cada uma das secções de problemas. Regra violada, de vez em quando.

regra de ouro: lei (física ou outra) com grande valor a aplicar num determinado contexto ou situação. A violação de uma regra de ouro é considerado um pecado capital na comunidade quarkiana e motivo de chacota sobre os prevaricadores.
referencial olímpico do ponto de vista dos olímpicos, por exemplo um "problema trivia no referencial olímpico" pode ser tricky para um aluno do 11º...e também do 12º!
Gyulas: mítico monstro do planeta Titanium. Costuma atacar nalgumas sessões quarkianas.
stress maleita que afecta alguns quarkianos (sobretudo das ilhas) nas provas olímpicas e que pode ser combatida com bb's (?), chá de erva-cidreira ou mate.
desenrascanço: aquilo a que não pode faltar a um tuga nas provas experimentais. Consta que pode ser afectado por bb's.
saga: longa história, em vários posts, metida sabe-se lá por quê no meio de uma qualquer thread. Exemplo: saga do Millikan, saga do Heisenberg, etc...
Xavier: miúdo muito esperto e simpático, personagem de alguns problemas do Quark! e que resolve de forma brilhante todos os desafios que lhe são colocados. Consta que o pmp é um alias do Xavier ou vice-versa. A experiência ainda não desmentiu esta teoria! Ambos têm um irmão mais novo.
pmp: Não sabem quem é? pmp = Xavier dos Açores
Juca: Irmão mais novo do Xavier. Irrequieto e traquinas, é tão esperto quanto o irmão mais velho! Gosta de resolver puzzles e charadas, que lhe são postos pelo Xavier ou pelo tio Max.
pochoclo: pipoca, mas com o significado de trivial. Pronuncia-se "pótchôclo" com sotaque chileno. Para a origem do termo ver adiante nesta thread. Exemplo de utilização: Esta equação está a dar-me uma massa negativa. Ah, pochoclo, enganei-me aqui num sinal! NB. A mesma expressão traduzindo o termo, "Ah, pipoca, enganei-me..." é claramente não quarkónica e, portanto, não recomendável.
Milénio: unidade de medida do número de posts do Quark!. Quando o número de posts foi 6523 estávamos no VI Milénio. Sempre que se passa um Milénio este facto será devidamente assinalado com um entusiástico "passámos um novo Milénio!

bolas: objecto fetiche dos quarkianos; há as bolas de futebol e o efeito magnus, as super-bolas que entram em órbita e que retornam às nossas mãos quando batem por baixo do tampo de uma mesa, as bolas de hélio, a powerball e as bolas do Ivo (:shock:), entre muitas outras. E o ora-bolas, quando se descobre um erro de sinal que deita tudo a perder depois de duas páginas de cálculos na prova de fogo.
presente envenenado: aquilo que a pré-selecção olímpica recebe como presente de Natal, oferta da SPF.
prova de fogo (PDF): o nome carinhoso porque é conhecida a temida prova de selecção em Maio.
PDR: Pièce De Resistance, o problema que é suposto ninguém resolver nas provas olímpicas (na de selecção também). Estilo futebol cúbico, estão a ver?


hall of fame: óbvio não?


gato: bicho que se intromete frequentemente onde não é chamado, nomeadamente em muitas resoluções de problemas. Quando o resultado a que se chega é incoerente, inconsistente, impossível ou simplesmente de desconfiar, pergunta-se "onde é que está o gato?" e desencadeia-se a caça ao dito.
IPF IPF: Iterador de Ponto Fixo. Método numérico fantástico mas bastante caprichoso para resolver "equações impossíveis", mais conhecido na comunidade por Isto Pode ser que Funcione.
patrono cada sessão da escola Quark! decorre sob os auspícios de um patrono, tipicamente um artista que se associa à sessão (não necessariamente de forma presencial!). Por alguma razão da qual já devem desconfiar, há um forte enviesamento na pool de patronos para os músicos de Jazz.

por definição expressão a ser entendida literalmente: define-se (porque é útil) e como é uma definição não se discute (não faz sentido discutir uma definição, mas faz sentido discutir porque razão alguém se lembrou de definir tal coisa). Por esta razão uma definição é imperativa (é-vos imposta, paciência!).
exemplar diz-se do (comportamento) dos Quarkianos, em geral, e da quarkónia, em particular - são exemplares (dão o seu exemplo), por definição, logo não há mau comportamento na Quarkónia e isto não se discute. Por esta mesma razão, não há problemas tais como barulho, traquinices, incómodo de hospedes, etc, na pensão Residencial Antunes - os Quarkianos são exemplares por definição, ponto final. Não há excepções. Os donos da Residencial sabem disso e qualquer excepção ao comportamento exemplar por um quarkonium significa que ele deixará de ser quarkonium - nem é preciso aplicar as leis (da Física) é só aplicar a definição.

kriptonite (efeito) efeito induzido pela leitura de um problema tão pitónico que provoca riso convulsivo e contagiante, podendo provocar deformação permanente do maxilar inferior. É um truque baixo por vezes usado pelos perversos examinadores para enfraquecer os neurónios dos olímpicos durante a PDF. Inspirado na Piada Mortífera dos Monty Python. Não se conhece antídoto. Beware, you have been warned!
minhoca integral segundo fnog para quem


minhocar ver minhoca, calcular um integral
acoxambramento aproximação em quarkónico tropical
quark-mate competição de problemas de Física para treino dos neurónios da quarkónia, que decorre, em grupos, nas sessões do Quark! - e há prémios para os vencedores, guess what.