jap Escreveu:Ricardo Faria Escreveu:
(...)
Eu até pensei no seguinte experimento: Duas barras de ferro estão numa balança com a mesma temperatura. Se uma das barras for aquecida e aumentar a temperatura o que ocorrerá?
Pela proposição do problema acima, a barra de ferro com maior temperatura terá maior peso, pois foi fornecido energia ao sistema.
Sim, sem dúvida, nesta questão do aquecimento de uma barra estamos todos de acordo: há um aumento da massa da barra de ferro,

Trata-se aqui de um aumento da massa
de repouso da barra (o centro de massa da barra está em repouso em relação ao observador) e há equivalência entre a massa inercial e gravitacional pelo que sim, a barra quente pesa mais.
A questão da barra que vai no comboio, é um pouco diferente. Tal como esta barra não aquece só por ter maior velocidade (a temperatura é uma medida da energia média das partículas da barra em relação ao centro de massa), também não é assim tão óbvio que a massa (gravitacional, no problema em causa) aumente! O problema está realmente na definição do que é a massa do corpo em movimento (inercial ou relativista)...voltarei a este assunto mais tarde.

Caro mestre,
Tu tens toda razão. Esta analogia não se aplica ao caso da barra de ferro em movimento, pois a posição do CM da barra está em movimento em relação ao observador. A Análise que fiz foi muito simplista, mas como eu disse no meu comentário anterior, não sou físico mas sim um leigo curioso.
No caso da caixa de fotons (exemplo do livro) ou da barra de ferro aquecida o CM está em repouso no referencial do observador, embora os átomos de ferro estejam vibrando com maior velocidade devido ao aumento de temperatura.
Neste sentido, há um aumento na massa de repouso do sistema “barra de ferro”.
O problema é que existem vários termos e conceitos de massa (repouso, inercial, relativística, gravitacional). O conceito de massa de repouso é o mais simples de se entender. Segundo a teoria da relatividade existe a equivalência entre massa
gravitacional e inercial. (Mi=Mg)
Mas a questão a saber é se a massa inercial é o mesmo que massa relativística na qual esta é uma função da velocidade. (m= δ.mo).
Mas vamos admitir que a barra ao invés de fazer um movimento retilíneo uniforme (MRU) no problema proposto pela Patrícia, a barra fosse um cilindro e estivesse girando em torno do seu eixo com velocidade angular φ.
A energia cinética da barra: Ec=I.φ2/2
Podemos dizer (ou não?) que o peso da barra aumenta em relação a barra em repouso ? Neste caso, o CM da barra está em repouso no referencial do observador.
Vamos considerar uma outra situação:
Se a barra estivesse fazendo um movimento circular uniforme com raio bem longo em torno do observador. Qual seria a massa inercial?
Acredito que os efeitos relativísticos continuam valendo, como a barra está fazendo uma trajetória de raio muito longo, deve ocorrer a contração de Lorentz.
Podemos dizer (ou não?) que o peso da barra aumenta em relação a barra em repouso ? Neste caso, a distância entre o CM-observador e CM-barra é constante, sendo igual ao raio da trajetória circular da barra, embora a barra esteja em movimento circular uniforme no referencial do observador.