Bem, se entendi bem... eu quando cheguei à primeira sessão de preparação (que creio ter sido em Fevereiro... tenho que escarafunchar nos meus 3 anos de e-mails...

) estava mesmo "verde", do género só tinha as noções de Física que tinha dado nas aulas e, pior, era dos olímpicos que estava mais "atrás" com o programa (aliás, era eu e um colega meu da minha escola, que também se qualificou para as preparações).
Bem, e quando o prof. Fernando Nogueira entrou "a matar", logo com os gráficos de energia potencial, osciladores, situações instáveis/estáveis, eu fiquei mesmo a leste :/ (aliás, acho que toda a gente ficou, tirando o Pedro e pouco mais!

)
No entanto, e como disse o prof. Manuel Fiolhais numa dada ocasião (acho que foi quando ele nos deu "umas luzes" de ondas...), "vocês não vêm aqui para perceber tudo à primeira. Vêm para ficar curiosos sobre os assuntos focados, irem para casa, e estudá-los!" (não sei se estas foram as palavras exactas, mas a ideia era essa

)
Acabei por perceber "relativamente bem" as coisas, o que foi excelente, pois deu-me uma nova perspectiva da Física, e agora cheguei à Faculdade, e aprofundar os conhecimentos nem é complicado, porque eu já tenho as ideias-base percebidas à partida!
Bem, mas acho que não sou a pessoa mais indicada para falar, já que só me qualifiquei para as Ibero-Americanas à custa da minha prova experimental...

Mas valeu bem a pena todo o esforço dispendido!
Engraçado, porque até ontem estive a comentar esse momento com alguns olímpicos, enquanto tínhamos um "flashback" conjunto dessa primeira sessão de preparação, durante uma aula de Mecânica

Não sei se era bem este tipo de resposta que querias, se calhar excedi-me em termos de palavras, ou mesmo divergi do conteúdo inicial. No entanto, se calhar é mais uma "palavra de orientação" para vocês, geração seguinte... é o "tal" espírito de comunidade que anda dentro do código-fonte deste fórum!