Atenção!
Não é legítimo postar neste fórum questões "escolares" que os alunos devem resolver sozinhos (estilo TPC - trabalhos para casa) e peço aos quarkianos que não respondam a este tipo de solicitações. Podemos e estamos dispostos a esclarecer aqui qualquer questão de Física, legítima, simples ou complicada, deste que se perceba que o postante pensou sobre o assunto e tem uma dúvida pertinente resultante da sua reflexão sobre o problema.

Questões do estilo "como é que eu respondo a isto" que me foi passado como TPC, ou resolvam-me os problemas a), b) e c) do livro X que tenho de entregar amanhã e não tive tempo de fazer no fim-de-semana não são aceitáveis.
Uma simples transcrição, sem mais, de um problema/questão de um livro de estudo não deverá ter resposta, a menos que seja uma questão deveras interessante ou tricky.
Já poderá ser aceitável algo do estilo - "Puseram-me este problema que me solicitou a seguinte questão: se aplicar a lei X obtenho como resultado Y, mas acho que o resultado não é fisicamente aceitável porque viola a lei Z, ou porque a ordem de grandeza do resultado é absurda. Será que estou a pensar bem, ou há algo que me escapa?"
Também são aceitáveis questões do género "No meu livro de texto está explicado este assunto X da seguinte forma, mas há um detalhe que me está a fazer confusão porque acho que deveria ser Y em vez de Z. Será que estou certo?"
Porém, não são aceitáveis solicitações do género "Passaram-me estes problemas, vejam lá se a minha resolução está certa antes de entregar ao prof."
Peço a compreensão de todos para o respeito desta "política" que permitirá manter elevado o nível deste fórum.