Nuno_Monteiro Escreveu:Sou só um aluno de 12º ano que está pré-seleccionados para a preparação com vista à representação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física (Irão) e Ibero-americanas de Física (Argentina) em 2007, por isso posso ter cometido vários erros de lógica.
No entanto cheguei a resposta K=1,035
Não tendo agora tempo para me alargar na explicação dos cálculos que efectueis vou apresentar a lógica que segui.
como sabemos que os barcos se vão encontrar a uma distância "a" da costa e que partem os dois distânciados por "a" podemos visualizar um quadrado de arestas "a" em que os 2 barcos inicialmente ocupam os dois vértices inferiores. o barco da polícia vai ter um movimento curvo e como o módulo da velocidade é constante, é um mov. curvilineo uniforme. Ou seja o barco estará sujeitoa uma aceleração normal an=((V)^2)/r. apartir da mesma analogia do quadrado vemos que o raio de curvatura é "a" logo a=an=((VK)^2)/a.
Daqui parti para a equação do movimento do barco da polícia que seria x=vkt+(1/2)[((vk)^2)/a]t^2
Como sabemos que quando apanhar a lança o barco percurreu um quarto de uma circunferencia de raio "a"(recurer outra vez á analogia do quadrado) sabemos que neste momento x=(a*"pi")/2
substituimos então na equaçao do parco o valor de "x" até obtermos a^2*"pi"=vkt(2a+vkt)
A equação de movimento da lancha(traficante) é x'=vt sabemos então q o ponto x'=a é o ponto de encontro então t=a/v veste local
Substituimos então t na equação encontrada anteriormente e obtemos K=1,035 ou K=-3,035 o valor da k negativo cantraria o meu esquema por isso considereio absurdo logo k=1,035[/b]
Nuno_Monteiro Escreveu:A unica vez em que abordei o número de ouro nas aulas foi, se não me engano no 9º ano por isso já não me lembro de quais são as suas utilidades. Por isso, se ele for necessário á reuolução deste cálculo vai-me ser um bocado difícil desbobrir o meu erro, mesmo assim vou tentar.
obrigado pela brevidade da resposta ao meu raciocinio.
jmgb Escreveu:Boa tarde pessoal,
Depois de lanchar não resisti e parei o estudo de Análise Matemática para pensar um pouco no problema. Diverti-me a fazer rapidamente um pequeno programa que mostra que o meu palpite estava certo: a trajectória é fortemente hiperbólica. Vejam em http://pastebin.com/825809 e façam o plot dos pontos (em GNUplot por exemplo). No ficheiro "barcos.dat" (criado pelo programa), as colunas 1 e 2 têm as coordenadas do contrabandista e colunas 3 e 4 têm as coordenadas do barco da polícia.
Espero que este contributo sirva para avançarem mais na resolução do problema. Quanto a mim vou voltar ao estudo e rever porque motivo 1>0...
Abraço.
miguel@main ~ $ gcc lol.cpp
lol.cpp: In function 'int main()':
lol.cpp:20: error: 'abs' was not declared in this scope
jmgb Escreveu:Boa tarde pessoal,
Depois de lanchar não resisti e parei o estudo de Análise Matemática para pensar um pouco no problema. Diverti-me a fazer rapidamente um pequeno programa que mostra que o meu palpite estava certo: a trajectória é fortemente hiperbólica. Vejam em http://pastebin.com/825809 e façam o plot dos pontos (em GNUplot por exemplo). No ficheiro "barcos.dat" (criado pelo programa), as colunas 1 e 2 têm as coordenadas do contrabandista e colunas 3 e 4 têm as coordenadas do barco da polícia.
Espero que este contributo sirva para avançarem mais na resolução do problema. Quanto a mim vou voltar ao estudo e rever porque motivo 1>0...
Abraço.
Voltar para Problemas resolvidos
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes