Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Mensagempor jap em Domingo Jun 10, 2007 9:37 pm

Joao Barros Escreveu:(...)
Se não querem Portugal com 9 medalhas tudo bem, trazemos so 4...

Obrigado, João, pelo teu apoio! E gostei desta tua frase :P
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Domingo Jun 10, 2007 9:53 pm

Obrigado, Eloísa, pela consideração. :)

Acredita que esta situação só faz subir o meu espírito revolucionário, não revolução armada nem bélica, Revolução Intelectual!

E conto com a nossa equipa nacional (verdadeiramente nacional: Gaia, Lisboa, Évora e Açores) para fazer o que eu gostaria de fazer: trazer medalhas. Em primeiro lugar para eles próprios, em segundo para a comunidade olímpica e em terceiro, para mostrar ao ME de que é feita a nossa comunidade!
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor Joao Barros em Domingo Jun 10, 2007 10:35 pm

A situação do Ivo é que ainda é a pior, ouve quem caísse das internacionais pas ibero-americanas, quem caísse das ibero-americanas para uma viagem e ele caiu das internacionais para uma viagem.

Abraço po Ivo :wink:
João Barros
Fisica FCUP
Joao Barros
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 26, 2006 3:51 pm

Mensagempor jap em Segunda Jun 11, 2007 7:22 am

Joao Barros Escreveu:A situação do Ivo é que ainda é a pior, ouve quem caísse das internacionais pas ibero-americanas, quem caísse das ibero-americanas para uma viagem e ele caiu das internacionais para uma viagem.

Abraço po Ivo :wink:

Pos é, por isso é que estamos a tratar de arranjar forma de o Ivo nos acompanhar à OIbF como "pendura" - mesmo não podendo competir, sempre será uma viajem mais interessante e poderá ao menos ficar a conhecer uma olimpíada.. :? E sempre poderá entreter as hostes com os seus malabarismos! :D

Ivo, vais ficar famoso, com a tua estreia (?) como artista internacional, ainda acabas por ganhar também alguma medalha ... talvez consigamos 5 medalhas, afinal, incluindo a do prémio best entertainer da OIbF :P
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ivo_Timóteo em Segunda Jun 11, 2007 7:53 pm

Sendo assim, parece-me que vou carregado com três objectos bastante interessantes e que devem dar uns problemas de mecânica giros! (e eu já tenho algumas teorias!)
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor Ilúvatar em Segunda Jun 18, 2007 11:56 pm

Caríssimos colegas e professores,

Lamento já vir tarde, mas só hoje tomei conhecimento dos recentes trágicos acontecimentos. Encontrava-me a jantar em casa de uma amiga a quem dou explicações de FQ, quando surge à mesa o tema do cancelamento governamental da participação Portuguesa na 38th IPhO, no Irão. De imediato neguei tal absurdo, dizendo que não fazia sentido e que a ser verdade já eu teria sido informado. Momentos depois tive acesso à Internet e quando abri este fórum fiquei em estado de choque...

É absolutamento inadmissível...é uma vergonha para o País, quando até os EUA vão participar!!! Fui ao site iraniano e Portugal consta lá como país confirmado ainda...uma vergonha voltar atrás agora...

Eu concordo com o João Torres, a quem vou enviar agora um e-mail, de que os "ex"-olímpicos se deviam organizar e fazer algo....não nos podemos submeter desta forma sem "fazer barulho". Já há um ano atrás quando voltei de Singapura tinha em mente contactar o governo ou mesmo a presidência e chamar a atenção para as Olimpíadas pois considero que devia ser feito mais e ser dado mais valor. Não cheguei a fazer nada mas desta não passa, com uma assinatura ou muitas a ministra vai ter algo para ler à noite...

Aos olímpicos: compreendo a vossa frustração; não desistam e tenho a certeza que apesar de tudo foi uma experiência muito construtiva.

Aos nossos mestres, em especial aos Profs. José Paixão e Fernando Nogueira, peço-vos que não abandonem o barco! São, sinceramente, das pessoas mais inteligentes e cultas com quem tive o prazer de conviver, e por toda a dedicação e entrega ao projecto das Olimpíadas, um MUITO OBRIGADO!!

Espero que este assunto não morra assim. Até breve

Um grande abraço para todos,
Flávio Coelho
Flávio Coelho
37th IPhO 2006 Bronze Medal
Ilúvatar
gluão
gluão

Registado: Terça Nov 14, 2006 9:22 pm

Mensagempor jap em Terça Jun 19, 2007 12:31 am

Caro Flávio,

Obrigado pelas tuas palavras amigas. Infelizmente, creio que nada do que possa ser feito nesta altura poderá reverter a situação - depois de várias diligências (de professores e alunos - o João Torres foi protagonista duma delas - e dos "meios diplomáticos", da Agência Ciência Viva, etc.) não houve qualquer alteração à situação inicial e a SPF deu o assunto por encerrado. :cry:

É triste, mas temos de olhar para a frente. :? Contudo, continuo a achar que se Portugal ficar isolado, pela ausência, na competição será uma vergonha. E que os olímpicos que não puderem ir à OIbF, porque viram o seu lugar "ocupado" pelos ex-IPhO, merecem um prémio alternativo à altura. Daí a minha posição, espero que entendas.

Abraço,
José António.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Ivo_Timóteo em Quarta Jun 20, 2007 11:49 am

Só para confirmar, a sessão de preparação mantém-se para a próxima semana certo? A que horas se inicia?

(peço desculpa por este off-topic, mas não sabia se se justificava abrir um novo topic)
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Jun 20, 2007 1:26 pm

Ivo_Timóteo Escreveu:Só para confirmar, a sessão de preparação mantém-se para a próxima semana certo? A que horas se inicia?

(peço desculpa por este off-topic, mas não sabia se se justificava abrir um novo topic)

Sim, a sessão mantém-se. Os nove olímpicos têm quarto reservado no sítio habitual. A ideia é começarmos na segunda-feira às 11h00, por isso só quem vier de muito longe é que tem necessidade de dormir em Coimbra no Domingo.

Abraço,
jap
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jmgb em Quarta Jun 20, 2007 2:24 pm

Tomei conhecimento (por fonte segura próxima do Ministério da Educação) que foi enviada uma carta ao Ministério da Educação, por parte da SPF, a pedir que se declinasse o convite para a participação portuguesa na 38º olimpíada internacional de Física.

Tal informação é perfeitamente coerente com a que foi obtida junto do Secretário de Estado da Educação (Valter Lemos). Ficam assim explicadas as palavras, na minha opinião inapropriadas e desconcertantes, que o presidente da SPF disse à RTP, à frente do departamento de Física da Universidade de Coimbra...

Dado que a decisão final é sempre do Ministério da Educação, parece-me de todo impossível que tudo esteja perdido. Afinal, quem é que dá pareceres sobre segurança? A quem compete avaliar a conjectura política e diplomática que envolve os eventos? A quem compete financiar as participações? À SPF? Não. Caso o ME decida a favor da participação, a SPF perderá todo o voto na matéria.

Está a ser redigida uma carta para ser enviada o mais brevemente possível à Sra Ministra da Educação. Será assinada pelos participantes na IPhO 2006 (Singapura) e por todos os ex-olímpicos que se identifiquem com o clima de revolta, frustração e solidariedade para os que estão a ser impedidos de participar na IPhO 2007.

Baixar os braços? NÃO. :P

Abraço.
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor jvstorres em Quarta Jun 20, 2007 4:44 pm

Caros amigos olímpicos,

Não me resigno perante a anunciada ausência de Portugal na IPhO 2007.

Através de um contacto pessoal, obtive a informação de que a presença de Portugal dependeria unicamente da SPF. Bem vistas as coisas, o Governo, caso esteja manifestamente interessado em que participemos nas Olimpíadas Internacionais, tem à sua disposição todos os mecanismos para sobrepor a sua vontade a eventuais mal-entendidos com a SPF.

Em todo o caso, e sendo que muitos de nós fizemos contactos no sentido de perceber o que se estava a passar (e que ainda se está a passar!), penso que era obrigação da SPF dar o passo seguinte, fazendo um novo contacto junto do Ministério da Educação. Só assim os contactos que foram feitos poderiam originar algum efeito prático.

A título pessoal, e entendendo que determinadas questões, até determinado momento, podem ser mais facilmente resolvidas se as diligências forem feitas com discrição, escrevi um e-mail ao Presidente da SPF, Prof. Augusto Barroso, dando-lhe conta das informações que possuía e deixando claro que, no meu entendimento, o processo não estaria, da parte do Governo, fechado. A esse e-mail, enviado na passada quinta-feira à noite, não obtive, até ao momento, qualquer resposta.

A carta que o João Gama revelou ter existido é muito grave e levanta dúvidas legítimas sobre se os órgãos da SPF fizeram tudo o que estava ao seu alcance para que Portugal envie uma delegação à IPhO 2007.
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 2:41 am

Mensagempor jap em Quarta Jun 20, 2007 6:27 pm

jmgb Escreveu:Tomei conhecimento (por fonte segura próxima do Ministério da Educação) que foi enviada uma carta ao Ministério da Educação, por parte da SPF, a pedir que se declinasse o convite para a participação portuguesa na 38º olimpíada internacional de Física.

Tal informação é perfeitamente coerente com a que foi obtida junto do Secretário de Estado da Educação (Valter Lemos).

(...)

Abraço.

João,

Não tenho conhecimento de qualquer carta da SPF para o Ministério da Educação (ME) pedindo que o ME declinasse o convite para a participação de Portugal na IPhO. Seria muito estranho tal pedido, uma vez que é de todo o interesse da SPF a concretização cabal do projecto "olimpíadas" a que está obrigada por contrato com o Ciência Viva - e também pelo interesse, óbvio, desta actividade para a SPF.

O que certamente aconteceu foi que a SPF contactou o ME explicando-lhe a situação particular deste ano - as olimpíadas decorriam no Irão, país que na altura em que foi feito o contacto SPF/ME tinha "raptado" e em captura vários soldados ingleses. Lembram-se? Para além disso, é natural que a SPF tenha ainda informado o ME das restrições legais no que respeita à conduta (obrigatoriedade de véu para participantes femininos, etc.) que nos foram transmitidas nas circulares que recebemos da organização da IPhO. E certamente insistiu na necessidade de uma decisão por parte do Ministério da Educação sobre a aceitação do convite entretanto endereçado formalmente à Sra. Ministra da Educação. Sei que a SPF sugeriu ao ME que houvesse um apoio à delegação portuguesa no Irão por parte da embaixada - o que já aconteceu noutros anos.

Foi-me transmitido que, na sequência deste contacto, o ME informou-se junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a ida ao Irão da delegação portuguesa e que este Ministério teria desaconselhado fortemente a nossa ida. Com base nesta informação, o ME decidiu não apoiar a participação de Portugal na IPhO, tendo transmitido à SPF a "declinação do convite", tal como afirmou o Prof. Agusto Barroso na RTP, invocando uma (falsa) justificação "financeira".

Isto são os factos de que eu tenho conhecimento. Agora, poderá o ME interpretar o contacto inicial da SPF, com as reservas que lhe foram transmitidas da necessidade de um apoio institucional do Governo português para que estivessem asseguradas as condições para irmos ao Irão, como um pedido de declinação de convite - mas isto é abusivo. Aliás, como bem disse o João Gama, o ME é soberano na decisão: e repito, como se trata em qualquer dos casos de uma representação de Portugal e não da SPF, independentemente da situação, só poderíamos ir ao Irão se o ME aceitasse o convite. O facto é que não o fez e também não me consta que tenha havido qualquer desmentido do ME relativamente às declarações do presidente da SPF que foi muito claro: o ME declinou o convite. E não tendo sido aceite o convite, não é possível participarmos numa olimpíada internacional à revelia do ME!

Agora perguntam vocês: mas afinal, a SPF é a culpada de não irmos ao Irão? Não me parece que a SPF se tenha recusado a ir ao Irão! Nós, os alunos e os team-leaders deixámos claro que queríamos ir, desde que em representação oficial, naturalmente, e desde que estivessem asseguradas as condições de segurança necessárias. Está fora de questão ir à revelia da vontade do Governo!

A minha posição, a partir da altura em que ficou claro (para mim!) que a maioria dos países ocidentais ia participar no evento é a que podem (re) consultar no 1º post desta thread.

Acho que não podia ser mais claro: pessoalmente acho que devíamos ir e que há condições para ir. Acho inclusivé que a nossa não participação, se a maioria dos países participar, pode ser interpretada com um boicote violador do espírito olímpico. Mas não sou eu que posso tomar essa decisão! E a responsabilidade é de quem tem de decidir: o Ministério da Educação e a SPF, por esta ordem.

Foram feitos muitos contactos nos últimas semanas com o ME e com a SPF para reverter a situação, mas tal não foi possível. Dizem-me vocês que o ME afinal acha que temos condições para ir mas que a SPF não quer: sinceramente, nesse caso o ME devia simplesmente aceitar o convite (não o fez) e "ordenar" à SPF para levar uma delegação (também não o fez).

Pessoalmente, sabem qual é a minha posição: assumo, a priori, que todos estão de boa fé neste processo. Portanto, o ME acha, com base na informação que tem, que não é recomendável a participação de portugal no Irão. Eu ajuizarei da justeza desta decisão quando em Julho verificar quais os países que participam, afinal, na competição. E daí tirarei consequências, como já anunciei.

Quanto aos protestos que vocês queiram fazer, para a SPF e/ou ME têm toda a legitimidade para isso, desde que o façam de forma elegante- mas sei que vocês não fariam nada que não fosse elegante! E acho que têm até direito a uma explicação, aliás acho que todos temos direito a uma BOA EXPLICAÇÃO, sobretudo nesta situação em que se levantaram dúvidas sobre a posição do ME e da SPF. Não é, aliás, a primeira vez que digo isso.

Claro que estou muito, mesmo muito aborrecido com toda esta situação. Infelizmente, mesmo que o ME decidisse agora mandar-nos para a IPhO, tal já não seria possível - o Raul vai à Olimpíada Internacional de Química em Moscovo (na mesma semana da IPhO), o Pedro Ponte vai ter um exame (2ª fase) nessa semana, etc, e as reservas de viagem caducaram recentemente. Infelizmente perdemos a janela de oportunidade para reverter a situação. Não foi por falta de iniciativas, muitas iniciativas, ... incluindo as do João Torres e da embaixada do Irão!

Abraço,
jap.
última vez editado por jap s Quinta Jun 21, 2007 1:08 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quarta Jun 20, 2007 9:48 pm

Agora respondendo ao outro João (Torres) :D

jvstorres Escreveu:Caros amigos olímpicos,

(...)
Em todo o caso, e sendo que muitos de nós fizemos contactos no sentido de perceber o que se estava a passar (e que ainda se está a passar!), penso que era obrigação da SPF dar o passo seguinte, fazendo um novo contacto junto do Ministério da Educação. Só assim os contactos que foram feitos poderiam originar algum efeito prático.
(...)
A carta que o João Gama revelou ter existido é muito grave e levanta dúvidas legítimas sobre se os órgãos da SPF fizeram tudo o que estava ao seu alcance para que Portugal envie uma delegação à IPhO 2007.

O Presidente da SPF está informado (até por nós, team-leaders) dessa (hipotética ou séria?) abertura do ME para rever qualquer equívoco...mas a informação recente do Presidente da SPF é a de que o assunto estava definitivamente encerrado (sic). Não nos foram dados mais detalhes sobre as démarches efectuadas ou justificações. :cry:

jvstorres Escreveu:(...)

Pois, a SPF deverá, também na minha opinião, desfazer essas dúvidas! :? E só a SPF, na pessoa do seu Presidente, o poderá fazer, se assim o entender.
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor rui.b em Quinta Jun 21, 2007 3:50 am

Caros amigos,

escrevemos uma carta dirigida ao ME pedindo esclarecimentos sobre a decisão.
a carta é assinada pelos 9 participantes das IPhO e OIbF 2006 e será deitada
no correio amanhã. uma cópia será enviada ao PR, ao Presidente da AR, ao PM, ao MCTES,
aos presidentes dos cinco grupos parlamentares, ao presidente da SPF e à comissão nacional
das olímpiadas de física. caso não obtenhamos rapidamente uma resposta satisfatória,
pensamos recorrer à comunicação social.

surgiu entretanto esta dúvida quanto à atitude da spf, na pessoa do seu presidente,
que penso deverá ser esclarecida o mais rapidamente possível.

entretanto, várias pessoas sugeriram fazer uma iniciativa mais alargada (aberta a toda a comunidade de olímpicos e ex-olímpicos). pedimos portanto aos participantes de vários
anos que contactem outros olímpicos que se queiram juntar à iniciativa, que deve
arrancar o mais cedo possível.
possivelmente o Quark! não será o local adequado para discutirmos os detalhes.
disponibilizamos, portanto, os nossos contactos,
meu, do flávio e do gama (tomei a liberdade, gama),
para que todos os que estiverem interessados possam comunicar connosco.

Rui Barbosa 912277018 rui.b.3044@gmail.com (mail) / rui_b_24@netcabo.pt (msn)
Flávio Coelho 913346210 eragon@clix.pt
João Gama 917445758 joaomgb@gmail.com / teckan@gmail.com

um grande abraço a todos

rui

uma vez olímpico, sempre olímpico !!!
rui.b
gluão
gluão

Registado: Segunda Nov 13, 2006 2:49 pm

Mensagempor jmgb em Quinta Jun 21, 2007 1:51 pm

gama (tomei a liberdade, gama)

E fizeste muito bem. :)