Cancelamento da participação portuguesa na IPhO'07 - Irão

Assuntos relativos às Olimpíadas Internacionais de Física (IPhO e OIbF)

Mensagempor pmp em Quarta Jun 06, 2007 8:38 pm

Quem não apanhou a notícia pode vê-la em:

http://multimedia.rtp.pt/index.php?vid=1

Acho que merecíamos ao menos uma explicação. O ME mostra uma grande insensibilidade para connosco, não devem ter noção como essa decisão nos afecta.
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor JCaldeira em Quarta Jun 06, 2007 10:22 pm

É realmente triste, toda esta situação. Especialmente para os participantes, que perdem uma experiência única que são umas olimpíadas internacionais ou iberoamericanas. (Para alguns, com uma consolação.) E para nós todos, porque perdemos uma excelente oportunidade de ver os rapazes de pescoço pesado - acredito que tinhamos aqui a equipa melhor preparada de sempre.

E ninguém duvida que a culpa disso é muito da dedicação que o prof. jap entrega a esta equipa olímpica, com todo o seu conhecimento de olimpíadas. Perdê-lo seria perder também os próximos anos: que essa questão nem se coloque.

Ah, entristece-me também que o responsável da SPF invoque "razões orçamentais". Que razões orçamentais nunca sejam motivo para não participar numas olimpíadas, a não ser que estejamos realmente na maior das fossas. Porque o valor delas, tanto na imagem do país como na vida dos que nela participam, é muito maior que isso.
JCaldeira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 4:43 pm

Mensagempor mav em Quarta Jun 06, 2007 10:26 pm

Realmete é vergonhoso o que o Me fez, aliás desculpem o desbafo; mas isto só mostra o quão mal um certo ministério está a ser gerido... :(
Professor Paixão, depois da tanta dedicação à olimpiadas e ao fórum ( o que é mostrado pelos 1000 e tal pots que escreveu) não vale a pena desistir e baixar as armas
:D
mav
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Fev 06, 2007 9:57 pm

Mensagempor jap em Quarta Jun 06, 2007 11:38 pm

Caros,

Acabei agora mesmo de ver a reportagem na RTP.

Não está mal e até dá destaque ao Quark! :D

Claro que eles cortaram a *maior* parte da minha entrevista e do Prof. Augusto Barroso...mas ficou lá o essencial: a decisão de não irmos é do ME que não dá uma boa explicação. Tenho é pena que não tenha ficada a parte onde eu declarava a enorme frustação de todos nós e chamava a atenção para mais alguns pontos relevantes. Mas enfim, como se esperava do ME nem palavra! Havendo motivos de segurança, podiam e deviam admiti-los.

Ao que consegui perceber, a única explicação oficial do ME é "motivos financeiros" :shock: , que é, da facto, a única que não pega :? . Porque a ida à IPhO não é o ME que paga, mas sim a Agência Ciência Viva, que é quem dá o financiamento para as competições internacionais e tinha, confirmadamente, assegurado o financiamento para essa actividade, com contracto com a SPF e tudo. E a reportagem refere isso. Agora, o que é verdade, é que ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, o ME não deu este ano um cêntimo de euro para as olimpíadas regionais e nacionais, como lhes competia, o que é vergonhoso. Razão: pois, razões orçamentais e o défice que é preciso combater... :? Aliás, também para as olimpíadas de matemática e de química o ME cortou este ano os subsídios, tanto quanto sei. Agora vivemos todos às custas do Ciência Viva...a quem estamos muito agradecidos pelo apoio.

Enfim, no computo geral a reportagem até esteve bastante bem.
PS- João, gostei de te rever na TV! :D Com provas olímpicas e tudo! Estiveste muito bem!
última vez editado por jap s Quinta Jun 07, 2007 10:14 am, editado 11 vezes no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor fildireito em Quarta Jun 06, 2007 11:47 pm

Infelizmente acho que a desculpa do "problemas financeiros" serve para o público em geral. Primeiro porque desconhece a forma de financiamento, segundo porque, como se trata de Física, nem sequer dão a necessária atenção à notícia... Enfim...
fildireito
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 17, 2006 12:35 pm

Mensagempor fnog em Quinta Jun 07, 2007 12:13 am

Caríssimos,

Cheguei agora do jantar de jubilação do professor de Coimbra que o meu colega J. A. Paixão mencionou e ainda não tive oportunidade de ver a reportagem. Mas quero só reforçar uma ideia que ele aqui deixou sobre as questões orçamentais. A Agência Ciência Viva tem apoiado, desde há vários anos, as olimpíadas internacionais e iberoamericanas. São eles que pagam todo o processo de preparação, selecção e participação. O Ministério da Educação pagava as olimpíadas regionais e nacionais, que são obviamente uma etapa crucial do processo que culmina na IPhO/OIbF. Esta divisão de custos foi estabelecida num protocolo que foi denunciado em Novembro passado pelo ME. Como as olimpíadas são um todo (não faz sentido IPhO sem regionais e nacionais...) fomos forçados a pedir todo o financiamento para 2007 à Ag. Ciência Viva. A quantia que nos puderam atribuir foi a que já estava por eles programada no pressuposto que 2007 seria um ano igual aos outros. Isto significa que vamos ter de realizar TODAS as etapas olímpicas com a verba que normalmente era gasta na preparação e participação na IPhO e OIbF. É claro que isto significa que há dificuldades orçamentais! Mas não é esta a razão para o ME declinar o convite para participar na IPhO, visto que nós NÃO lhes pedimos dinheiro para isso.

Perdoem-me, mas eu vou repetir o que disse ontem: apesar da frustração legítima de todos os envolvidos, esta decisão transcende-nos. Por isso "let's move on".

Queria ouvir a opinião de mais alguns do "grupo dos nove" sobre a sessão de preparação no final deste mês. Vamos ser superiores ao sucedido e prepararmo-nos para trazer uns quilos de ouro do país do Rio da Prata? :wink:
Fernando Nogueira
(Comissão Nacional das Olimpíadas)
fnog
Co-Administrator
Co-Administrator

Registado: Sexta Nov 10, 2006 7:47 am

Mensagempor jap em Quinta Jun 07, 2007 12:20 am

É isso mesmo, let's move on.

Merecíamos melhor tratamento :? , mas também podem existir, de facto, razões de segurança que nós não conhecemos. Logo veremos pela participação internacional no evento se a decisão do ME foi adequada e tiraremos daí ilações.

E vamos mostrar que somos superiores a isso. Esta equipa, com o apoio de toda a comunidade Quarkiana, vai arrasar na OIbF :twisted:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jvstorres em Quinta Jun 07, 2007 12:35 am

Só tive conhecimento desta situação ao ver o Telejornal, porque não visitava o Quark desde domingo ou segunda-feira. Fiquei chocado! :shock:

Em primeiro lugar, gostaria de me solidarizar com todos os olímpicos deste ano. Não é justo o que vos aconteceu. Imagino que estejam a sofrer bastante com isso. Ao longo do último ano, foram criadas grandes expectativas em torno da vossa participação e, quando o "jogo" já estava a meio, alteraram as regras. :cry:

Acho que não devem desperdiçar, contudo, a última semana de preparação em Coimbra... É verdadeiramente estimulante!

Não é fácil escrever seja o que for neste momento. Como ex-olímpico, estou desapontado. Não sei se deveria dizê-lo, mas estou também desapontado na medida em que me encontro envolvido nalgumas estruturas políticas. A Ciência não deve nem pode ser um palco para guerrilhas diplomáticas e a política externa de Portugal jamais se deverá sobrepor a uma iniciativa que visa o fomento de conhecimentos científicos e a interacção entre povos diversos.

Confesso que tinha a melhor imagem da Ministra da Educação, mas este episódio serviu para revelar que a Ciência não é uma prioridade para este ME. Gostaria de saber o que pensa o ministro Mariano Gago sobre o assunto, alguém que vejo como uma personalidade notável no âmbito da implementação de projectos ligados à Ciência.

É triste o que se está a passar. A decisão é irreversível? Se houver possibilidade de nos manifestarmos contra esta situação, através de um abaixo-assinado, um documento de protesto, seja o que for, podem contar comigo. Os ex-olímpicos devem, a meu ver, ter um papel de destaque neste movimento. Não é que alguma vez me tenha esquecido desta ideia, mas sinto, mais do que nunca, que seria extraordinário se os antigos Olímpicos se organizassem numa associação. Dessa forma, por certo poderíamos contribuir, na medida das nossas possibilidades, para a divulgação da cultura científica no nosso país.

Quero ainda deixar aqui um apelo ao Prof. José António Paixão. Por favor, não abandone as Olimpíadas da Física. Considero que a sua prestação na preparação para as provas internacionais é, quer intelectualmente, quer psicologicamente, insubsistuível. O Prof. Paixão é um ícone das Olimpíadas da Física. É um físico brilhante, uma pessoa extraordinária, enfim, é um exemplo para todos. E digo-o porque o senti quando participei nas Olimpíadas, em 2004, e, ainda com mais vigor, quando colaborei nas OIbF 2006, em Coimbra.

Não nos podemos deixar ir abaixo! A melhor resposta que podemos dar a tudo isto é dar cada vez mais notoriedade às Olimpíadas de Física!

Um abraço para todos!
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 2:41 am

Mensagempor jvstorres em Quinta Jun 07, 2007 12:42 am

Ah, esqueci-me de felicitar o João Guerreiro. Esteve muito bem na entrevista que deu à RTP! :D

Sobre os eventuais problemas de segurança que o ME terá querido acautelar, penso que, no mínimo, se exigia uma explicação oficial convincente e outro tratamento para os olímpicos que iam representar Portugal ao Irão...
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Jun 07, 2007 12:52 am

João,

Agradeço-te as tuas palavras amigas, que servirão, decerto, de estímulo a todos para mantermos aceso o ideal olímpico e superarmos esta fase de desânimo. :D

Concordo contigo que, havendo motivos de segurança - e poderão existir, realmente, motivos de segurança que nós desconheçamos e o governo conheça - o ME poderá até estar certo na decisão que tomou de não participar na IPhO, mas nunca na forma como o fez. Há que assumir responsabilidades e falar verdade, não faz sentido vender uma razão de segurança como "razões financeiras". Sendo a competição uma olimpíada, com os seus princípios éticos e normas de conduta internacional a que os países aderentes são obrigados, há ainda que ter mais cuidado com esses aspectos. E há que ter sensibilidade para o "choque" que esta decisão representa para os jovens envolvidos... :?

E já que estás envolvido na política, deixo aqui apenas uma dúvida: o ME declinou o convite, mas até onde subiu a decisão? Será que a Sra. Ministra da Educação e o Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia tiveram oportunidade de avaliar sequer o "dossier" olímpico? Ou a decisão foi tomada por pessoal técnico do ME, sem grande conhecimento dos factos e implicações? Sinceramente, não sei. Estas situações ocorrem, como bem sabes. Os ministros não despacham directamente tudo, aliás muito pouco lhes passa directamente pelas mãos. Mas, na falta de informação, temos tomar como ponto de partida que existirão, possivelmente, razões fortes de segurança, mas estou cá - estamos cá todos - para ver qual o posicionamento da Espanha, França, etc. Até agora não vi estes países desistirem...mas podemos ter sido os primeiros e outros países não terem ainda tornado publica a sua desistência. :roll:

Enfim, let's move on.
última vez editado por jap s Quinta Jun 07, 2007 8:48 am, editado 4 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Jun 07, 2007 1:01 am

Parabens ao Guerreiro, que estava com uma prova de selecçao olimpica :P

Quando ele me disse que tinha sido entrevistado, nao me tinha era dito que cortou o cabelo!
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor jap em Quinta Jun 07, 2007 1:02 am

RicardoCampos Escreveu:Parabens ao Guerreiro, que estava com uma prova de selecçao olimpica :P

Quando ele me disse que tinha sido entrevistado, nao me tinha era dito que cortou o cabelo!

É verdade, João estiveste 5* :D

Repararam no detalhe da folha de resolução cheia de equações escritas pelo João?
Fixe! É assim mesmo! :D
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jvstorres em Quinta Jun 07, 2007 1:13 am

Eu terei uma minúscula, ínfima, muito pouco provável e indirecta possibilidade de ter conhecimento do que se passou, mas à qual só valerá a pena recorrer se houver perspectivas de ainda se ir a tempo de corrigir esta situação... :cry: Neste momento, o processo é irreversível?

Por mera intuição, não me parece que este processo chegue às mãos da ministra... Possivelmente, nem às mãos dos secretários de estado... Comenta-se que a Ministra da Educação é próxima do Prof. Mariano Gago. Foi ele que a nomeou, em 1997, presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias do MCT. Não vejo nenhum dos dois a agir sem fundamento contra as Olimpíadas, mas, como responsáveis por dois ministérios, são eles que têm de dar a cara pelo que corre bem e pelo que corre mal.

Neste caso concreto, por mais razão que exista em impedir a deslocação ao Irão, estou 100% de acordo consigo... No mínimo, exigia-se um outro tratamento aos olímpicos...

Eu entendo que uma viagem ao Irão comporta sempre um certo risco, e não estou a ver ninguém a deliberar de má fé a não participação de Portugal nas IPhO, apesar de eu entender que no ME há muitos "técnicos" incompetentes com contrato vitalício... Lembrei-me agora do livro "O Eduquês em Discurso Directo", do Nuno Crato... Mas isso daria outra grande discussão...
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Quinta Jun 07, 2007 1:20 am

jvstorres Escreveu:Eu terei uma minúscula, ínfima, muito pouco provável e indirecta possibilidade de ter conhecimento do que se passou, mas à qual só valerá a pena recorrer se houver perspectivas de ainda se ir a tempo de corrigir esta situação... :cry: Neste momento, o processo é irreversível?
...

João,

Obrigado, mas creio que dificilmente o processo será reversível nesta altura. Em termos políticos, julgo estar bem informado acerca da irreversibilidade da decisão. Por outro lado, tendo sido declinado o convite, nem sei se o Irão aceitaria uma contra-declinação! :? Nem Portugal se sujeitaria a isso, imagino. Há ainda um outro aspecto: tendo sido levantada a questão da segurança, e com todo este "ruído", mesmo que esta questão venha a ser desmentida, já não imagino as famílias com o mesmo à vontade para deixar "embarcar" os filhos para o Irão... :cry:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Quinta Jun 07, 2007 3:24 am

jmgb Escreveu:Houve algum tipo de comunicado oficial por parte da SPF ou do Ministério da Educação? Se sim, está publicado online? Se sim, onde?

O Presidente da SPF comunicou a situação aos olímpicos, por carta, e certamente a SPF tem uma comunicação oficial por parte do governo da posição do ME. Os documentos não estão disponíveis on-line.
última vez editado por jap s Quinta Jun 07, 2007 10:16 am, editado 2 vezes no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

AnteriorPróximo

Voltar para Olimpíadas Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante