
QTT - Quark! Training!! Test!!!
Regulamento:
Inscrições:
A participação neste QTT é aberta a qualquer quarkiano.
Para concretizar a inscrição, dever-se-á apenas anunciar a intenção de participar, quer publicamente neste tópico, quer através de algum tipo de comunicação privada com o organizador.
Regras da competição:
Cada participante envia para o organizador dois problemas, do nível de dificuldade que entender, mas deve ter conhecimento do modo como os resolver, dado que vai ser ele a corrigi-los no fim. Podem ser problemas inventados pelo próprio ou não. Os problemas devem estar devidamente editados em LATEX, se incluírem equações, com a possibilidade ou alternativa de ilustração. O organizador compromete-se a não ver os problemas antes do início da competição.
O organizador coloca os problemas, por ordem arbitrária, no tópico do QTT há hora combinada. A divulgação do autor dos problemas é opcional e cabe ao organizador essa decisão.
Até ao prazo estabelecido, de preferência concordado por todos os capitães, o capitão de cada equipa envia para o organizador a resolução dos problemas - a resolução pode ser por imagem, ou, se em texto, devidamente editada em LATEX - por mail/mensagem privada. Depois, assim que tiver a oportunidade, o organizador publica no tópico dessa edição a resolução de cada uma das equipas, tal como ele as recebeu do capitão. Cada participante responsabiliza-se por corrigir as resoluções dos problemas que propôs e de divulgar as classificações atribuídas nesse mesmo tópico. No fim, o organizador soma as pontuações todas e anuncia as classificações e o vencedor.
Pontuações: (estas são indicações gerais; na prática, podem ser atribuídas quaisquer classificações de 0 a 10)
0 - não resolveu o problema/resolveu-o mal
3 - começou a resolver, mas estava ainda longe da resposta certa
7 - chegou perto da resposta, mas faltava-lhe um pouco ou enganou-se na matemática/chegou à resposta por métodos falaciosos
10 - chegou à resposta certa por métodos válidos
Cada problema pode ter mais que uma alínea. Contudo, o problema, na sua totalidade, vale sempre os 10 pontos. Caso existam alíneas, o peso relativo de cada alínea dentro do problema para a pontuação deve ser indicada. Caso contrário, assume-se que cada alínea vale o mesmo.
Formação de equipas:
Cada participante, antes da data de abertura da edição, comunica ao organizador 3 votos em três pessoas distintas entre os participantes para a eleição do capitão. Os capitães serão os participantes mais votados. O resto da equipa é selecionada por sorteio.
Nota:
O regulamento pode vir a ser sujeito a alterações durante o QTT, desde que essas sejam aprovadas pelos capitães e coordenadas pelo organizador.
É um procedimento aceitável se algum dos participantes pedir publicamente para não ser votado capitão, apresentando uma justificação compreensível.
QTT III
Esta QTT terá começo assim que se entender que estejam inscritos um número apropriado de quarkianos. Os prazos do torneio serão depois estabelecidos consoante o que parecer oportuno à comunidade.