gonced8 Escreveu:Há uma coisa que eu não compreendo, mas se calhar sou eu que estou a compreender mal.
Comentário perspicaz. Chamaste-me à atenção que provavelmente estamos todos a perceber mal.
De facto, um sinal negativo no valor da força de atrito é indicador de que esta tem um sentido contrário àquele que lhe tínhamos atribuído inicialmente. Assim, pela resolução da Beatriz, temos uma força de atrito com sentido positivo, isto é, o do deslocamento. Isto não faz sentido.
Logo, concluímos que algo está mal na resolução da Bia. Neste caso, é o facto de ter assumido que a variação de energia era positiva. Na verdade, se fizermos as contas com uma variação de energia negativa, isto é, consideramos que se dissipa energia, dá-nos uma força de atrito consistente com as leis da física.
Apropriando-me de resolução da Beatriz, que está muito boa (obrigado!

), com as devidas alterações, temos que:

Temos assim uma força de atrito positiva, ou seja, concordante com o sentido que lhe tínhamos atribuído inicialmente, o de oposição ao movimento. Deste modo, obtemos um resultado com sentido físico e concluímos que a variação de energia tinha de ser, efetivamente, negativa.
Concordam todos?
"Study hard what interests you the most in the most undisciplined, irreverent and original manner possible." - Richard Feynman