Eu sei que o alcance da força gravítica é praticamente infinito mas se conseguimos calcular a "escape velocity", também conseguiremos calcular a tal distância em que a força gravítica é tão fraca que deixa de influenciar.
Calcular a velocidade para escapar a um astro é fácil, basta equivaler a energia cinética ao simétrico da energia potencial (Eci+Epi=Ecf+Epf <=>, como a energia cinética final é 0 e a energia potencial final também é 0, segue-se <=> Eci=-Epi , o que nos dá uma velocidade para escapar ao corpo que orbitamos).
Se conseguimos calcular uma velocidade também devíamos conseguir calcular uma distância na qual a gravidade do astro deixa de influenciar, ou seja, a energia potencial é 0.
Eu já estive a pensar como calcular essa distância mas não consigo lá chegar.
Ep=0 , através desta equação não vou lado nenhum (penso eu).
A minha outra hipótese seria descobrir essa distância da mesma forma que descubro o ponto mais distante numa órbita elíptica, através de um sistema com a conservação de energia mecânica e a conservação de momentum angular. Penso que desta forma conseguiria obter uma distância e assim, saber a esfera de influência mas também penso que há uma forma mais fácil que desconheço.
Agradeço qualquer resposta e espero que consigam responder a esta minha pergunta. Peço desculpa se cometi algum erro científico enquanto apresentava a questão.
Abraço