ajcoelho Escreveu:Ainda faltam umas quantas forças. A que a superficie horizontal exerce em m1 e a força que m1 exerce em m2 e vice versa.
A minha grande questao é em relaçao ao sentido das forças de atrito. Podes me explicar como é que pensaste em relação a isso? Porque é que em m2 a Fa tá no sentido este e em m1 no sentido oeste? Thanks
catarina._3 Escreveu:E como é que fizeram o problema 1 (o da impulsão) ?
e_samarta Escreveu:catarina._3 Escreveu:E como é que fizeram o problema 1 (o da impulsão) ?
Boa pergunta. Se não me engano, até é algo que é suposto darmos no 12º ano... É possível fazer alguns problemas das olimpíadas se nos derem algumas fórmulas ou se estiverem relacionados com o que damos na escola, mas existem uns que estranho muito poderem corresponder ao que é apresentado nesta página: C) CONTEÚDOS DAS PROVAS [...] ESCALÃO B: componente de Física dos programas completos das disciplinas da área de Físico-Químicas dos 10º e 11º anos.
Enfim, parece que não há nada que possamos fazer quanto a isso...
Também estou curiosa quanto ao problema 1. Se tiver tempo para aprender decentemente sobre o assunto, até me atrevo a tentar...
e_samarta Escreveu:Eu tentei fazer parte do problema (fora da prova uma pessoa está muito mais relaxada!) mas, antes de mais, a densidade da água é aproximadamente, certo? (Ou seja,
.)
e_samarta Escreveu:Problema 3, alínea b):
A partir da nota no final da página 2 do enunciado, sabe-se então que:.
Neste caso,.
Assim,.
De acordo com o diagrama de forças em queaponta no sentido positivo – direita – e
no negativo - esquerda - (podíamos resolver o problema trocando estes dois sentidos), tem-se:
(Eq.1)
(Eq.2)
Sendo.
Não havendo deslizamento, temos também que:(os dois blocos têm a mesma aceleração).
Logo, podemos escrever
(Eq.1)
(Eq.2)
Somando as duas equações obtemos uma equivalente (como num sistema de equações):