Acho que nunca conseguiria pensar no problema dessa forma se não me dissessem...

Temos a força resultante em A; vamos calcular a [b]aceleração. E a acelerção é igual nos dois blocos[/b] (matematicamente como posso argumentar que a aceleração dos blocos é igual? nas aulas de fisica simplesmente nos dizem que é porque os blocos estao juntos um ao outro, mas existem muitas situação de blocos e forças de tensao e assim em que eles têm acelerações diferentes. ja estou a divagar :roll: )
cdmfernandes Escreveu:
- Código: Seleccionar Todos
Temos a força resultante em A; vamos calcular a [b]aceleração. E a acelerção é igual nos dois blocos[/b] (matematicamente como posso argumentar que a aceleração dos blocos é igual? nas aulas de fisica simplesmente nos dizem que é porque os blocos estao juntos um ao outro, mas existem muitas situação de blocos e forças de tensao e assim em que eles têm acelerações diferentes. ja estou a divagar :roll: )
Não necessitas de argumentar matematicamente, podes argumentar "fisicamente" (é física de que estamos a falar afinal). Se o bloco A tem maior aceleração que o B estes deixam de estar em contacto e N desaparece (esta situação não se insere no contexto do problema). Se o bloco B tem maior aceleração que A este entra pelo bloco A adentro, o que é uma situação impossível
. Logo a aceleração de A deve ser igual à de B.
e_samarta Escreveu:Finalmente,[tex]
ajcoelho Escreveu:A tua resolução tb está bastante boa. E ainda estou a tentar compreende uma parte:e_samarta Escreveu:Finalmente,[tex]
E sim, relativamente a esta questao da aceleraçao tens toda a razão em pensarmos em termos FÍSICOS!
Penso que este problema está![]()
Não tens prai mais nenhum?Eu tenho estado a fazer umas olimpiadas nacionais (2010) se tiveres feito tb podemos discutir resultados. Senão eu arranjo mais um problemazito de mecanica do género destes
e_samarta Escreveu:
Eu vi mais ou menos a prova de 2010, só que, claro, tenho dúvidas... Fizeste o problema 2 (mais concretamente a alínea c) )?
Se quiseres apresentar outro problema do género, também poderia ser interessante!
Sim, fiz tudo... Esse deixei em funçao da massa. Será que nao é pra deixar assim?
e_samarta Escreveu:Eu "não tenho" mais nenhum; não sei bem aonde é que podemos encontrar este tipo de problemas, mais fora do normal... (Sinceramente nem sei o que é que eu vou fazer para as Olimpíadas se nem sei estas coisas).
e_samarta Escreveu:Na parte experimental? (Ou também na teórica?)
ajcoelho Escreveu:Por exemplo: na página 2 das nacionais de 2012 e na pagina 3 das nacionais de 2006, para que servem aqueles esquemas com as "bolinhas"? Sou mesmo mau nesta parte
ajcoelho Escreveu:E dsicutir os probs das nacionais?
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes