Carrinho e bloco

Problemas simples, mas interessantes!

Re: Carrinho e bloco

Mensagempor e_samarta em Segunda Jun 03, 2013 6:37 pm

É uma resolução bastante interessante! :D Os resultados são ligeiramente diferentes mas julgo que é por teres usado g\simeq10 m.s^{-2} e eu g\simeq9,8 m.s^{-2}.

Acho que nunca conseguiria pensar no problema dessa forma se não me dissessem... :mock:
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Abr 20, 2013 7:52 pm

Mensagempor cdmfernandes em Segunda Jun 03, 2013 7:23 pm

Código: Seleccionar Todos
Temos a força resultante em A; vamos calcular a [b]aceleração. E a acelerção é igual nos dois blocos[/b] (matematicamente como posso argumentar que a aceleração dos blocos é igual? nas aulas de fisica simplesmente nos dizem que é porque os blocos estao juntos um ao outro, mas existem muitas situação de blocos e forças de tensao e assim em que eles têm acelerações diferentes. ja estou a divagar  :roll: )

Não necessitas de argumentar matematicamente, podes argumentar "fisicamente" (é física de que estamos a falar afinal :lol: ). Se o bloco A tem maior aceleração que o B estes deixam de estar em contacto e N desaparece (esta situação não se insere no contexto do problema). Se o bloco B tem maior aceleração que A este entra pelo bloco A adentro, o que é uma situação impossível :wink: . Logo a aceleração de A deve ser igual à de B.
cdmfernandes
gluão
gluão

Registado: Quinta Out 18, 2012 6:53 pm

Mensagempor e_samarta em Segunda Jun 03, 2013 7:31 pm

cdmfernandes Escreveu:
Código: Seleccionar Todos
Temos a força resultante em A; vamos calcular a [b]aceleração. E a acelerção é igual nos dois blocos[/b] (matematicamente como posso argumentar que a aceleração dos blocos é igual? nas aulas de fisica simplesmente nos dizem que é porque os blocos estao juntos um ao outro, mas existem muitas situação de blocos e forças de tensao e assim em que eles têm acelerações diferentes. ja estou a divagar  :roll: )

Não necessitas de argumentar matematicamente, podes argumentar "fisicamente" (é física de que estamos a falar afinal :lol: ). Se o bloco A tem maior aceleração que o B estes deixam de estar em contacto e N desaparece (esta situação não se insere no contexto do problema). Se o bloco B tem maior aceleração que A este entra pelo bloco A adentro, o que é uma situação impossível :wink: . Logo a aceleração de A deve ser igual à de B.

Também tive essa dúvida inicialmente (quanto a a_x(A)=a_x(B)), mas como não tenho experiência quase nenhuma, coisas que podem ser simples parecem-me muito complicadas porque me enchem tanto de incertezas!

Na escola não se insiste muito nestes pormenores...
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Segunda Jun 03, 2013 9:00 pm

A tua resolução tb está bastante boa. E ainda estou a tentar compreende uma parte:

e_samarta Escreveu:Finalmente, F=(m_A+m_B) a_x + P(A+B)_x[tex]

E sim, relativamente a esta questao da aceleraçao tens toda a razão em pensarmos em termos FÍSICOS!

Penso que este problema está :D

Não tens prai mais nenhum? :hands: Eu tenho estado a fazer umas olimpiadas nacionais (2010) se tiveres feito tb podemos discutir resultados. Senão eu arranjo mais um problemazito de mecanica do género destes :P
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Mensagempor e_samarta em Segunda Jun 03, 2013 10:07 pm

ajcoelho Escreveu:A tua resolução tb está bastante boa. E ainda estou a tentar compreende uma parte:

e_samarta Escreveu:Finalmente, F=(m_A+m_B) a_x + P(A+B)_x[tex]

E sim, relativamente a esta questao da aceleraçao tens toda a razão em pensarmos em termos FÍSICOS!

Penso que este problema está :D

Não tens prai mais nenhum? :hands: Eu tenho estado a fazer umas olimpiadas nacionais (2010) se tiveres feito tb podemos discutir resultados. Senão eu arranjo mais um problemazito de mecanica do género destes :P

Eu "não tenho" mais nenhum :) ; não sei bem aonde é que podemos encontrar este tipo de problemas, mais fora do normal... (Sinceramente nem sei o que é que eu vou fazer para as Olimpíadas se nem sei estas coisas). Eu vi mais ou menos a prova de 2010, só que, claro, tenho dúvidas... Fizeste o problema 2 (mais concretamente a alínea c) )?

Se quiseres apresentar outro problema do género, também poderia ser interessante!
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Segunda Jun 03, 2013 10:18 pm

e_samarta Escreveu:
Eu vi mais ou menos a prova de 2010, só que, claro, tenho dúvidas... Fizeste o problema 2 (mais concretamente a alínea c) )?

Se quiseres apresentar outro problema do género, também poderia ser interessante!
Sim, fiz tudo... Esse deixei em funçao da massa. Será que nao é pra deixar assim? :roll:

e_samarta Escreveu:Eu "não tenho" mais nenhum :) ; não sei bem aonde é que podemos encontrar este tipo de problemas, mais fora do normal... (Sinceramente nem sei o que é que eu vou fazer para as Olimpíadas se nem sei estas coisas).

Parece que nos vamos encontrar por lá :D
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor e_samarta em Terça Jun 04, 2013 9:27 am

Aviso já que a mim me vai correr muito mal...:bad: Sou mesmo "horrível" na parte experimental... E a teórica também não chega a ser muito diferente! :roll:
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Terça Jun 04, 2013 8:26 pm

Hum vais ver que nao. Vamos é esperar que nao saiam cricuitos eletricos (eu pelos menos espero que nao!)
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor e_samarta em Terça Jun 04, 2013 10:56 pm

Na parte experimental? (Ou também na teórica?)
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Quarta Jun 05, 2013 1:48 pm

e_samarta Escreveu:Na parte experimental? (Ou também na teórica?)

Nos dois :lol:
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor e_samarta em Quarta Jun 05, 2013 5:06 pm

Realmente, no secundário, não estudamos circuitos elétricos (pelo menos no que toca à parte teórica). :? Enfim, não há nada que se possa fazer, as provas não têm verdadeiramente em conta o que nos ensinam na escola...
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Quarta Jun 05, 2013 8:55 pm

Por exemplo: na página 2 das nacionais de 2012 e na pagina 3 das nacionais de 2006, para que servem aqueles esquemas com as "bolinhas"? Sou mesmo mau nesta parte :roll:
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor e_samarta em Quinta Jun 06, 2013 6:43 am

ajcoelho Escreveu:Por exemplo: na página 2 das nacionais de 2012 e na pagina 3 das nacionais de 2006, para que servem aqueles esquemas com as "bolinhas"? Sou mesmo mau nesta parte :roll:

Estás a falar das provas experimentais, certo? Julgo que nas nacionais de 2006 explicam convenientemente (embora não seja perita); acho que as "bolinhas" servem para nos informarmos acerca do esquema da placa de montagem e para não ligarmos as coisas de qualquer maneira. (Porque é que eu tenho a sensação de que se isso aparecer, eu vou trocar aquilo tudo? :wall:)
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Segunda Jul 29, 2013 2:49 pm

E dsicutir os probs das nacionais? :)
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor e_samarta em Segunda Jul 29, 2013 10:00 pm

ajcoelho Escreveu:E dsicutir os probs das nacionais? :)

Isso lembra-me que qualquer dia (se me lembrar) tenho de rever as resoluções que apresentei neste fórum dos problemas das regionais deste ano.

Queria já informar que de impulsão não sei mesmo nada, de modo que o problema 1 ficou a zero para mim... :roll: Os problemas 2 e 3 não devem ter sido muito melhores; estranhamente parece que a prova experimental me correu melhor. :shock:

Cria-se um novo tópico? (Ficaria imensamente grata se pudesse saber fazer minimamente o problema 1 :P )
e_samarta
bottom-Quark!
bottom-Quark!

AnteriorPróximo

Voltar para Problemas trivia

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes