Boas, peço já desculpas antecipadas por não saber usar LATEX

(alguém me indique onde é que se aprende a usar isso por favor!). Penso que a resolução do cdmfernandes tem dois erros que acabam por se cancelar. Eu raciocinei assim:
1º "o efeito que a força de atrito tem na rotação depende não só da sua intensidade mas da sua direção e da distância do ponto de aplicação ao eixo de rotação", por isso calculei o torque associado a uma secção infinitésimal do circulo (seria mais facil de explicar com um desenho...), torque esse que é dado por: r*F(atrito)*sin(90) = r * T * (Normal) = r * T * (massa) * g = r * T * (Área) * (densidade) * g = r * T * ( 2 * pi * r * dr) * densidade = 2*pi*T*(densidade)*g*r^2 dr.
2º Integrando esse torque infinitesimal, para chegarmos ao torque resultante temos que torque resultante = (Integral defenida de 0 a R) de (2*pi*T*(densidade)*g*r^2 dr), como o torque é dado pelo produto do momento de inércia e a aceleração angular temos que 1/2 * (pi * r^2 * (densidade)) * aceleração angular = 2 * pi * T * (densidade) * g * (r^3)/3 , ou seja aceleração angular = (4*T*g)/(3R) (não como te deu com o factor 2/3...)
3º Usando a equação de movimento angular sob aceleração angular constante, temos que: velocidade angular(t) = U + aceleração angular * t. Nós queremos:
0 = U - (4*T*g)/(3R) * t, Concluindo t =(3*R*U)/(4*T*g)
Peço desculpas mais uma vez por não saber usar LATEX, e é claro, se me tiver enganado corrijam-me