Eng. Física vs Eng. Electrotécnica

Temas de interesse geral à comunidade quarkiana

Eng. Física vs Eng. Electrotécnica

Mensagempor carlos.andre em Quarta Jan 27, 2010 5:03 pm

Boas,
Eu para o ano vou para a faculdade mas ainda não sei que curso quero seguir. :wall:
Estou indeciso entre Eng.Física e Eng. Electrotécnica, os dois no Porto em princípio. Gostava que me dissessem as diferenças e semelhanças entre estes cursos e o que acham sobre eles, mas sem entrar em fanatismos sff :roll: Já agora também gostava de saber o quão puxados e exigentes são estes cursos, principalmente em tempo de horas semanais.
Eu gosto muito de física, mas também de informática e programação, mas não sei até que ponto electrotécnica tem a física que pretendo e vice-versa. Eu gostava de fazer talvez investigação ligada à informática e desenvolvimento de novas tecnologias... Bem, disto isto, que me dizem? :D

Obrigado :wink:
carlos.andre
gluão
gluão

Registado: Quinta Dez 31, 2009 7:08 pm

Re: Eng. Física vs Eng. Electrotécnica

Mensagempor hexphreak em Quarta Jan 27, 2010 8:27 pm

Ui, uma pergunta um pouco tricky :P

Eu estou no 1º ano de Electrotécnica no Porto, mas também conheço gente de Eng. Física, principalmente no 3º ano. As diferenças não são difíceis de explicar: Eng. Física tem naturalmente uma formação muito mais forte em Física; Electrotécnica tem as cadeiras de Física (Mecânica e Termodinâmica), Circuitos, Electromagnetismo, e, no ramo de Telecomunicações - que me parece o mais próximo daquilo que pretendes -, três cadeiras de Electrónica e a cadeira de Ondas Electromagnéticas. Nalguns ramos de Telecomunicações tens ainda Semicondutores e Optoelectrónica.

As cadeiras de Matemática não têm grandes diferenças, tanto quanto eu sei. Em relação à parte de Programação e computação em geral, Electrotécnica tem um foco muito maior. A parte de programação em Eng. Física resume-se a Python e alguns conhecimentos de algoritmos. Enquanto em Electrotécnica tens Sistemas Digitais logo no 1º semestre, a cadeira equivalente em Eng. Física (Electrónica Digital e Microprocessadores) só aparece no 3º ano, para dar uma ideia das prioridades dos dois cursos.

Ambos os cursos são muito bons - aliás, eu estive indeciso entre os dois, tal como tu. Têm, como de certo reparaste, um overlap significativo em algumas áreas. Penso que, resumidamente, a diferença principal é esta: enquanto Engenharia Física aposta numa grande formação física e em tecnologias embrionárias, Engenharia Electrotécnica concentra-se em dar uma formação forte em Electrónica e Computadores (mais uma vez, isto é em Telecomunicações). Arrisco-me a dizer, com alguma hipótese de estar errado, que em Electrotécnica tens um pouco mais de aprender a pensar e a resolver problemas.*

Quanto à exigência, não me parece que haja diferenças significativas, mas também depende em grande parte dos professores que te calham. Podes ver nos currículos de ambos os cursos e nas páginas das disciplinas as horas que se espera que sejam dedicadas a cada uma.

Finalmente, dois pontos da minha experiência pessoal que me parecem relevantes: é muito fácil entrar em projectos extra-curriculares em Electrotécnica; eu estou envolvido num projecto de Sistemas Digitais juntamente com três colegas - basta mostrar interesse! Para além disto, existe ainda um programa de matemática, em parceria com a FCUP, para dar aos alunos interessados de Electrotécnica uma formação mais forte em Combinatória e Algoritmos, Fundamentos da Matemática e Álgebra e Criptografia, caso isso te interesse.

Peço desculpa se divaguei para além daquilo que pedias. Qualquer informação que precises, é só dizer :wink:

* Não que isto não aconteça em Eng. Física!
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor carlos.andre em Quinta Jan 28, 2010 7:20 pm

Hmmm Obrigado !
Foi a melhor resposta que recebi até hoje sobre este assunto :hands:
Bem tenho que pensar sobre isto... :roll: Se alguém tiver mais ideias para partilhar força nisso :wink:
carlos.andre
gluão
gluão

Mensagempor carlos.andre em Domingo Jan 31, 2010 4:52 pm

Hexphreak já que estás em Electro na FEUP fiz me uma coisa:

Com Bolonha é possível estando em Electrotécnica na FEUP escolher algumas cadeiras da FCUP ou de outras faculdades/cursos da UP ? Sei que alguns cursos é possivel, em Eng.Física já vi isso salvo erro mas em Electro não encontrei nada :roll:
carlos.andre
gluão
gluão

Mensagempor hexphreak em Domingo Jan 31, 2010 7:40 pm

Não te sei responder com certeza absoluta, mas penso que é possível. Isso não deve depender da faculdade, antes da universidade. Não seriam bem opções, creio, mas podes quase de certeza fazê-las como cadeiras extra-curriculares.

De qualquer forma vou-me informar sobre isso e depois digo alguma coisa :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor nmlvasconcelos em Domingo Jan 31, 2010 8:50 pm

HENRIQUE...a minha fórmula?!
Aaaaaah! Não me acredito que me esqueci de te lembrar!! :shock: :shock: :shock:
If you are out to describe the truth, leave elegance to the tailor.
- Albert Einstein
nmlvasconcelos
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Jan 07, 2010 1:45 am

Mensagempor hexphreak em Domingo Jan 31, 2010 9:09 pm

nmlvasconcelos Escreveu:HENRIQUE...a minha fórmula?!
Aaaaaah! Não me acredito que me esqueci de te lembrar!! :shock: :shock: :shock:

Eu esqueci-me de te lembrar de me lembrares! :shock:

Mas agora vais ter que me relembrar o problema ao certo... Manda-me uma pm para não fazermos um off-topic gigante :P
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Simbelmyne em Quarta Fev 03, 2010 1:55 pm

carlos.andre Escreveu:Hexphreak já que estás em Electro na FEUP fiz me uma coisa:

Com Bolonha é possível estando em Electrotécnica na FEUP escolher algumas cadeiras da FCUP ou de outras faculdades/cursos da UP ? Sei que alguns cursos é possivel, em Eng.Física já vi isso salvo erro mas em Electro não encontrei nada :roll:

Em Eng. Física só tens opções a partir do 4º ano, mas tens sempre 15 créditos livres por ano que podes usar como quiseres. Mas provavelmente vais ter problemas de compatibilidade de horários.
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Mensagempor hexphreak em Quarta Fev 03, 2010 7:28 pm

Simbelmyne Escreveu:Em Eng. Física só tens opções a partir do 4º ano, mas tens sempre 15 créditos livres por ano que podes usar como quiseres. Mas provavelmente vais ter problemas de compatibilidade de horários.

Idem para Electrotécnica, excepto no 1º ano em que não tens créditos a mais.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor carlos.andre em Quinta Fev 04, 2010 7:42 pm

Obrigadíssimo :D
carlos.andre
gluão
gluão

Mensagempor bergg em Sábado Fev 06, 2010 11:43 am

carlos.andre Escreveu:Eu para o ano vou para a faculdade mas ainda não sei que curso quero seguir.
Estou indeciso entre Eng.Física e Eng. Electrotécnica, os dois no Porto em princípio

Vejo que alguém partilha o meu dilema :? . Também estou indeciso entre estes dois cursos na UP.
bergg
gluão
gluão

Registado: Quarta Nov 18, 2009 9:08 pm

Mensagempor carlos.andre em Sábado Fev 06, 2010 12:09 pm

Acho que deve ser uma dúvida recorrente então porque na minha escola também há mais pessoas assim... Que opinião tens sobre os cursos? Eu acho que grande parte da questão passa por se saber realmente e em termos concretos que saídas tem Eng. Física, normalmente as respostas que se recebe são "serve para tudo" ou "não serve para nada" e então não dá para se saber bem se corresponde ao que cada um pretende.... Agora quando forem os dias abertos das faculdades eu vou ver se encontro mais opiniões e se forem relevantes publico aqui ;)
carlos.andre
gluão
gluão

Mensagempor Simbelmyne em Sábado Fev 06, 2010 8:00 pm

carlos.andre Escreveu:Eu acho que grande parte da questão passa por se saber realmente e em termos concretos que saídas tem Eng. Física, normalmente as respostas que se recebe são "serve para tudo" ou "não serve para nada"

A primeira resposta está quase correcta, a segunda está completamente errada. O ano passado no Quark! havia uma pessoa por mês a mostrar-nos a quantidade de saídas profissionais que um Eng. Físico pode ter.

Acho que a maior diferença entre as duas em termos de saidas profissionais vai ser a pessoa que vos contrata, que pode achar que por terem um curso de Electrotecnica ou Eng. Fisica (que tem um nome aparentemente vago para muita gente) podem ser ou não melhores que uma pessoa do outro curso. De resto, em qualquer uma das duas vão ter a preparação que precisam, até porque a maior parte dela não vem do que vão aprender nas cadeiras do curso.

Mas Eng Electrotecnica parece-me uma escolha demasiado especifica se ainda não sabem bem em que area querem trabalhar.

PS: Estou em Física no Porto, e a maior parte dos meus professores (até agora) são Engenheiros Electrotécnicos ou Engenheiros Físicos, que trabalham no INESC ou no IFIMUP.
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sábado Fev 06, 2010 9:35 pm

Na minha opinião, um Eng. Físico não se pode ficar pelo curso. Tem de desenvolver um projecto de forma extra-curricular ou brincar com umas cadeiras opcionais com um foco mais concreto. De certa forma, do pouco que eu conheço do "mundo do trabalho" em Portugal, ninguém irá contratar um Eng. Físico para trabalhar em nenhuma área de electrotecnia porque, para isso, já tem os alunos (muito bons!) da FEUP :twisted:...

Na verdade, a minha visão é que o Eng. Físico dá para tudo mas não é referência para nada. Nem para a investigação, que recai sobre os teóricos, nem para a parte de engenharia, em que os empregadores preferem ir directamente à "fonte". Sendo assim, o que têm de fazer é diferenciar-se no que querem fazer e isso involve, quase sempre, esforço extra-curricular. De resto, não vejo nem muito ênfase na investigação nem ênfase no desenrascanço à engenheiro...

Mas de qualquer forma, creio que hoje em dia o mais importante é mesmo a diferenciação e o trabalho extra-curricular. Tenho um amigo que está no 4º ano de Informática na FEUP. Recebeu um convite directo da Google para ir lá estagiar por 4 meses. Por directo quero dizer que lhe ligaram sem intermédio da faculdade nem nada. O motivo? Boas participações no google code jam e dois google summer of code (o último tão bom que o algorítmo de ray-tracing que ele "concebeu" conseguiu ter melhor prestações que o actualmente implementado no blender). Com isso conseguiu que o CV dele "entrasse" na Google e pronto, com mais 3 ou 4 projectos de horas vagas, duas entrevistas a correr bem, lá está ele, em Zurich :)

Acreditem que não se basearam nem no curso, nem na faculdade, nem no "desempenho" académico (média)...
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor bergg em Segunda Fev 08, 2010 10:26 pm

O que eu acho sobre os dois cursos é que Eng. Física está mais vocacionada para a criação de novas tecnologias chamadas "de ponta", e que a Eng. Electrotécnica está vocacionada para as tecnologias já existentes. Até ao ano passado, a minha intenção era ir para Eng. Electrotécnica e escolher o major de automação e depois o mestrado com especialização em robótica. No entanto, na mostra da Universidade do Porto do ano passado vi na apresentação da FCUP o curso de Eng. Física e apartir daí fiquei indeciso entre os dois cursos. Tal como já foi dito eu penso que o grande problema da Eng. Física é saber o que se faz exactamente.
bergg
gluão
gluão

Registado: Quarta Nov 18, 2009 9:08 pm

Próximo

Voltar para Comunidade Quarkiana

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes