Caros,
Um meu colega, o prof. João Carvalho, irá assegurar aqui no fórum a gestão do apoio que o Departamento de Física da UC irá dar às escolas no âmbito do desenvolvimento de áreas de projecto relacionadas com temas de Física. Agradeço-lhe, desde já, a disponibilidade amiga deste meu colega para gerir esta
thread - está em muito boas mãos!
Passo a resumir as condições em que o DF assegura este apoio às escolas.
1- Serão listados aqui os temas (cerca de uma dezena) em que o DF dará apoio durante o ano lectivo 2009/10.
2- Cada uma destes temas terá um professor do DF que actuará como assessor científico para esse tema; será ele que prestará apoio às escolas que o solicitarem.
3- O apoio concedido é, fundamentalmente, de assessoria técnico-científica,
não é de orientação do projecto dos alunos. Esse cabe, naturalmente, ao(s) professor(es) da escola frequentada pelos alunos. Essa assessoria é prestada, preferencialmente, on-line, através deste fórum. Também é possível que os alunos se possam deslocar ao DF para fazer experiências, montar equipamento, etc, ou o assessor do DF deslocar-se às escolas, a pedido, e segundo certas regras (ver adiante). Notem bem: o assessor presta apoio, não concebe projectos para alunos! As (boas

) ideias terão de provir dos alunos , ele só ajudará a desenvolver essas ideias!
4- O assessoria prestada pelo DF da UC é gratuita. Contudo o DF não poderá comprar material ou equipamento para ceder às escolas (ou aos alunos), nem pagar quaisquer custos relacionados com estas parecerias, nomeadamente custos de deslocação dos alunos ou dos professores à Universidade. No caso de ser solicitada a deslocação de profs. da UC às escolas, esta deslocação poderá estar condicionada ao pagamento da deslocação (poderá haver excepções, por exemplo, se o prof. for convidado para proferir uma palestra na escola).
5- Nalguns casos, o DF poderá adquirir material ou equipamento para realização de um protótipo (por exemplo um comboio Maglev) em que os alunos poderão estar envolvidos na fase de concepção ou montagem. Nesse caso, o protótipo é propriedade do DF da UC. Poderá, mediante acordo prévio, ser emprestado por algum tempo à escola, mas deverá ser devolvido ao seu proprietário no final do projecto.
6- O DF da UC possui algum equipamento (oficinal, laboratorial) que poderá emprestar às escolas, para efeitos da realização do projecto, mediante um protocolo escrito que obriga a escola à sua devolução, em boas condições, no final do ano lectivo.
7- A participação em qualquer actividade de assessoria que não se limite ao apoio on-line está condicionada á assinatura de um protocolo muito simples entre a escola e o DF da UC. Será colocado aqui em breve um ficheiro PDF com o protocolo. Basicamente ele é necessário para formalizar a parceria e assegurar que as regras pelas quais ela se rege são do conhecimento de todos. Por exemplo, esse protocolo assegura que a escola seja responsável pelo transporte e segurança dos alunos nas suas deslocações à UC.
8- Infelizmente, poderá não ser possível responder de forma afirmativa a todos os pedidos de apoio, sobretudo aqueles que envolvem empréstimo de material ou deslocações. Nesse caso, peço a vossa comprensão.
Brevemente o meu colega João Carvalho colocará aqui a lista dos temas e dos professores que se responsabilizam pela assessoria. No caso de estarem interessados em estabelecer uma parceria é favor manisfestarem aqui o vosso interesse e o meu colega tratará de encaminhar o vosso pedido.