Sons Complexos

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Sons Complexos

Mensagempor Tyalis em Quarta Mar 04, 2009 9:21 pm

Será que alguém me pode dar informação sobre como e que eu posso calcular o comprimento de onda do som fundamental de um som complexo?

O problema é o seguinte:

Imagem

( caso não se consiga ver a escala a distância entre dois máximos é 7,3 divisões.

"O sinal que se mostra na fig.1 foi produzido num osciloscópio, ao qual foi ligado um microfone, quando se tocou o dó central de um clarinete. A base de tempo do osciloscópio foi regulada para 0,5 ms/div.
Calcule o comprimento de onda do som fundamental considerando o som se propaga a 340 m/s.

já tentei procurar no meu livro de física e na Internet mas não encontrei nada que me relacionasse o Período do som complexo com o período do som fundamental (1º harmónico).
Tyalis
gluão
gluão

Registado: Sexta Jan 09, 2009 8:18 pm

Re: Sons Complexos

Mensagempor jap em Quarta Mar 04, 2009 9:59 pm

O som complexo tem vários harmónicos, mas a periodicidade do som complexo é determinada pela frequência do harmónico fundamental. Assim sendo, basta medir o período do som complexo (por exemplo a intervalo entre os dois máximos da figura) para saberes a frequência do harmónico fundamental (por vezes também impropriamente designado 1º harmónico). :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes