olá,
Como eu já tinha falado aqui, em AP vou fazer uma maquina voadora, robótica, de forma discóide e utilizando como principio aerodinâmico, o efeito coanda.
Este robot terá como função, prevenção de fogos, mapear e cartografar, em áreas cujos acessos são remotos e economicamente não viáveis. Através de uma webcam e um controlo remoto, ele poderá ser monitorizado e controlado à distância não sendo portanto tripulado. Sua fonte de energia será uma bateria que será carregada por uma plataforma que possuirá uma segunda bateria ligada a painéis foto-voltaicos. Sendo portanto um projecto económico, ecológico, seguro e quase autónomo.
Como devem ter reparado nas notícias existe um projecto similar ao nosso que consiste num pequeno avião não tripulado de prevenção contra os fogos.
Quando tive a ideia desconhecia o desenvolvimento desse avião, portanto não estou a plagiar nada.
Felizmente o meu projecto é diferente, e possui potencialidades que devemos aproveitar, como o facto de o robot poder parar no em pleno voo para observar algo, então pensei em acrescentar mais uma funcionalidade, nas "horas vagas" ele poderá fazer controlo dos ecossistemas e monitorizar o desenvolvimento das espécies, podendo para e analisar por exemplo o estado de aves em vias de extinção que se encontram num ninho na coma de uma árvore.
Se alguém souber de mais alguma potencial funcionalidade agradeço.
Outro problema é o facto da forma aerodinâmica que utilizamos ser pouco eficiente, então eu pensei que este facto poderia ser justificado se ocuparmos os espaço vago que a aeronave dispõe, pensamos inicialmente em ocupa-lo com hidrogénio gasoso que serviria de fonte de energia através de células de combustível, mas essa hipótese fui retirada, uma vez que se trata de uma tecnologia ainda pouco estudado e acarreta custos muito altos, então pensamos em ocupar este espaço com hélio gasoso de forma a tornar o robot um pouquinho mais leve, caso não apareçam outras hipóteses, teremos de usar esta.
O que queríamos realmente era ocupar este espaço com algo utilizável como por exemplo um gás que funcionasse como fonte de energia, ou um gás eficiente no combate contra os fogos.
Todas as opiniões e ideias serão bem-vindas.