Quando foi a primeira vez que o Homem foi à Lua?

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Quando foi a primeira vez que o Homem foi à Lua?

Mensagempor anap.c em Segunda Jan 12, 2009 7:57 pm

Não se se alguém já se tinha deparado com esta questão ou se este assunto já foi até debatido no fórum, mas a minha dúvida persiste.
Há algum tempo a minha professora de FQ disse-nos que estava em causa a primeira viagem do Homem à Lua. Eu nem queria acreditar que um feito como este podia sequer estar em causa. Mas ela indicou-me um site (http://www.afraudedoseculo.com.br/) onde se debate este assunto e se fazem algumas análises de fotos tiradas no Espaço.
As minhas dúvidas são: isto é mesmo verdade? O Homem não foi a Lua pela primeira vez na data que se aprende na escola? As análises das fotos estão cientificamente correctas?
"The most exciting phrase to hear in science, the one that heralds new discoveries, is not 'Eureka' (I found it!) but 'That's funny...'" Isaac Asimov
anap.c
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Dez 21, 2008 9:54 am

Re: Quando foi a primeira vez que o Homem foi à Lua?

Mensagempor sagardipak em Segunda Jan 12, 2009 11:22 pm

Há muita gente que parece que ganha a vida a colocar em causa grandes acontecimentos, talvez para chamar a atenção, ou para lançar a dúvida... Eu vi um programa a debater isto, a ver se conseguiam reproduzir alguns dos efeitos na Terra, e cheguei a uma conclusão: fomos à Lua.

Há também outras situações engraçadas, como gente a dizer que a terra é plana, e que acho que já passou aqui pelo fórum...

Tudo bem que eu nunca fui à Lua ou que nunca circum-naveguei a Terra, mas a minha experiência do dia-a-dia confirma muitas coisas que essas teorias prevêem... (Ok, se calhar ir à Lua não é uma teoria, mas percebes onde quero chegar :P)

Mas tal como qualquer coisa na ciência, Karl Popper diz que a hipótese é viável se for refutável e se não tiverem sido encontradas provas que a ponha totalmente de parte. Portanto, até lá, acredito.
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor anap.c em Terça Jan 13, 2009 2:38 pm

Pois, eu também achei mesmo estranho porque parece-me um bocado irreal uma mentira desta dimensão.
Mas gostava de saber outras opiniões :wink:
No Discovery Channel no Caçador de Mitos eles também fizeram alguns testes e concluiram que tinhamos ido à Lua.
Também não sei qual é a ideia das pessoas colocarem coisas destas na Internet e baralharem os outros. :XD
Enfim, cada maluco com a sua loucura.
"The most exciting phrase to hear in science, the one that heralds new discoveries, is not 'Eureka' (I found it!) but 'That's funny...'" Isaac Asimov
anap.c
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Terça Jan 13, 2009 5:53 pm

anap.c Escreveu:Não se se alguém já se tinha deparado com esta questão ou se este assunto já foi até debatido no fórum, mas a minha dúvida persiste.
Há algum tempo a minha professora de FQ disse-nos que estava em causa a primeira viagem do Homem à Lua. Eu nem queria acreditar que um feito como este podia sequer estar em causa. Mas ela indicou-me um site (http://www.afraudedoseculo.com.br/) onde se debate este assunto e se fazem algumas análises de fotos tiradas no Espaço.
As minhas dúvidas são: isto é mesmo verdade? O Homem não foi a Lua pela primeira vez na data que se aprende na escola? As análises das fotos estão cientificamente correctas?

Este assunto foi debatido aqui no fórum! :lol:

É só procurar... :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor anap.c em Terça Jan 13, 2009 7:08 pm

jap Escreveu:
anap.c Escreveu:Não se se alguém já se tinha deparado com esta questão ou se este assunto já foi até debatido no fórum, mas a minha dúvida persiste.

Este assunto foi debatido aqui no fórum! :lol:

É só procurar... .wink:

Ah ok, peço desculpa, é que como ainda sou nova por aqui não estou bem actualizada.
anap.c
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Terça Jan 13, 2009 10:42 pm

anap.c Escreveu:(...)
Ah ok, peço desculpa, é que como ainda sou nova por aqui não estou bem actualizada.

Não tem problema! :wink:
E sim, Ana, o homem pisou mesmo a lua em Julho de 1969! :lol:

De todas as provas que os defensores da teoria da conspiração apresentam contra este facto, só há uma que me faz realmente um pouco de confusão...:lol:

Sabem do que estou a falar (ou, para algum "veterano" que tenha assistido/presenciado a discussão...alguém se lembra do que era?) :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor kelker em Sexta Jan 23, 2009 2:36 am

anap.c Escreveu:Há algum tempo a minha professora de FQ disse-nos que estava em causa a primeira viagem do Homem à Lua.

Estou chocado. Fez-me lembrar professores que tive no ensino básico (e talvez no secundário) que no tema de astronomia, afirmavam que no céu, à noite, só se podiam ver estrelas, porque eram as únicas que tinham luz própria. Tenho pena de na altura não ter dito: "já alguma vez se viu ao espelho?" :P Possivelmente não iriam perceber! :lol:
Partilha os teus conhecimentos em sophia.
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Mar 13, 2007 10:56 pm

Mensagempor _JR_ em Sábado Jan 24, 2009 12:58 am

jap Escreveu:
anap.c Escreveu:(...)

Não tem problema! :wink:
E sim, Ana, o homem pisou mesmo a lua em Julho de 1969! :lol:

De todas as provas que os defensores da teoria da conspiração apresentam contra este facto, só há uma que me faz realmente um pouco de confusão...:lol:

Sabem do que estou a falar (ou, para algum "veterano" que tenha assistido/presenciado a discussão...alguém se lembra do que era?) :wink:

Elucida-nos :)
_JR_
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 19, 2009 5:10 pm

Mensagempor jap em Sábado Jan 24, 2009 1:08 am

Pois aqui vai; ora lê:

http://en.wikipedia.org/wiki/Apollo_program_missing_tapes

Como é que estas 700 tapes (a alunagem em "alta resolução") de valor histórico (também científico, mas mais histórico do que científico) desapareceram? Ou melhor, como é que houve gente tão estúpida que deitou para o lixo estas tapes de valor incalculável? :evil:

Até os portugueses souberam preservar as cartas de Pero Vaz de Caminha e outros documentos importantes das descobertas. Imaginem que alguém ia à Torre do Tombo e deitava fora estas "velharias"...

Isto faz-me confusão, embora, obviamente, isto só demonstre a estupidez humana e não que não fomos à Lua! (até porque existem cópias das tapes em baixa resolução e em filme de 8mm) :lol:

Nota: tape = bobina de fita magnética de vídeo :lol:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor _JR_ em Sábado Jan 24, 2009 1:27 am

Não sabia disso.

Mas se a professora de FQ pôs em causa a ida à Lua, já agora no fim de cada aula devia colocar-se como nota de rodapé que tudo o que havia sido dado eram apenas teorias, não?
_JR_
gluão
gluão

Registado: Segunda Jan 19, 2009 5:10 pm

Mensagempor Miro em Sábado Jan 24, 2009 2:10 am

http://www.ufologie.net/htm/stupid.htm

neste site tem algumas coisas intressantes sobre isso

nao leves e isso tudo a serio xD
666
Miro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Jun 15, 2007 2:53 pm

Mensagempor anap.c em Sábado Jan 24, 2009 9:16 pm

_JR_ Escreveu:Não sabia disso.

Mas se a professora de FQ pôs em causa a ida à Lua, já agora no fim de cada aula devia colocar-se como nota de rodapé que tudo o que havia sido dado eram apenas teorias, não?

Lá está. Eu acho que ela já está mais elucidada porque viu um documentario a desmentir mas mesmo assim acho que ainda está um pouco reticente..Mas é mais provavel que a ida a Lua seja verdade do que muitas das coisas que ela me ensina, as teorias estão sempre em remodelação, mas os factos não se alteram! Mas enfim, eu pelo menos já estou bem mais esclarecida.
anap.c
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes