Obrigado pelo esclarecimento!

Quanto ao painel fotovoltaico devo dizer-te que não é possível fabricar numa escola um painel fotovoltaico com potencia suficiente para o que desejas, mas é claro que podes adquirir um painel fotovoltaico a preço módico e aqui o projecto resume-se ao estudo, dimensionamento, optimização (por exemplo da orientação em relação ao sol com um mecanismo automático) ligação à maquete, etc.
No entanto é possível fazer um protótipo de um tipo diferente de célula fotovoltaica - as chamadas células de corantes de Gratzel, isto em colaboração com uma universidade.
Se estiveres interessado, os Dept. de Física e de Química da UC vão dar apoio a um número pequeno (3 ou 4) escolas que estiverem interessadas - nós fornecemos o material, mas as equipas terão de responsabilizar-se pelas viagens a Coimbra, pois será preciso vir até cá aí umas 3 ou 4 vezes ao longo do ano. Mas no final garanto que terão uma célula que funciona (mas de pequena potência, não serve para alimentar essa maquete) e bem caracterizada do ponto de vista físico e químico.
Dentro de alguns dias abrirei aqui uma thread com mais informações sobre este assunto onde explico como fazer para se onscreverem nesta actividade, se estiverem interessados.
Abraço,