Energias Renováveis

Apoio a Áreas Projecto do 12º ano

Energias Renováveis

Mensagempor brunex_1026 em Sexta Out 03, 2008 3:56 pm

Olá, eu sou aluno do 12º ano e em área de projecto tinha pensado em desenvolver uma maquete de um edificio só com energias renováveis. A ideia era fazer um mini aerogerador, um painel fotovoltaico e um painel térmico de modo a produzir energia para a maquete. Queriamos construir na maquete um circuito fechado de electricidade. (Com Led's). Alguem me ajuda a desenvolver este projecto explicando a melhor forma de as construir?

Aguardo resposta..
brunex_1026

Registado: Sexta Out 03, 2008 11:48 am

Re: Energias Renováveis

Mensagempor jap em Sexta Out 03, 2008 8:53 pm

De as construir (o as refere-se a quê, exactamente?) :roll:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor brunex_1026 em Sexta Out 03, 2008 10:06 pm

Um mini aerogerador, um painel fotovoltaico e um painel térmico. O mini aerogerador e o painel térmico ja temos uma ideia de como fazer pois são os que mais aparecem a dizer como serem feitos, agora o mais difícil é sem dúvida o painel fotovoltaico.. :wall:

Aguardo resposta
brunex_1026

Mensagempor jap em Sábado Out 04, 2008 12:01 pm

Obrigado pelo esclarecimento! :D

Quanto ao painel fotovoltaico devo dizer-te que não é possível fabricar numa escola um painel fotovoltaico com potencia suficiente para o que desejas, mas é claro que podes adquirir um painel fotovoltaico a preço módico e aqui o projecto resume-se ao estudo, dimensionamento, optimização (por exemplo da orientação em relação ao sol com um mecanismo automático) ligação à maquete, etc.

No entanto é possível fazer um protótipo de um tipo diferente de célula fotovoltaica - as chamadas células de corantes de Gratzel, isto em colaboração com uma universidade.

Se estiveres interessado, os Dept. de Física e de Química da UC vão dar apoio a um número pequeno (3 ou 4) escolas que estiverem interessadas - nós fornecemos o material, mas as equipas terão de responsabilizar-se pelas viagens a Coimbra, pois será preciso vir até cá aí umas 3 ou 4 vezes ao longo do ano. Mas no final garanto que terão uma célula que funciona (mas de pequena potência, não serve para alimentar essa maquete) e bem caracterizada do ponto de vista físico e químico.

Dentro de alguns dias abrirei aqui uma thread com mais informações sobre este assunto onde explico como fazer para se onscreverem nesta actividade, se estiverem interessados.

Abraço,
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor brunex_1026 em Sábado Out 04, 2008 12:22 pm

Visto que as tais células de corantes de Gratzel não teriam potência suficiente para alimentar a maquete nós pensámos noutra solução. Algumas calculadoras, como aquelas que se vendem nas lojas dos chineses, têm umas células pequeninas não seria possível juntar umas quantas e fazer com alimentassem a maquete?
Também vi à venda na Leiritrónica esta célula:

Imagem

Tensão
2 V
Corrente
200 mA
Dimensões
66 x 95 x 6 mm
Conectores
Fios

Gostava de uma opinião =D
brunex_1026

Mensagempor jap em Sábado Out 04, 2008 1:01 pm

brunex_1026 Escreveu:Visto que as tais células de corantes de Gratzel não teriam potência suficiente para alimentar a maquete nós pensámos noutra solução. Algumas calculadoras, como aquelas que se vendem nas lojas dos chineses, têm umas células pequeninas não seria possível juntar umas quantas e fazer com alimentassem a maquete?
Também vi à venda na Leiritrónica esta célula:

Imagem

Tensão
2 V
Corrente
200 mA
Dimensões
66 x 95 x 6 mm
Conectores
Fios

Gostava de uma opinião =D

Esta célula parece-me bem, era em células semelhantes a esta que eu recomendaria que vocês adquirissem. Tenta estimar a potência de que necessitas; é possível que seja necessário adquirir mais do que uma.

As células das calculadoras da loja dos chineses sim, podem ser usadas, mas a potência é bastante pequena e seria necessário estragar bastantes calculadoras para ter uma "bateria" de células razoável, eu recomendo adquirir células como as da Leiritronica. Pesquisa bem na net porque podes encontrar variações significativas de preços. Havia uma loja na figueira da foz que vendia boas células a baixo custo, não tenho o nome da empresa aqui disponível mas posso dar-te o contacto na segunda-feira.

Abraço,
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor brunex_1026 em Sábado Out 04, 2008 6:28 pm

Possivelmente irei precisar de ajuda depois com a instalação do painel solar e dos LED's mas isso só quando tiver o material todo é que pedirei ajuda.
Ainda assim obrigado pela ajuda que me tem dado :D
brunex_1026

Voltar para Área projecto

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes