Teoria das Supercordas

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Teoria das Supercordas

Mensagempor danieru em Quinta Jul 17, 2008 9:10 pm

Como já se sabe, Einstein dedicou grande parte da sua vida cientifica à tentativa de unificar a força gravitacional e electromagnética.
A minha dúvida situa-se no seguinte: de que maneira a teoria das supercordas poderá explicar tal força?
Eu nunca fui apologista das cordas, apesar de todo o avanço que esta provocou na física e na matemática.
דָנִיֵּאל
danieru
gluão
gluão

Registado: Quarta Jul 16, 2008 9:55 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Jul 17, 2008 9:15 pm

Daniel eu não sei quase nada, ou melhor, nada da teoria das supercordas, mas encontrei este texto na wikipedia (deixo um excerto):

O interesse na teoria das cordas é dirigido pela grande esperança de que ela possa vir a ser uma teoria de tudo. Ela é uma possível solução do problema da gravitação quântica e, adicionalmente à gravitação, ela poderá naturalmente descrever as interações similares ao eletromagnetismo e outras forças da natureza. As teorias das supercordas incluem os férmions, os blocos de construção da matéria. Não se sabe ainda se a teoria das cordas é capaz de descrever o universo como uma precisa coleção de forças e matéria que nós observamos, nem quanta liberdade para escolha destes detalhes a teoria irá nos permitir. Nenhuma teoria das cordas fez alguma nova predição que possa ser experimentalmente testada.

Talvez possa ajudar :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor danieru em Quinta Jul 17, 2008 9:22 pm

valeu o esforço bruno mas também já li esse texto e não me esclareceu as dúvidas...
דָנִיֵּאל
danieru
gluão
gluão

Mensagempor Bruno Oliveira em Quinta Jul 17, 2008 9:23 pm

Pois era o que eu esperava, hoje em dia toda a gente consulta a wikipedia, mas ela está bastante incompleta em alguns assuntos :twisted:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor danieru em Quinta Jul 17, 2008 9:54 pm

é verdade, mas apesar de tudo constitui uma boa fonte de informação para os internautas...
דָנִיֵּאל
danieru
gluão
gluão

Re: Teoria das Supercordas

Mensagempor jap em Quinta Jul 17, 2008 10:36 pm

danieru Escreveu:Como já se sabe, Einstein dedicou grande parte da sua vida cientifica à tentativa de unificar a força gravitacional e electromagnética.
A minha dúvida situa-se no seguinte: de que maneira a teoria das supercordas poderá explicar tal força?
Eu nunca fui apologista das cordas, apesar de todo o avanço que esta provocou na física e na matemática.

A teoria de cordas não é a minha área, mas digamos que, pelo menos, ainda não cumpriu ao nível do hype que lhe é dedicado... Mas sim, há físicos respeitáveis que acreditam que ela irá conduzir à teoria de tudo, outros físicos igualmente respeitáveis acham que não e que como a teoria de cordas não parece ser passível de ser verificada experimentalmente costumam gozar dela dizendo "string theory is not even wrong".

:lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Simbelmyne em Quinta Jul 17, 2008 11:17 pm

Imagem

fitting? :)
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Jul 18, 2008 8:26 am

A última fala do Zombie-Feynman está excelente :lol:

"I said brains all they`ve got are string theorists" :lol:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sexta Jul 18, 2008 11:42 am

Na minha opinião, a teoria de cordas ainda está mais próxima de filosofia do que de ciência...
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor luisdias em Sexta Jul 18, 2008 2:21 pm

Como já se sabe, Einstein dedicou grande parte da sua vida cientifica à tentativa de unificar a força gravitacional e electromagnética.

Pois, eu também tenho a mesma dúvida.

Já li algumas coisa sobre cordas e sei que a teoria explica a gravidade como dendo o resultado da deformação do espaço pelas cordas, gerando uma deformação em forma de cone, ou algo do género.

não sei se é o correcto e eu pessoalmente também não sou um grande apoiante desta teoria, provavelmente por não a conhecer bem, mas não compreendo como é que isto tem que ver com a união das forças fundamentais :?
luisdias
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Mar 09, 2008 10:11 pm

Mensagempor sunshine em Quinta Ago 28, 2008 3:00 pm

danieru Escreveu:Como já se sabe, Einstein dedicou grande parte da sua vida cientifica à tentativa de unificar a força gravitacional e electromagnética.

A força gravitacional é uma força muito fraca quando comparada com a força electromagnética. O que a teoria das cordas procura dizer, se não me engano é que estas forças na teoria são praticamente iguais. A questão é que a gravidade aparenta ser mais fraca porque tem tendência a propagar-se noutras dimensões. Penso que isso está relacionado com características das cordas como o facto de serem abertas ou fechadas.

Como exemplo, se imaginarmos um mundo 2D com seres capazes apenas de processar 2 dimensões e aí propagarmos um som, esse som será propagado não apenas nessas 2 dimensões mas também numa 3ª dimensão. Será tão complicado para esses seres 2D entender na teoria a propagação do som apenas nessas 2 dimensões como para nós entender o comportamento da força gravítica.

Uma das experiências que tentam fazer nos aceleradores de partículas é tentar encontrar um graviton entre as partículas sub atómicas criadas e verificar o seu desaparecimento.
sunshine

Registado: Terça Ago 26, 2008 11:50 pm

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Ago 28, 2008 3:15 pm

sunshine Escreveu:Uma das experiências que tentam fazer nos aceleradores de partículas é tentar encontrar um graviton entre as partículas sub atómicas criadas e verificar o seu desaparecimento.

Brasileiro? :lol:
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor sunshine em Quinta Ago 28, 2008 8:35 pm

RicardoCampos Escreveu:
sunshine Escreveu:Uma das experiências que tentam fazer nos aceleradores de partículas é tentar encontrar um graviton entre as partículas sub atómicas criadas e verificar o seu desaparecimento.

Brasileiro? :lol:

Não, apenas estou habituado à palavra em inglês :lol:
sunshine

Registado: Terça Ago 26, 2008 11:50 pm

Mensagempor Miro em Terça Set 02, 2008 12:07 am

sugiro que vejam o documentario universo elegante, ha um topico com varios documentarios onde tem varios links para esse

o livro ja foi sugerido, mas como ainda n li, nao posso comentar :P com certeza sera igualmente bom ou melhor que o documentario
666
Miro
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Jun 15, 2007 2:53 pm

Mensagempor jap em Terça Set 02, 2008 12:13 am

Miro Escreveu:sugiro que vejam o documentario universo elegante, ha um topico com varios documentarios onde tem varios links para esse

o livro ja foi sugerido, mas como ainda n li, nao posso comentar :P com certeza sera igualmente bom ou melhor que o documentario

Sim, o livro também é interessante, vale a pena ler. :yes
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante