Se não ligarmos os motores correctores a partir desta altura, estimem o tempo que o satélite espião demorará a cair na Terra (provavelmente no mar!), devido ao atrito com a atmosfera...

hexphreak Escreveu:O Prof. pode-nos dar valores para o coeficiente de atrito, para a área seccional e para a massa do satélite? E já agora, podemos utilizar o modelo da atmosfera standard?
hexphreak Escreveu:Obrigado pelos dados Prof.Aproximei o coeficiente de atrito a 0.8, baseado na geometria cilíndrica do satélite.
Mas a simulação vai ter que ficar para Domingo ou Segunda... uns professores de Coimbra vão dar uma festa ou qualquer coisa do género no fim-de-semana e eu tenho de ir
jap Escreveu:Henrique, confirmo que para uma altitude de 11 km o tempo de queda é de 75. 4 s (na minha simulação, C =0.8, M = 13000 kg, d =3 m)
jap Escreveu:Henrique,
Procura simular primeiro para uma altitude de 100 km - depois comparamos os resultados.
Tricky esta simulação, não?
hexphreak Escreveu:Para 100km, obtenho 3131.87 segundos, está dentro dos limites de erro?
hexphreak Escreveu:O problema parece estar perto dos 130km de altitude, porque a partir daí o valor devolvido é sempre 262144 segundos (exactos, o que ainda me levanta mais suspeitas)Como a precisão do formato nunca é excedida, suponho que seja um problema algorítmico... vou ter de o encontrar
P.S.: É defeito do programa ou a altitude tem dificuldade em começar a diminuir? Dentro de cada centena de metros, oscila e só depois passa para a centena abaixo...
jap Escreveu:Acho que o problema é aquele que tu descreveste uns posts acima: a partir de ~150 km a atmosfera é tão rarefeita que a simulação computacional se torna muito difícil - devido à acumulação de erros de truncatura. Acho que temos de mudar de estratégia...
Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes