Cartaz das Olimpíadas de Física 2006/07

Assuntos relativos às Olimpíadas Nacionais de Física

Cartaz das Olimpíadas de Física 2006/07

Mensagempor jap em Sexta Nov 17, 2006 2:07 pm

:D E aqui está (em primeiríssima mão, para o pessoal do "Quark!") :wink: o cartaz das olimpíadas de física para a temporada 2006/2007 !

http://algol.fis.uc.pt/forum/cartaz.jpg ficheiro RGB, pior qualidade

http://algol.fis.uc.pt/forum/cartaz_06_07.jpg ficheiro CYMG, melhor qualidade (guardar no disco e ver com um programa de fotos/gráfico, pode ter problemas em abrir no browser)

Gostam? :roll:
última vez editado por jap s Sexta Nov 17, 2006 2:27 pm, editado 2 vezes no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor vbmaster em Sexta Nov 17, 2006 2:18 pm

Errr...

The image “http://algol.fis.uc.pt/forum/cartaz_06_07.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 11:49 pm

Mensagempor jap em Sexta Nov 17, 2006 2:24 pm

vbmaster Escreveu:Errr...

The image “http://algol.fis.uc.pt/forum/cartaz_06_07.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Desculpa :oops:

Tenta de novo, o ficheiro está agora em formato RGB (estava em formato CYMG para a gráfica onde vai ser feita a impressão, e alguns browsers não entendem este espaço de cor...)

Abraço
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor vbmaster em Sexta Nov 17, 2006 2:32 pm

Nice... :P

Acho piada é aos sítios onde se têm realizado as olimpíadas internacionais... irão, vietname... para quando a coreia do norte? :D

just kidding... :P
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Mensagempor jap em Sexta Nov 17, 2006 5:23 pm

vbmaster Escreveu:Nice... :P

Acho piada é aos sítios onde se têm realizado as olimpíadas internacionais... irão, vietname... para quando a coreia do norte? :D

just kidding... :P

A Coreia do Norte não está representada na IPhO :D (a Coreia do Sul sim, estivémos lá em 2004 e foi muito giro).
Claro que a Coreia do Norte seria uma experiência bastante radical, mas vamos ter de contentar-nos, para já, com o Irão :lol: eh, eh
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jmgb em Sábado Nov 18, 2006 4:30 pm

Apelo a que se divulgem as olimpíadas da Física (e respectivos cartazes!) por mais escolas do que nos anos anteriores... É triste verificar que muitos colegas meus (1º ano de Física no IST) nunca tenham ouvido falar deste evento fantástico...

Um abraço.
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 1:10 am

Mensagempor manuelmarque em Sábado Nov 18, 2006 4:43 pm

No ano passado, fui eu (sim, eu! :o) quem divulgou as olimpíadas de Física na minha escola.
Não tivemos tempo para alargar o espectro à escola inteira, porque já estávamos em cima do prazo, portanto a selecção foi a nível de apenas uma turma de Física (também creio que só havia mais 1 turma e 1/2 na escola inteira que estivesse nas condições do evento (11º ano de Físico-Químicas).

Espero que este ano seja melhor a participação... vamos lá a ver o que se consegue.
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor jmgb em Sábado Nov 18, 2006 4:49 pm

Pois... Eu tenho colegas de terras mais remotas, onde chegaram apenas (e já algo difusas) algumas informações sobre olimpíadas da Matemática... Paredes (Porto), Fátima, Portimão (Algarve), Viseu e Vila Real são apenas alguns exemplos... E pelo que vejo, eles eram capazes ter discutido a competição "taco a taco" com todos os outros, contribuindo para um ambiente olímpico ainda mais mítico!

PS: A imagem do cartaz deste ano é de quê?
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor vbmaster em Sábado Nov 18, 2006 4:55 pm

manuelmarque Escreveu:No ano passado, fui eu (sim, eu! :o) quem divulgou as olimpíadas de Física na minha escola.
Não tivemos tempo para alargar o espectro à escola inteira, porque já estávamos em cima do prazo, portanto a selecção foi a nível de apenas uma turma de Física (também creio que só havia mais 1 turma e 1/2 na escola inteira que estivesse nas condições do evento (11º ano de Físico-Químicas).

Espero que este ano seja melhor a participação... vamos lá a ver o que se consegue.

A nós foi muito parecido, já no 10º não pude participar porque foi tudo muito em cima do tempo, e no 11º foi só a nível da minha turma, os três que tiveram melhores notas num teste normal.

jmgb Escreveu:Pois... Eu tenho colegas de terras mais remotas, onde chegaram apenas (e já algo difusas) algumas informações sobre olimpíadas da Matemática... Paredes (Porto), Fátima, Portimão (Algarve), Viseu e Vila Real são apenas alguns exemplos... E pelo que vejo, eles eram capazes ter discutido a competição "taco a taco" com todos os outros, contribuindo para um ambiente olímpico ainda mais mítico!

PS: A imagem do cartaz deste ano é de quê?

Está lá a dizer por baixo da imagem, "Rede de vórtices num condensado de Bose-Einstein em rotação". Não me perguntes o que isso é. :P
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Mensagempor jap em Sábado Nov 18, 2006 6:16 pm

jmgb Escreveu:Apelo a que se divulgem as olimpíadas da Física (e respectivos cartazes!) por mais escolas do que nos anos anteriores... É triste verificar que muitos colegas meus (1º ano de Física no IST) nunca tenham ouvido falar deste evento fantástico...

Um abraço.

Nós todos os anos enviamos cartazes e folhetos das olimpíadas de física para *todas* as escolas do país em que se lecciona, pelo menos, o 9º ano de escolaridade.

Acontece é que, por razões obtusas, algumas escolas não chegam sequer a afixar os cartazes e nem dão conhecimento das nossas cartas aos professores dos grupos de física-química ou, se dão, estes não reagem!

Há escolas que são um verdadeiro buraco negro :twisted:; as nossas cartas, cartazes e folhetos desaparecem engolidas por uma singularidade do espaço-tempo...
última vez editado por jap s Sábado Nov 18, 2006 6:46 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Sábado Nov 18, 2006 6:25 pm

Sobre a imagem:

Tal como diz a (pequena) legenda, a bonita figura é uma rede de vórtices num condensado de bose-einstein (CBE) em rotação. Um pouco como o problema do recipiente com água a girar, mas em vez de água trata-se agora de um CBE que é um estado da matéria muito peculiar :D

O prémio Nobel da Física 2001 foi atribuído à descoberta (experimental) dos condensados de bose-einstein feitos de um punhado de átomos super-frios de metais alcalinos.

Mais informação, para os curiosos em
http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2001/
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor vbmaster em Sábado Nov 18, 2006 6:26 pm

jap Escreveu:Há escolas que são um verdadeiro buraco negro :twisted:; as nossas cartaz, cartazes e folhetos desaparecem engolidas por uma singularidade do espaço-tempo...

Temos de esperar que essas escolas "evaporem", há quem diga que depois reaveremos os cartazes e, assim, podemos ao menos reciclá-los para fazer novos... :P
vbmaster
up-Quark!
up-Quark!

Mensagempor pmp em Sábado Nov 18, 2006 7:03 pm

É uma pena haver escolas que não manifestam qualquer interesse por esses eventos. E, se recebem os cartazes, o sensato sugeria que pelo menos os expusessem.
pmp
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Nov 13, 2006 3:35 pm

Mensagempor jmgb em Domingo Nov 19, 2006 2:56 am

Pois, é a tristeza que se sabe... São capazes de autorizar a distribuição de publicidade à porta das escolas (e mesmo dentro, impressa em panfletos e dispersa pelos polivalentes, reprografias, bares...), mas quando se fala em expor um (bonito) cartaz sobre algo interessante, parece que há uma força resistente fortíssima... E infelizmente só há uma palavra a dizer: é típico.
João Gama
(IPhO 2006 - Singapura)
jmgb
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jvstorres em Domingo Nov 19, 2006 3:27 am

Pode ser que a partir de agora, passando mais tempo nas escolas, os professores se sintam mais tentados a levar os seus alunos às Olimpíadas Regionais e, quem sabe, bem mais longe! :D

De facto, conheci na faculdade imensas pessoas com grande capacidade intelectual e gosto pela Física que nunca ouviram falar das Olimpíadas... Só das de Matemática... :(
João Torres
(OIbF 2004 - Brasil)
jvstorres
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 2:41 am

Próximo

Voltar para Olimpíadas Nacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes