Um treininho de corpo rígido...

Problemas simples, mas interessantes!

Re: Um treininho de corpo rígido...

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sexta Set 05, 2008 6:14 pm

Para já está a correr bem :) Estou acompanhado de outro Quarkiano, o Sagar :D e de cerca de 6/7 sigmáticos...

Vim hoje ao Porto por causa de uma reunião de preparação para o WikiSym no qual vou ser SV :D e, por causa disso, pude dar um saltinho ao Quark!
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Quarta Nov 15, 2006 7:25 pm

Mensagempor jap em Sexta Set 05, 2008 6:20 pm

Ivo, o que é um SV? :oops:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sexta Set 05, 2008 6:22 pm

Student Volunteer :)
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor Ângela Guerra em Terça Jan 19, 2010 3:46 pm

Estive a tentar resolver o problema do carro, e cheguei a valores diferentes, porque considerei que também havia força de atrito na roda de trás. Porque não se considerou essa força?
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Mensagempor joao_moreira em Terça Jan 19, 2010 8:44 pm

Corro o risco de estar errado, também não resolvi, mas acho que desprezaram a força de atrito das rodas de trás do carro por a tracção do mesmo ser frontal e as rodas de trás não contribuírem para o arranque. Se tiver errado, corrijam-me sff. :wink:
João Moreira

Quark! 2009/2010
OIbF 2010, Panamá
Caloiro ET - D.E.T. - U.A.
joao_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Dez 09, 2009 10:48 pm

Mensagempor Ângela Guerra em Terça Jan 19, 2010 10:23 pm

Bem, sim, ela não é necessária para o arranque do carro, mas é ela que faz com que as rodas de trás rodem, em vez de deslizarem, certo? Ou será exactamente porque consideramos que o carro é um corpo rígido e, portanto, não há movimentos internos?
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor renatofilipe em Terça Jan 19, 2010 10:37 pm

Eu também sou de opinião de que a força de atrito da roda traseira deva ser considerada, porque como força horizontal vai ter influência na aceleração.
"If time travel were possible, we'd be inundated with tourists from the future." Stephen Hawking
renatofilipe
gluão
gluão

Registado: Sexta Jan 08, 2010 9:53 pm

Mensagempor joao_moreira em Terça Jan 19, 2010 11:21 pm

Não me oponho, se calhar até é o que deveria ser feito, apenas tentei encontrar uma explicação para o caso. :wink:
João Moreira

Quark! 2009/2010
OIbF 2010, Panamá
Caloiro ET - D.E.T. - U.A.
joao_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Dez 09, 2009 10:48 pm

Mensagempor Ivo_Timóteo em Sexta Jan 22, 2010 1:08 am

Eu na altura não considerei o atrito na roda de trás porque me pareceu desprezável.

No entanto, com um enunciado tão "aberto", podem considerar o que quiserem...

Dito isto, podemos brincar como quisermos desde coisas minimamente plausíveis como o atrito do ar até coisas algo absurdas como a elevação do centro de massa devido à dilatação do metal com o aquecimento do motor, as variações na força da gravidade por o carro estar representado sobre um plano (e se acredita que a direcção do movimento não é a direcção da força gravítica), o efeito de hall devido ao campo magnético terrestre, a perda de energia das partículas devido à aceleração (Larmor), etc, etc...

Obviamente estou a brincar :P A mensagem que queria passar é que, dentro dos limites que eu defini, creio que a solução está correcta.

O que têm de fazer agora é brincar com os limites do que vão considerar no vosso problema e, ainda mais importante, criarem os vossos próprios problemas! Não é assim tão difícil, basta olharem a vossa volta! :D

Gostava de lançar agora esse mesmo desafio: coloquem aqui problemas, problemas que vos surjam no quotidiano. E principalmente as vossas tentativas de resolução! (Vamos Ângela!)
Ivo_Timóteo
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor Ângela Guerra em Domingo Jan 24, 2010 5:35 pm

Ui! Obrigada pela força. :) Vou pensar nisso depois do(s) exame(s)... Agora só me surgem problemas impossíveis, tipo "Como estudar toda esta matéria em x horas?"...
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Mensagempor robespierre em Quinta Abr 01, 2010 6:20 pm

No entanto, vou deixar os meus resultados para este problema :) Não tenho a certeza de estar correcto, algumas opiniões?

Aceleração no ponto A:\frac{g}{3}

Aceleração no ponto B:-\frac{5g}{3}

Este problema já é antigo... Tentei resolvê-lo e também obtive que a aceleração em A é \frac{g}{3} para cima, mas a de B deu-me diferente, \frac{7g}{6} para baixo.

Aqui vai a minha resolução. Usei um referencial a apontar para cima no peso e outro a apontar para baixo na barra.

Se imaginarmos o ponto A parado, o movimento da barra é apenas de rotação pura em torno de A. Portanto, podemos calcular a aceleração angular da barra e depois a aceleração linear de B relativamente a A fazendo

\tau = I  \alpha e a_B= L \alpha.

O torque é Mg \frac{L}{2} e o momento de inércia é \frac{ML^2}{12}. Fazendo as contas para \alpha e calculando a aceleração linear em B, obtemos que a_{BA}= \frac{3g}{2}

Para obter a aceleração de B relativamente à Terra, só temos portanto de adicionar a aceleração de A , a. Obter esta aceleração é mais difícil.

A aceleração do CM é dada por mg - T = ma_{CM} mas também por a_{CM}= \alpha \frac{L}{2} + a (tal como o ponto B, o CM está em rotação pura em torno de A, no referencial de A. Neste referencial, a sua aceleração é \alpha \frac {L}{2}. Para obter a sua aceleração no referencial da Terra só temos de adicionar a.)

Substituindo \alpha por \frac{3g}{2L}, juntando as duas expressões e eliminando a_{CM} vamos obter uma expressão a(T).

Pela figura podemos reparar que a aceleração do peso é a mesma em módulo que a do ponto A porque o fio não estica. Aplicando a segunda lei para o peso,

T - \frac{mg}{2}=\frac{ma}{2}. Ou seja, podemos obter mais uma expressão a(T).

Eliminando T das duas equações obtemos quea= -\frac{g}{3}. Inserindo a na expressão acima para a aceleração de B obtemos a_B= \frac{7g}{6}
João Pedro
robespierre
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 14, 2008 10:51 pm

Anterior

Voltar para Problemas trivia

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes