Página 3 de 4

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Segunda Jun 03, 2013 6:37 pm
por e_samarta
É uma resolução bastante interessante! :D Os resultados são ligeiramente diferentes mas julgo que é por teres usado g\simeq10 m.s^{-2} e eu g\simeq9,8 m.s^{-2}.

Acho que nunca conseguiria pensar no problema dessa forma se não me dissessem... :mock:

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Segunda Jun 03, 2013 7:23 pm
por cdmfernandes
Código: Seleccionar Todos
Temos a força resultante em A; vamos calcular a [b]aceleração. E a acelerção é igual nos dois blocos[/b] (matematicamente como posso argumentar que a aceleração dos blocos é igual? nas aulas de fisica simplesmente nos dizem que é porque os blocos estao juntos um ao outro, mas existem muitas situação de blocos e forças de tensao e assim em que eles têm acelerações diferentes. ja estou a divagar  :roll: )


Não necessitas de argumentar matematicamente, podes argumentar "fisicamente" (é física de que estamos a falar afinal :lol: ). Se o bloco A tem maior aceleração que o B estes deixam de estar em contacto e N desaparece (esta situação não se insere no contexto do problema). Se o bloco B tem maior aceleração que A este entra pelo bloco A adentro, o que é uma situação impossível :wink: . Logo a aceleração de A deve ser igual à de B.

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Segunda Jun 03, 2013 7:31 pm
por e_samarta
cdmfernandes Escreveu:
Código: Seleccionar Todos
Temos a força resultante em A; vamos calcular a [b]aceleração. E a acelerção é igual nos dois blocos[/b] (matematicamente como posso argumentar que a aceleração dos blocos é igual? nas aulas de fisica simplesmente nos dizem que é porque os blocos estao juntos um ao outro, mas existem muitas situação de blocos e forças de tensao e assim em que eles têm acelerações diferentes. ja estou a divagar  :roll: )


Não necessitas de argumentar matematicamente, podes argumentar "fisicamente" (é física de que estamos a falar afinal :lol: ). Se o bloco A tem maior aceleração que o B estes deixam de estar em contacto e N desaparece (esta situação não se insere no contexto do problema). Se o bloco B tem maior aceleração que A este entra pelo bloco A adentro, o que é uma situação impossível :wink: . Logo a aceleração de A deve ser igual à de B.


Também tive essa dúvida inicialmente (quanto a a_x(A)=a_x(B)), mas como não tenho experiência quase nenhuma, coisas que podem ser simples parecem-me muito complicadas porque me enchem tanto de incertezas!

Na escola não se insiste muito nestes pormenores...

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Segunda Jun 03, 2013 9:00 pm
por ajcoelho
A tua resolução tb está bastante boa. E ainda estou a tentar compreende uma parte:

e_samarta Escreveu:Finalmente, F=(m_A+m_B) a_x + P(A+B)_x[tex]



E sim, relativamente a esta questao da aceleraçao tens toda a razão em pensarmos em termos FÍSICOS!

Penso que este problema está :D

Não tens prai mais nenhum? :hands: Eu tenho estado a fazer umas olimpiadas nacionais (2010) se tiveres feito tb podemos discutir resultados. Senão eu arranjo mais um problemazito de mecanica do género destes :P

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Segunda Jun 03, 2013 10:07 pm
por e_samarta
ajcoelho Escreveu:A tua resolução tb está bastante boa. E ainda estou a tentar compreende uma parte:

e_samarta Escreveu:Finalmente, F=(m_A+m_B) a_x + P(A+B)_x[tex]



E sim, relativamente a esta questao da aceleraçao tens toda a razão em pensarmos em termos FÍSICOS!

Penso que este problema está :D

Não tens prai mais nenhum? :hands: Eu tenho estado a fazer umas olimpiadas nacionais (2010) se tiveres feito tb podemos discutir resultados. Senão eu arranjo mais um problemazito de mecanica do género destes :P


Eu "não tenho" mais nenhum :) ; não sei bem aonde é que podemos encontrar este tipo de problemas, mais fora do normal... (Sinceramente nem sei o que é que eu vou fazer para as Olimpíadas se nem sei estas coisas). Eu vi mais ou menos a prova de 2010, só que, claro, tenho dúvidas... Fizeste o problema 2 (mais concretamente a alínea c) )?

Se quiseres apresentar outro problema do género, também poderia ser interessante!

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Segunda Jun 03, 2013 10:18 pm
por ajcoelho
e_samarta Escreveu:
Eu vi mais ou menos a prova de 2010, só que, claro, tenho dúvidas... Fizeste o problema 2 (mais concretamente a alínea c) )?

Se quiseres apresentar outro problema do género, também poderia ser interessante!
Sim, fiz tudo... Esse deixei em funçao da massa. Será que nao é pra deixar assim? :roll:

e_samarta Escreveu:Eu "não tenho" mais nenhum :) ; não sei bem aonde é que podemos encontrar este tipo de problemas, mais fora do normal... (Sinceramente nem sei o que é que eu vou fazer para as Olimpíadas se nem sei estas coisas).


Parece que nos vamos encontrar por lá :D

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Terça Jun 04, 2013 9:27 am
por e_samarta
Aviso já que a mim me vai correr muito mal...:bad: Sou mesmo "horrível" na parte experimental... E a teórica também não chega a ser muito diferente! :roll:

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Terça Jun 04, 2013 8:26 pm
por ajcoelho
Hum vais ver que nao. Vamos é esperar que nao saiam cricuitos eletricos (eu pelos menos espero que nao!)

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Terça Jun 04, 2013 10:56 pm
por e_samarta
Na parte experimental? (Ou também na teórica?)

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Quarta Jun 05, 2013 1:48 pm
por ajcoelho
e_samarta Escreveu:Na parte experimental? (Ou também na teórica?)


Nos dois :lol:

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Quarta Jun 05, 2013 5:06 pm
por e_samarta
Realmente, no secundário, não estudamos circuitos elétricos (pelo menos no que toca à parte teórica). :? Enfim, não há nada que se possa fazer, as provas não têm verdadeiramente em conta o que nos ensinam na escola...

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Quarta Jun 05, 2013 8:55 pm
por ajcoelho
Por exemplo: na página 2 das nacionais de 2012 e na pagina 3 das nacionais de 2006, para que servem aqueles esquemas com as "bolinhas"? Sou mesmo mau nesta parte :roll:

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Quinta Jun 06, 2013 6:43 am
por e_samarta
ajcoelho Escreveu:Por exemplo: na página 2 das nacionais de 2012 e na pagina 3 das nacionais de 2006, para que servem aqueles esquemas com as "bolinhas"? Sou mesmo mau nesta parte :roll:


Estás a falar das provas experimentais, certo? Julgo que nas nacionais de 2006 explicam convenientemente (embora não seja perita); acho que as "bolinhas" servem para nos informarmos acerca do esquema da placa de montagem e para não ligarmos as coisas de qualquer maneira. (Porque é que eu tenho a sensação de que se isso aparecer, eu vou trocar aquilo tudo? :wall:)

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Segunda Jul 29, 2013 2:49 pm
por ajcoelho
E dsicutir os probs das nacionais? :)

Re: Carrinho e bloco

MensagemEnviado: Segunda Jul 29, 2013 10:00 pm
por e_samarta
ajcoelho Escreveu:E dsicutir os probs das nacionais? :)


Isso lembra-me que qualquer dia (se me lembrar) tenho de rever as resoluções que apresentei neste fórum dos problemas das regionais deste ano.

Queria já informar que de impulsão não sei mesmo nada, de modo que o problema 1 ficou a zero para mim... :roll: Os problemas 2 e 3 não devem ter sido muito melhores; estranhamente parece que a prova experimental me correu melhor. :shock:

Cria-se um novo tópico? (Ficaria imensamente grata se pudesse saber fazer minimamente o problema 1 :P )