Tubo de Ruben

Problemas simples, mas interessantes!

Tubo de Ruben

Mensagempor jap em Domingo Abr 22, 2007 2:07 pm

Não sei se já alguma vez viram a espectacular demonstração da formação de ondas estacionárias num tubo de Ruben ?

Nós temos um aqui no DF da UC, mas não tenho um vídeo nosso ( :( ), pelo que vos mostro um vídeo que existe no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=RyIphO4Ypoo&mode=related&search=

Para saber mais sobre estra demonstração "hot" :lol: sugiro que leiam o artigo sobre "Ruben's Tube" da wikipedia :D

Com esta experiência é possível medir o comprimento de onda da onda sonora no tubo e, sabendo a frequência do som, podemos calcular a velocidade de propagação do som no gás:

v = \lambda f

Questão:

Se leram o artigo da wikipedia, repararam concerteza na figura onde se mostra que o comprimento de onda não é dado pela distância entre dois máximos (ou dois mínimos) sucessivos :shock: . Na realidade, a distância entre dois máximos ou dois mínimos sucessivos das chamas no tubo de Ruben é \lambda/2 e não \lambda!

Alguém consegue demonstrar-me aqui por que é que é assim? :roll:

PS - Na cerimónia de abertura da IPhO que decorreu em Taiwan puseram no palco um tubo de Ruben gigante modulado pelo som de uma violinista estilo "Vanessa Mae" :shock: ; vou ver se alguém filmou esta cena memorável...
Pelo menos fotos deve haver... :roll:
última vez editado por jap s Domingo Abr 22, 2007 3:35 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Zé Teixeira em Domingo Abr 22, 2007 3:30 pm

Tivemos essa experiência em exposição no IST na semana da Física :)
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Voltar para Problemas trivia

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes