Torre Cambaleante!!

Problemas simples, mas interessantes!

Torre Cambaleante!!

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Mar 05, 2010 3:45 pm

Na realidade, devia-se chamar "Torres Bamboleantes" :P De qualquer forma, vou particularizar o problema para a conhecida Torre Eiffel.. :)

Como sabem, a grande generalidade dos materiais dilata-se com o aumento de temperatura (aumentam o seu comprimento, área e volume, aumentos que podem ser tomados individualmente de acordo com a situação a estudar/materiais envolvidos). O ferro não é excepção a isto e por isso é de esperar que um objecto que seja feito de ferro (uma barra, p.ex.) aumente de comprimento caso a sua temperatura aumente.

Considerem então a Torre Eiffel como sendo feita totalmente em ferro e com uma altura h \sim 320 m.Podem tratar a torre como sendo uma barra vertical para facilitar as contas :P . Sabendo que a temperatura ambiente é de 20ºC e que o lado da Torre que está "ao Sol" atinge os 30ºC, calculem o desvio do topo da torre em relação à vertical. :wink:

Considerem L_i a altura original da torre, L_f a altura do lado mais dilatado da torre, \alpha_f \sim 1.1 \times 10^{-5} ºC^{-1} o coeficiente de expansão linear do ferro e \Delta\,T a variação de temperatura.
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Avatar do utilizador
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!
 
Mensagens: 1553
Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm
Localização: Lisboa

Voltar para Problemas trivia

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron