Microondas e Saúde

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Microondas e Saúde

Mensagempor Starvan em Segunda Maio 26, 2008 8:07 pm

Boas!
Gostaria de saber se é verdade ou mito o facto de a comida cozinhada ou aquecida em microondas faz mal à saúde. Diz-se que faz mal porque as microondas ionizam as moléculas das células dos alimentos e que o organismo não vai reconhecer as substâncias resultantes da ionização, podendo também conduzir ao cancro. Penso que isto não acontece porque a função das microondas é apenas agitar as moléculas de água aquecendo assim a comida. Além disso, penso que do ponto de vista quântico as microondas não têm energia suficiente para ionizar quaisquer átomos ou moléculas; as microondas têm uma frequência mais baixa que os infra-vermelhos, ou seja, uma frequência muito baixa; se E=hf então a energia será também baixa. Se os microondas fizessem mal à saúde então não podiamos sequer andar na rua a levar com a luz visível que é mais energética.
Peço desculpa por eventuais erros científicos.
Cumprimentos.
Starvan

Registado: Terça Maio 20, 2008 7:51 pm

Mensagempor jap em Segunda Maio 26, 2008 8:29 pm

Tens toda a razão: a energia das micro-ondas não é suficiente para ionizar átomos - por isso se diz que é uma radiação não ionizante. Alguns alimentos cozinhados no micro-ondas poderão não ser tão saborosos como quando cozinhados num forno convencional - mas os alimentos assim cozinhados são até, em geral, mais saudáveis, porque se cozinha com menos gordura! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor nemesis266 em Segunda Jun 02, 2008 1:09 pm

jap Escreveu:Tens toda a razão: a energia das micro-ondas não é suficiente para ionizar átomos - por isso se diz que é uma radiação não ionizante. Alguns alimentos cozinhados no micro-ondas poderão não ser tão saborosos como quando cozinhados num forno convencional - mas os alimentos assim cozinhados são até, em geral, mais saudáveis, porque se cozinha com menos gordura! :D

Eu a tentar explicar isso à minha mãe no outro dia e ela não acreditou e foi comprar 1 protecor para a comida :shock:

Já agora eu li uma coisa queuma ginecologista recomendou 1 mulher a distanciar se cerca de 1 m do microondas por acuda da radiação. Supostamente a radiação emitida para os alimentos não deveria fciar só no microondas, ele deve ter algo isolante não? :lol:
nemesis266
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Mar 12, 2008 11:42 am

Mensagempor Elizabete em Segunda Jun 02, 2008 2:57 pm

nemesis266 Escreveu:Já agora eu li uma coisa queuma ginecologista recomendou 1 mulher a distanciar se cerca de 1 m do microondas por acuda da radiação. Supostamente a radiação emitida para os alimentos não deveria fciar só no microondas, ele deve ter algo isolante não? :lol:

Por acaso, já apanhei um artigo numa revista a dizer que a produção de hormonas é afectada pelas microondas, não só nas mulheres, isto derivado de uma investigação russa qualquer que foi "ligeiramente" contrariada e posta em causa mais tarde!

Até que ponto é verídico, não sei! :?: Mas se assim fosse, não estariam já os electrodomésticos retirados do mercado? :roll:
."No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade." - ALBERT EINSTEIN
Elizabete
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Abr 11, 2008 8:28 pm

Mensagempor RicardoCampos em Segunda Jun 02, 2008 5:04 pm

Não necessariamente... Ainda ha uns tempos foram retirados uns brinquedos do mercado por serem feitos de um material nocivo qualquer, quando estiveram anos no mercado.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor Elizabete em Segunda Jun 02, 2008 5:23 pm

RicardoCampos Escreveu:Não necessariamente... Ainda ha uns tempos foram retirados uns brinquedos do mercado por serem feitos de um material nocivo qualquer, quando estiveram anos no mercado.

É verdade! Realmente... bem observado e erro meu!

Bem, não sei mesmo até que ponto as radiações nos podem prejudicar... Fala-se em tumores... :? :roll:
."No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade." - ALBERT EINSTEIN
Elizabete
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Abr 11, 2008 8:28 pm

Mensagempor kanixe em Terça Jun 03, 2008 7:27 pm

nemesis266 Escreveu:
jap Escreveu:Tens toda a razão: a energia das micro-ondas não é suficiente para ionizar átomos - por isso se diz que é uma radiação não ionizante. Alguns alimentos cozinhados no micro-ondas poderão não ser tão saborosos como quando cozinhados num forno convencional - mas os alimentos assim cozinhados são até, em geral, mais saudáveis, porque se cozinha com menos gordura! :D

Eu a tentar explicar isso à minha mãe no outro dia e ela não acreditou e foi comprar 1 protecor para a comida :shock:

Já agora eu li uma coisa queuma ginecologista recomendou 1 mulher a distanciar se cerca de 1 m do microondas por acuda da radiação. Supostamente a radiação emitida para os alimentos não deveria fciar só no microondas, ele deve ter algo isolante não? :lol:

Se calhar cozinhava uranio :D
Quando colocas uma carga numa campo eléctrico ela sofre uma força? lol. deve ser deve. o que tu queres sei eu pah!
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Re: Microondas-cozinhados

Mensagempor vmsousa em Quarta Jul 22, 2009 11:04 pm

Se assim considera, o que tem a dizer (no detalhe) à informação que se encontra nos seguintes endereços:

http://www.mercola.com/article/microwave/hazards.htm
http://www.ecolnews.com.br/microondas.htm
http://www.laleva.cc/pt/ambiente_pt/microondas.html

Obrigado jap.
vmsousa

Registado: Domingo Jul 12, 2009 1:30 pm

Re: Microondas e Saúde

Mensagempor Ângela Guerra em Quarta Jul 22, 2009 11:23 pm

Não li tudo, mas por exemplo: quando dizem que o sangue que se usa nas transfusões é aquecido, ele não será aquecido para matar alguns microorganismos indesejados? Isso explicaria o facto de não se poder aquecer o sangue no microondas...
O artigo inteiro parece uma série de conclusões precipitadas e dogmáticas. :?
Físico - quer saber como tudo funciona. Inventa o que for preciso para investigar novos fenómenos. Parte a cabeça a tentar compreender coisas que ainda ninguém percebeu. Tem grande dificuldade em interessar os amigos (que não são físicos) naquilo que faz.
Ângela Guerra
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Domingo Maio 11, 2008 8:38 pm

Re: Microondas e Saúde

Mensagempor vmsousa em Quinta Jul 23, 2009 11:11 pm

Ângela Guerra Escreveu:Não li tudo, mas por exemplo: quando dizem que o sangue que se usa nas transfusões é aquecido, ele não será aquecido para matar alguns microorganismos indesejados? Isso explicaria o facto de não se poder aquecer o sangue no microondas...
O artigo inteiro parece uma série de conclusões precipitadas e dogmáticas. :?

Nos documentos que indexei existem várias considerações supostamente confirmadas que importa analisar de forma concreta.
vmsousa

Registado: Domingo Jul 12, 2009 1:30 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante