electrão

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Mensagempor RicardoCampos em Quinta Abr 17, 2008 5:39 pm

O que eu queria dizer é que antes de definir uma coisa há que provar a sua existência. Por exemplo, eu nao posso definir P := "Menor temperatura existente" sem antes provar que de facto existe uma menor temperatura.

Se não podia andar a dizer "Seja Z o menor número real positivo". O que é estupido, pois naturalmente (ou realmente?) não ha um menor numero real positivo.
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor kanixe em Quinta Abr 17, 2008 6:02 pm

Então no fund quando eu digo que um corpo emite radiação porque está a uma certa temperatura, essa radiação é a que eu estava a falar, ou seja o campo electromagnetico que os electrões e afins produzem quando estão em movimento?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Mensagempor jap em Quinta Abr 17, 2008 6:25 pm

kanixe Escreveu:Então no fund quando eu digo que um corpo emite radiação porque está a uma certa temperatura, essa radiação é a que eu estava a falar, ou seja o campo electromagnetico que os electrões e afins produzem quando estão em movimento?

Um átomo por si só, no estado fundamental não emite radiação. O movimento dos electrões em torno do núcleo não causa emissão de radiação (segundo a teoria electromagnética clássica sim, mas é uma previsão errada do electromagnetismo clássico). A emissão e absorção de radiação ocorre apenas quando um electrão transita entre diferentes estados electrónicos (se preferires, entre as várias orbitais possíveis segundo a mecânica quântica).

Mas não tens nunca um átomo isolado, qualquer corpo é constituído por muitos átomos, em permanente agitação e trocando energia entre si (alguns átomos absorvem energia, que é depois absorvida por outros, etc. No caso dos metais, que têm electrões "livres" a circular por entre uma "rede" de núcleos, os níveis de energia possíveis para os electrões formam "bandas" e a situação é um pouco distinta.

Curiosamente, o espectro emitido por um corpo em equilíbrio térmico a uma certa temperatura T, resultado de todos estes processos de absorção e re-emissão é próximo do espectro de um corpo ideal designado por "corpo negro". Este espectro tem algumas características muito surpreendentes (não explicadas pelas leis clássicas da física) e foi na tentativa de explicar este espectro que nasceu a mecânica quântica...! :D
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor kanixe em Quinta Abr 17, 2008 7:08 pm

m interessante. Mas é estranho, ser uma carga em movimento e não emitir no estado fundamental
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Anterior

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante