electrão

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

electrão

Mensagempor davidfsilva em Segunda Abr 14, 2008 10:28 pm

Mais uma vez olá a todos!Vou-me então estrear com a minha primeira dúvida no fórum!
Ja li sobre isto e já me explicaram,mas nunca consigo ficar com o conceito bem interiorizado,de maneira a que possa passar a mensagem a outros.
O que é definido como onda de probabilidade é o comportamento do electrão ou o próprio electrão?
Pergunto isto porque tinha como certo que a onda de probabilidade era uma abstracção matemática que usávamos para definir o comportamento do electrão(e as outras partículas atómicas?outra dúvida que tenho!),mas noutro dia numa aula um professor meu disse que se levasse com um tijolo na cabeça podia chegar ao hospital e dizer que tinha sido atingido por um conjunto de ondas de probabilidade.Ao que eu contestei,dizendo que não seria possível , pois as ondas de probabilidade não são algo físico ,mas sim abstração.
davidfsilva

Registado: Segunda Abr 14, 2008 12:27 pm

Mensagempor jap em Segunda Abr 14, 2008 10:35 pm

Sim, apesar de tudo :lol:, uma coisa é o electrão, outra a função de onda que descreve o comportamento do electrão. Embora os Físicos Teóricos tendam a confundir a coisa com a descrição da coisa (e muitas entidades em Física tendem a confundir-se com a descrição matemática que fazemos delas, à medida que avançamos nas teorias!), prefiro, ainda assim, "conceber" um electrão como uma partícula e não como uma abstracção matemática! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor davidfsilva em Terça Abr 15, 2008 7:50 pm

Obrigado.
Posso então afirmar que o electrão é uma particula?
Outra coisa que não consegui perceber ainda,foi como é que se chegou à ideia que os protões e neutrões também têm comportamento probabilístico(têm?).
davidfsilva

Registado: Segunda Abr 14, 2008 12:27 pm

Mensagempor jap em Terça Abr 15, 2008 8:01 pm

davidfsilva Escreveu:Obrigado.
Posso então afirmar que o electrão é uma particula?
Outra coisa que não consegui perceber ainda,foi como é que se chegou à ideia que os protões e neutrões também têm comportamento probabilístico(têm?).

Podes afirmar que o electrão é uma partícula (até vem catalogado nos "catálogos de partículas elementares, na família dos leptões!"), mas atenção: nalgumas circunstâncias o comportamento de um electrão não é de todo o que se espera de uma partícula clássica - exibe comportamentos típicos das ondas. Mas quando se detecta um electrão detecta-se mesmo algo discreto, nunca ninguém detectou um 1/2 electrão ou 1/4 de electrão, ou "migalhas" de um electrão. No entanto um electrão por vezes parece estar espalhado por toda a parte, como uma onda, no sentido em que o detectamos, com uma certa probabilidade, numa zona extensa do espaço. Mas quando se detecta ele está lá todinho!

Interessante e perplexante, não é? :roll:

A forma como se chegou à conclusão que as partículas têm um comportamento associado a uma onda (de probablidade) é uma longa história - da qual se contou um episódio na última sessão do Quark! em Coimbra, by the way. Há um protagonista interessante nessa história, o duque Louis de Broglie.

Quando tiver tempo, iniciarei aqui essa saga. :P
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Nuno Aguiar em Terça Abr 15, 2008 9:39 pm

lol, eu tb estava lá nessa aula do Dr Barbedo, foi muito hilariante.. :lol: visto que o professor disse que se o médico tivesse profundos conhecimentos de Física de particulas, que poderia concordar com o paciente que foi atinjido pelo tijolo (onda de probabilidade) :D
Nuno Aguiar
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Abr 18, 2007 9:01 pm

Mensagempor kanixe em Quarta Abr 16, 2008 7:05 pm

digam-me uma coisa que não tem nada a haver. O electrão tem carga, quando anda a volta do nucleo do atomo gera um campo electromagnético, então um atomo por si só, emite radiação?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Mensagempor sagardipak em Quarta Abr 16, 2008 8:14 pm

kanixe Escreveu:digam-me uma coisa que não tem nada a haver. O electrão tem carga, quando anda a volta do nucleo do atomo gera um campo electromagnético, então um atomo por si só, emite radiação?

Oui! Todo o átomo emite radiação. Acho eu...
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor kanixe em Quarta Abr 16, 2008 9:39 pm

sagardipak Escreveu:
kanixe Escreveu:digam-me uma coisa que não tem nada a haver. O electrão tem carga, quando anda a volta do nucleo do atomo gera um campo electromagnético, então um atomo por si só, emite radiação?

ha ok, não sabia. Pensava que para emitir radiação ou tavas a uma temperatura ou reflectias a que recebias
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor sagardipak em Quarta Abr 16, 2008 9:44 pm

kanixe Escreveu:
sagardipak Escreveu:

ha ok, não sabia. Pensava que para emitir radiação ou tavas a uma temperatura ou reflectias a que recebias

E é verdade. Só que essa temperatura é acima dos 0K, o zero absoluto. Como o zero é inatingível e todo o corpo acima do zero emite, então todo o corpo emite. :)

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quarta Abr 16, 2008 9:54 pm

podias enfiar a expressão "logo, por definição," por aí... para o ricardo conseguir perceber...
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor RicardoCampos em Quarta Abr 16, 2008 9:58 pm

Ah, agora já percebo! :P

Mas antes de se definir assim, há que provar a sua existência :)
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor sagardipak em Quarta Abr 16, 2008 9:59 pm

Como assim? Vou tentar exprimir-me melhor, então.

Todo o corpo tem uma temperatura.
A temperatura mais baixa para um corpo é 0 Kelvin.
O 0 Kelvin é inatingível.

Logo, todo o corpo tem uma temperatura acima dos 0 Kelvin.

Todo o corpo acima dos 0 Kelvin emite radiação.

Logo, e pela definição, todo o corpo emite radiação.
última vez editado por sagardipak s Quinta Abr 17, 2008 11:01 am, editado 1 vez no total

IPhO 2009, México
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Quarta Abr 16, 2008 10:13 pm

logo, e pela definição, todo o corpo emite radiação :D

nunca mais recebo o raio do mail ricardo :?
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor kanixe em Quinta Abr 17, 2008 3:57 pm

mas no zero kelvin, ha emição pelo simples facto do electrão andar a volta do nucleo?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor hexphreak em Quinta Abr 17, 2008 4:32 pm

kanixe Escreveu:mas no zero kelvin, ha emissão pelo simples facto do electrão andar a volta do nucleo?

O zero absoluta é uma impossibilidade, não só prática mas teórica, por isso não faz muito sentido falar do que quer que seja a essa temperatura :wink:

Na verdade, a temperatura existe por causa da energia dos átomos (e não ao contrário). Se um átomo emite radiação, é porque a absorveu (os electrões podem absorver fotões e mudar de nível de energia), e é esta energia absorvida que resulta na temperatura :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes