Velocidade da luz

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Mensagempor Zé Teixeira em Domingo Maio 11, 2008 7:05 pm

necromancer Escreveu:ahh... eu nao concorco com isso, simplesmente porque nao pode ser assim, (agora vou parecer bue einstein mas...) a fisica tem de ser expressa em coisas simples e lindas e isso nao e lindo xD

inda nao tenho provas para refutar a velocidade da luz ser o maximo mas qd tiver vou receber um dos meus mts nobels xD

mas isso parece ser uma "cheap excuse" para provar que a velocidade da luz e maxima

Se supusermos que a velocidade da luz não é independente do referencial, temos de aceitar que há algum referencial em relação ao qual a velocidade da luz mede um certo valor, digamos, c. Mas isto obriga-nos a aceitar que há um referencial absoluto e, se aceitarmos isto, estaremos a cair outra vez no erro do Éter.

A experiência de Michelson-Morley tentou detectar a existência do Éter e falhou. Eventualmente, apareceu a Relatividade, que permitiu explicar o resultado estranho dessa experiência. Permitiu também prever e descrever vários outros fenómenos correctamente.

A Relatividade, como qualquer outro modelo científico, não pretende ser a verdade absoluta sobre o universo. É "só" um modelo que descreve o que observamos. Como é um bom modelo, continuamos a utilizá-lo.
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

Mensagempor RicardoCampos em Domingo Maio 11, 2008 7:45 pm

Na realidade nós (entenda-se, nós = os físicos) gostamos de utilizar modelos que funcionam e não modelos que expliquem propriamente como as coisas funcionam.

Newton é espectacular para tudo, em geral, mas só deixamos de o utilizar quando ele não funciona :P
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor necromancer em Domingo Maio 11, 2008 7:52 pm

nao entendo porque e que precisamos de usar o eter. Sim hade haver um referencial que a velocidade da luz seja c mas n precisa estar no ether pois o c e apenas um numero, p.e. exemplo num referencial a velocidade da luz e c, e no outro e c+v isso apenas nos diz que a velocidade da luz nao e tao importante como pensavamos.

E outra coisa que inda nc percebi mt bem, se admitirmos que a velocidade da luz e maxima, e se a admitirmos que a luz e sugada por buracos negros, estamos a dizer que existe a actuaçao de uma força logo existe a velocidade da luz e acelerada.

(apesar de ter um pequeno erro, pois a massa dos fotoes e 0 o que ira tornar a força 0, mas tb se a força fosse 0 ela nao iria ser sugada, logo das duas uma ou a mitica expreçao F=ma esta errada, ou o nosso conhecimento da luz esta errado...i guess)
necromancer
gluão
gluão

Registado: Quarta Maio 07, 2008 10:02 pm

Mensagempor hexphreak em Domingo Maio 11, 2008 8:20 pm

necromancer Escreveu:E outra coisa que inda nc percebi mt bem, se admitirmos que a velocidade da luz e maxima, e se a admitirmos que a luz e sugada por buracos negros, estamos a dizer que existe a actuaçao de uma força logo existe a velocidade da luz e acelerada.

(apesar de ter um pequeno erro, pois a massa dos fotoes e 0 o que ira tornar a força 0, mas tb se a força fosse 0 ela nao iria ser sugada, logo das duas uma ou a mitica expreçao F=ma esta errada, ou o nosso conhecimento da luz esta errado...i guess)

Quando te viras para a relatividade geral, e falas em gravidade, passas a falar em deformações do espaço-tempo, e percebe-se facilmente o desvio da luz. Ou do que quer que seja, tenha ou não massa, seja ou não acelerado. E sim, F = ma não é válida :P Mas estando a estudar Física já sabes isso.

No entanto, tudo o que apresentas aqui é pura especulação. Não tens bases para a substanciar, nem nós temos bases para refutar a(s) teoria(s) da relatividade. Por outro lado também não é esse o objectivo do fórum...
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor necromancer em Domingo Maio 11, 2008 8:25 pm

Pois , ainda nao tenho bases, mas vou te-las e graças a isso ganharei um dos meus nobels previstos xD
necromancer
gluão
gluão

Mensagempor sagardipak em Domingo Maio 11, 2008 8:29 pm

necromancer Escreveu:Pois , ainda nao tenho bases, mas vou te-las e graças a isso ganharei um dos meus nobels previstos xD

Ainda tens de suar um bom bocado :wink: E vais levar com muita relatividade em cima...

Fernando Pessoa Escreveu:Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor necromancer em Domingo Maio 11, 2008 8:47 pm

Como o meu professor de fisica do meu primeiro 12 me disse,

"Fisico que e fisico ri-se das advercidades"

Fernando Pessoa nao sabia o que escrevia... Ricardo Reis e que sabia escrever

xD

E por uma coisa ser dificil quase impossivel nao quer dizer que nao e possivel fazer. Antes era impossivel o homem chegar a lua, e olhem agora... "montes de gentes na lua", e agora dizem que e impossivel passar a velocidade da luz, daqui a "uns" anos veremos xD
Aim for the sun and you may reach the moon
necromancer
gluão
gluão

Mensagempor Pedro Melo em Segunda Maio 12, 2008 12:21 am

acho que li em qualquer lado que a relatividade geral é compativel com particulas que se movam a uma velocidade superior a c, desde que seja superior a c em qualquer referencial.
It doesn't matter what you can do, only what you choose to do.
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 28, 2008 5:41 pm

Mensagempor necromancer em Segunda Maio 12, 2008 7:45 am

Nao, penso que leste mal, pois um dos postulados do einstein foi que nada pode atingir a velocidade da luz. Apesar de ser um postulado da relatividade restrita, nao faria sentido ele contradizer-se no relatividade geral. Penso eu
necromancer
gluão
gluão

Mensagempor Pedro Melo em Segunda Maio 12, 2008 6:41 pm

Não, parece que é mesmo assim. A relatividade geral parece ser compatível com partículas que se movam a uma velocidade de valor v superior a c, os taquiões, desde que v>c para todos os referenciais.
It doesn't matter what you can do, only what you choose to do.
Pedro Melo
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Fev 28, 2008 5:41 pm

Mensagempor Simbelmyne em Segunda Maio 12, 2008 7:37 pm

It is impossible to travel faster than the speed of light, and certainly not desirable, as one's hat keeps blowing off.

Woody Allen
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Mensagempor necromancer em Terça Maio 13, 2008 7:05 am

Sim tens razao foi falha minha, o que o outro dizia era que nao e possivel acelerar uma particula ate a velocidade da luz.

Mas se o sr einstein soubesse disso tb nao iria gostar, pois para ele td e "lento" nada e mais rapido que a luz. (i guess)

E taquioes tb sao particulas hipoteticas. mas se tais particulas hipoteticas existissem, poderiamos tentar perceber o seu mecanismo para andar a mais de c e poderiamos usar para nos msm.
necromancer
gluão
gluão

Mensagempor hexphreak em Terça Maio 13, 2008 4:03 pm

Falas como se os taquiões tivessem a intenção de andar mais depressa do que a luz :lol: De qualquer maneira, a teoria da relatividade geral não proibe os taquiões, proibe é que eles se desloquem a velocidades inferiores à da luz. Ou seja, a barreira continua a não ser ultrapassada, quer de cima, quer de baixo.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor necromancer em Quarta Maio 14, 2008 11:15 am

Nao, o que apenas quis dizer e que para eles conseguirem a mais de c devem ter alguma coisa de diferente de nos, mas continuo a dizer que essa barriers are meant to be broken xD
necromancer
gluão
gluão

Mensagempor Zé Teixeira em Quarta Maio 14, 2008 9:27 pm

necromancer Escreveu:Nao, o que apenas quis dizer e que para eles conseguirem a mais de c devem ter alguma coisa de diferente de nos, mas continuo a dizer que essa barriers are meant to be broken xD

Têm uma coisa diferente, sim: têm massa imaginária.
Zé Teixeira
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 18, 2006 9:33 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes