Física em Portugal

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Mensagempor jap em Quinta Mar 13, 2008 9:32 pm

Em Coimbra, não há ramos na Licenciatura em Física, só especializações ao nível do Mestrado. Na prática, aliás, o espaço para "diferenciação" de um bom curso de Física ao nível dos 3 primeiros anos é muito escasso, é uma verdade aceite, pelo que, as diferenças que vocês poderão encontrar entre os planos de estudos das Universidades portuguesas para estes cursos, a este nível, são basicamente "cosméticas".

Apesar de não haver ramo formal de "Astrofísica" na licenciatura, na prática o aluno pode escolher fazer a Lic em Física com um menor em Ciências do Espaço, que são 5 disciplinas a escolher entre as seguintes:

Elementos de Astronomia
Geofísica
Introdução à Astrofísica
Geosistemas
Mecânica Celeste
Sistemas Espaciais de Posicionamento e Navegação
Óptica (*)
Física Moderna (*)
Introdução à Física (*)

(*) estas disciplinas são para alunos de outras licenciaturas, que não Física (p.exe. Matemática, que escolham este menor).

Há ainda mais uma disciplina de "astronomia e astrofísica" no tronco comum e outras onde se abordam assuntos afins a esta área, como a Teoria da Relatividade.

O plano de estudo pode ser consultado aqui:

http://www.fis.uc.pt/pt/ensino/ensino.php?box=f

e a lista completa dos menores que um aluno de Física (muito variada) aqui:

http://www.fis.uc.pt/pt/ensino/plmnrs_.php
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor luisdias em Sexta Mar 14, 2008 6:53 pm

Simbelmyne, se eu quiser seguir astrofísica tenho que ter primeiro aquelas disciplinas do 1º e 2º anos e só depois escolher o ramo de astrofísica no 3º ano? :?:

Já agora, e desculpa a minha ignorância, o que é a FCSE? :?: :oops:
luisdias
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Mar 09, 2008 10:11 pm

Mensagempor luisdias em Sexta Mar 14, 2008 7:10 pm

Surgiu-me outra dúvida: O que faz um engenheiro físico? :oops: :?:
luisdias
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Sexta Mar 14, 2008 8:09 pm

luisdias Escreveu:Surgiu-me outra dúvida: O que faz um engenheiro físico? :oops: :?:

Essa talvez eu possa responder (ou não :lol:). Cá vai um scan do marcador de livros que surripiei no dia aberto da faculdade, sobre o meu curso! :)

Imagem
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Mar 14, 2008 8:11 pm

Uau engº fisico tem os meus dois intresses primários: Tecnologia (que levo ao limite a jogar Crysis :lol: ) e Física(que levo ao limite a aprender aqui no Quark! :wink: ). Se calhar vou para engº físico..
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Mar 14, 2008 8:17 pm

Ainda acerca do post anterior, não se pode responder a esta questão, mas o prof. tirou o curso de física ou engª fisica? :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor Simbelmyne em Sexta Mar 14, 2008 8:40 pm

luisdias Escreveu:Simbelmyne, se eu quiser seguir astrofísica tenho que ter primeiro aquelas disciplinas do 1º e 2º anos e só depois escolher o ramo de astrofísica no 3º ano? :?:

Já agora, e desculpa a minha ignorância, o que é a FCSE? :?: :oops:

Formação Cultural, Social e Ética

e sim, primeiro tens aquelas disciplinas no 1º e 2º ano e depois escolhes astrofísica (ou uma das outras duas) no 3º.

mas ainda tenho que ver os planos de estudo a sério. geofísica parece giro.
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Mensagempor jap em Sexta Mar 14, 2008 8:50 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Ainda acerca do post anterior, não se pode responder a esta questão, mas o prof. tirou o curso de física ou engª fisica? :roll:

Eu sou Físico, não sou engenheiro! :lol:

A minha especialidade é a Física da Matéria Condensada, o meu doutoramento foi sobre a utilização de dispersão de neutrões e radiação de sincrotrão no estudo das propriedades magnéticas de materiais exóticos designados na comunidade por nomes igualmente exóticos tais como "Heavy fermions". :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor Bruno Oliveira em Sexta Mar 14, 2008 8:57 pm

Obrigado por me ter esclarecido, mas uma coisa em que não consigo deixar de pensar é na quantidade de anos que o prof. não deve ter passado para dominar a fisica da maneira com o faz, que na minha opinião é brilhante.. :wink:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor luisdias em Sábado Mar 15, 2008 8:35 pm

Já agora aproveito a conversa para fazer uma pergunta ao prfessor, não leve a mal :wink: :

Quando é que o senhor começou a perceber que queria ser um físico? E o que fez depois de o saber? :?:

Ah! Ia-me esquecendo, obrigado Simblemyne :wink: e Manuelmarque :wink: por terem respondido à minha ignorância :lol:
luisdias
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor jap em Sábado Mar 15, 2008 10:02 pm

luisdias Escreveu:Já agora aproveito a conversa para fazer uma pergunta ao prfessor, não leve a mal :wink: :

Quando é que o senhor começou a perceber que queria ser um físico? E o que fez depois de o saber? :?:
(...)

Na realidade, desde muito pequeno que desejava ser cientista. :D
Já tinha devorado muitos livros de divulgação científica (havia muito menos do que há hoje, mas também havia alguns bons livros!) pelos 12 -13 anos e até tinha um pequeno laboratório em casa onde fazia muitas experiências de electricidade e de química - felizmente nunca peguei fogo à casa. :lol:

Com 15-16 anos sabia muita química (tinha lido excelentes livros, como o inolvidável "Química - uma ciência experimental" de G. Pimentel) e tinha frequentado o curso de "Quimicotecnia" no meu liceu - a escola secundária Nun'Álvares, em Castelo Branco. Era um excelente curso, muito prático mas aprendia-se também muita teoria!

À medida que fui avançando nos meus estudos no secundário fiquei cada vez mais fascinado pela Física - e aqui também aprendi, de forma autodidacta, muita Física com livros que ia adquirindo, para além de ter tido muito boas professoras de Física que souberam estimular o meu interesse por estes assuntos.

Assim, quando chegou a hora de decidir escolher um curso, no 12º ano, a minha escolha caiu naturalmente pela Licenciatura em Física. Era óbvio que este curso era (é) o que permitia obter um conhecimento mais abrangente de como funciona o Universo! :lol:

Por razões familiares, vim para Coimbra e não me arrependo nem do curso nem da Universidade que escolhi. :wink:
última vez editado por jap s Terça Mar 18, 2008 1:13 am, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor luisdias em Domingo Mar 16, 2008 4:57 pm

Bom, é fascinante e engraçado ao mesmo tempo, pois também eu vivo mais ou menos isso, mas não é com a química, é com a biologia :D .

Mas agora começo a fascinar-me cada vez mais pela física à medida que vou aprendendo coisas novas :D

Obrigado por disponibilizar algum do seu tempo para falar da sua experiência de vida, professor.

Respeitosamente, luisdias. 8)
luisdias
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor FF em Segunda Mar 17, 2008 8:30 pm

>>>Surgiu-me outra dúvida: O que faz um engenheiro físico?

Boa pergunta. Tenho reparado que para muitas pessoas a dificuldade não é definir Física, mas sim o que é Engenharia :) por isso aqui vai já uma definição formal de engenharia:

A profissão em que o conhecimento da matemática e das ciências da natureza adquirido pelo estudo, experiência e prática é aplicado, com discernimento , no sentido de desenvolver maneiras de utilizar de forma rentável os materiais e forças da natureza para o benefício da humanidade.

Podemos usar também a definição mais simples - os engenheiros resolvem problemas - do inglês "engineers are problem solvers". Um engenheiro físico tem pois de utilizar os seus conhecimentos de Física Moderna em tarefas relacionadas com as modernas tecnologias, que estão baseadas nestes conceitos. É aqui que o Engenheiro Fisico está em vantagem sobre os outros engenheiros que não passaram da Fisica Clássica elementar – quem consegue perceber os novos materiais e a optoelectrónica sem saber Mecânica Quântica?

Por outro lado, o tipo de formação pluridisciplinar dada aos Engenheiros Físicos prepara-os para o mundo real do trabalho em que cada vez mais as tarefas do Engenheiro são cada vez menos rotineiras e precisam de criatividade e capacidade de ser competitivo. Talvez por isso , o artigo da Wikipedia portuguesa sobre a Engenharia Física, que é muito pobrezinho, diz erradamente que esta é um ramo da engenharia sem uma área de atuação definida. :oops: A EF tem muitas áreas de atuação e são bem definidas!

Encontram também informação sobre os empregos dos Engenheiros Físicos em https://mars.fis.uc.pt/ef/ - o site da EF na Universidade de Coimbra.
Francisco Fraga
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Mensagempor hexphreak em Segunda Mar 17, 2008 8:35 pm

FF Escreveu:(...) É aqui que o Engenheiro Fisico está em vantagem sobre os outros engenheiros que não passaram da Fisica Clássica elementar – quem consegue perceber os novos materiais e a optoelectrónica sem saber Mecânica Quântica?

Mas para sermos justos, é preciso referir que qualquer bom engenheiro, seja de que área for, está sempre a rever e actualizar os seus conhecimentos. Por culpa disso é que ainda recebemos cá em casa as revistas de Optoelectrónica (Photonics, etc.) que o meu pai assinou quando andou nos cursos de formação :lol:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor kanixe em Segunda Mar 17, 2008 8:43 pm

em engenharia electrónica o que se aprende de fisica? (excepto electromagnetismo e ondas, como é obvio)
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante