Física em Portugal

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Física em Portugal

Mensagempor luisdias em Terça Mar 11, 2008 7:18 pm

Olá!
Tenho umas dúvidas, já há um tempinho, não propriamente de física em si mas como esta actividade se desenrola em Portugal.

As questões são as seguintes e coloco-as directamente a alguém entendido na matéria (um professor ou um aluno universitário por exemplo):

Será que é seguro tirar um curso de física nos dias de hoje e em portugal? :?:

No que toca a emprego, quais as garantias? :?:

Também ouvi dizer que o curso de física não é para quem gosta mas sim para quem pode ("cranios") - eu adoro física, mas não sou propriamente um "cranio" -

Será que o curso é realmente difícil? :?:

Gostaria que me respondenssem, se não for incómodo.

Respeitosamente - Luís Dias
luisdias
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Mar 09, 2008 10:11 pm

Mensagempor Simbelmyne em Terça Mar 11, 2008 7:40 pm

não / nenhuma / não (pelo menos espero que não, ou vou fazer companhia a um certo provável futuro engenheiro) / não

digo eu. pelo menos não estou a contar arranjar emprego em Portugal, porque não quero ir dar aulas. mas há aqui no fórum quem te saiba responder melhor que eu :)

estás a pensar ir para física/astronomia/astrofísica? :D

PS: Antes que o Ricardo diga, vai para Física em Coimbra!
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Re: Física em Portugal

Mensagempor hexphreak em Terça Mar 11, 2008 8:19 pm

luisdias Escreveu:Também ouvi dizer que o curso de física não é para quem gosta mas sim para quem pode ("cranios") - eu adoro física, mas não sou propriamente um "cranio" -

Será que o curso é realmente difícil? :?:

Não consigo responder às outras perguntas, mas só há um curso que eu saiba que é verdadeiramente para talentos natos, e esse é Matemática Pura :wink: IMO os cursos de Física não são difíceis com trabalho, assim como os de Eng.ª Física, mas não tenho experiência directa por isso posso estar errado :) Por outro lado, ser um bom física é completamente diferente, e como quase tudo já requere uma boa dose de talento juntamente com o trabalho.

P.S.: Não me digas que não gostavas de fazer companhia a um certo provável futuro engenheiro, Mariana :P
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Terça Mar 11, 2008 9:22 pm

Luís,

Nem só os "génios" tiram cursos de Física - isso é uma ideia muito difundida mas completamente errada! :D

Agora é claro que um curso de Física é mais difícil do que muitos outros cursos mais descritivos e menos "analíticos" - por exemplo, pessoas que tenham dificuldades em Matemática (é a nossa linguagem!) acharão porventura um curso de Física bastante difícil.

Mas para quem gosta de Física e não tenha dificuldades com a Matemática, e esteja preparado para trabalhar bastante - a Física é um curso muito bonito e que permite ver mais além, muito mais além do que *qualquer* outro curso. Portanto, acho (embora seja suspeito!) que do ponto de vista da satisfação intelectual, não há certamente melhor curso! :D

Quanto à empregabilidade, a regra de ouro é: quem é bom, mesmo bom (em qualquer curso!) não tem dificuldades de emprego! :P

Acresce que nos índices recentemente publicados pelo Governo da empregabilidade, a Física e a Engª Física até se saem muito bem! Claro que o estudo reflecte a empregabilidade no passado recente e não é garantia do que se passará no futuro, mas deixo-te aqui um gráfico elucidativo do ranking da empregabilidade dos vários cursos da FCTUC, medidos a 10 anos e a 3 anos. Como vês, a posição quer da Engª Física quer da Física é muito lisonjeira! :wink:
A Engª Física ocupa actualmente o 3º lugar no ranking da empregabilidade (a 3 anos e melhorou dos 10 anos para os 3 anos) e a Física também está bem, embora tenha perdido alguns lugares devido a alguma maior dificuldade de empregabilidade dos alunos do "ramo educacional", ou seja, professores do secundário de F&Q.

Imagem

(a amarelo a posição ("ranking") de empregabilidade dos cursos medida a 3 anos; a azul a mesma posição medida a 10 anos; para ambos os rankings, a engª informática é o curso actualmente de melhor empregabilidade e a antropologia o pior, de acordo com este estudo)

A nível absoluto (porque esta escala é relativa) posso dizer-te que a empregabilidade do curso de Física da FCTUC é mais de duas vezes melhor do que a média nacional de todos os cursos!

Esta empregabilidade é medida de forma simples através do número de desempregados normalizado ao número de licenciados na área.
última vez editado por jap s Terça Mar 11, 2008 10:07 pm, editado 2 vezes no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Mar 11, 2008 10:04 pm

Wow that`s remarkable :shock:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor luisdias em Quarta Mar 12, 2008 6:56 pm

Bom, agora já estou mais esclarecido e sendo assim, ainda vou considerar o meu futuro. :wink:

Gostava muito de seguir física teórica, mas também gosto muito de astronomia. Bom ainda tenho algum tempo para pensar, e sonhar nunca fez mal a ninguém... :roll:

Mais uma vez, muito obrigado professor. :D

P.S.: Ouvi dizer, e não leve a mal :wink: , que o senhor é de Castelo Branco, posso estar enganado, mas se assim for ainda bem, pois eu também sou de Castelo Branco. :D :?:
luisdias
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor hexphreak em Quarta Mar 12, 2008 7:57 pm

luisdias Escreveu:Gostava muito de seguir física teórica (...)

A verdadeira questão é, queres ser um físico teórico? :lol: (O Prof. pode explicar melhor que eu)

A resposta ao teu P.S. já está na tua apresentação :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor RicardoCampos em Quarta Mar 12, 2008 8:29 pm

Vai para Física em Coimbra :D
\emph{Ricardo Campos}\in \delta \bigcap q\overline{q}
O Matemático-Físico de 2008
RicardoCampos
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Sexta Jun 01, 2007 3:49 pm
Localização: Figueira da Foz/Coimbra/DMUC/DFUC, Paris... E agora Zurique!

Mensagempor Nuno Aguiar em Quinta Mar 13, 2008 4:15 pm

ou então para o Pprto que também não fica nada atrás :lol: lol
Nuno Aguiar
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quarta Abr 18, 2007 9:01 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Mar 13, 2008 5:04 pm

Nuno Aguiar Escreveu:ou então para o Porto que também não fica nada atrás :lol: lol

Ora aí está alguém com bom senso :D Agora até tenho pena de ter votado para cortares o cabelo :lol:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor luisdias em Quinta Mar 13, 2008 6:05 pm

Ainda tenho um ano para pensar o que vou seguir, mas já inclinado para a física, talvez astrofísica ou astronomia ou, quem sabe, física teórica... :)

Quanto a universidades, ainda não sei bem, pois também não estou muito dentro do assunto. :?
luisdias
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Mensagempor manuelmarque em Quinta Mar 13, 2008 8:45 pm

hexphreak Escreveu:
Nuno Aguiar Escreveu:ou então para o Porto que também não fica nada atrás :lol: lol

Ora aí está alguém com bom senso :D Agora até tenho pena de ter votado para cortares o cabelo :lol:

E que tal Engenharia Física no Porto? Isso sim, é que é um grande curso... :lol:

Agora, deixando-me de piadas, é bem verdade que a Física está com perspectivas de emprego razoáveis, sobretudo se trabalhares e fizeres tudo certinho! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor manuelmarque em Quinta Mar 13, 2008 8:45 pm

hexphreak Escreveu:

E que tal Engenharia Física no Porto? Isso sim, é que é um grande curso... :lol:

Agora, deixando-me de piadas, é bem verdade que a Física está com perspectivas de emprego razoáveis, sobretudo se trabalhares e fizeres tudo certinho! :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor Simbelmyne em Quinta Mar 13, 2008 9:11 pm

luisdias Escreveu:Ainda tenho um ano para pensar o que vou seguir, mas já inclinado para a física, talvez astrofísica ou astronomia ou, quem sabe, física teórica... :)

Quanto a universidades, ainda não sei bem, pois também não estou muito dentro do assunto. :?

Isso, isso. Vai fazer-me companhia para astrofísica :P já viste o plano de estudos da FCUL para o ramo Astronomia & Astrofísica?

http://acesso.fc.ul.pt/pdf/fisica.pdf
disciplinas FCSE http://acesso.fc.ul.pt/pdf/disciplinas- ... 7-2008.pdf

se o de Coimbra fosse assim, eu não andava a atirar borrachas ao ar.
Simbelmyne
up-Quark!
up-Quark!

Registado: Quarta Jan 09, 2008 7:58 pm

Mensagempor kanixe em Quinta Mar 13, 2008 9:24 pm

onde é que se ve a empregabilidade dos cursos>?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes