Força electrostática

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Força electrostática

Mensagempor kanixe em Quinta Fev 28, 2008 4:49 pm

Bem a minha duvida é a seguinte:

Imagem

dois protoes se se considerarem como um corpo, tem carga 2 * 1,6 * 10^-19

a força entre elles e o electrão seria F= 2*1,6 * 10^-19*1,6 * 10^-19*k/d2

mas, se eu fizer a representação das forças em cada protão, chego a conclusão k afinal a força resultante entre o corpo de carga 2+ e o electrão já não tem modulo F= 2*1,6 * 10^-19*1,6 * 10^-19*k/d2 :shock:
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Mensagempor manuelmarque em Quinta Fev 28, 2008 6:28 pm

Mas tu estás a considerar os dois protões como um único corpo, de carga +2e? Se sim, só metes a força na carga resultante...

Ah, outra coisa... tu não mencionas a força electrostática que existe entre os dois protões... a não ser que seja um caso análogo ao núcleo de um átomo com Z>1, em que há uma força nuclear (forte, creio eu :roll:) a segurá-los, vai cada um para seu lado! :)

Não percebi muito bem a pergunta... :(
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor kanixe em Quinta Fev 28, 2008 6:57 pm

como posso eu considerar um corpo de carga 2+ se os protoes tem que ficar um ao lado do outro (partindo do pressuposto k estão unidos e k a força nuclear é demasiado forte e não os eixa afastar)
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Mensagempor manuelmarque em Quinta Fev 28, 2008 9:09 pm

Tens que te abstrair um pouco, e assumires os protões como cargas pontuais. Assim, o "centro de carga" será algures na fronteira de um e de outro protão...

A partir daí, é simples calculares a força entre a carga +2e e a carga -e. Mas posso estar errado... :roll:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor kelker em Quinta Fev 28, 2008 10:26 pm

manuelmarque Escreveu:
Ah, outra coisa... tu não mencionas a força electrostática que existe entre os dois protões... a não ser que seja um caso análogo ao núcleo de um átomo com Z>1, em que há uma força nuclear (forte, creio eu :roll:) a segurá-los, vai cada um para seu lado! :)

Sim, é a força forte. A força fraca é a que explica o decaimento de quarks, electrões, neutrinos...
Partilha os teus conhecimentos em sophia.
kelker
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Terça Mar 13, 2007 10:56 pm

Mensagempor Jtiago em Sexta Fev 29, 2008 12:37 am

Relativamente à dúvida do primeiro post, se se reduzirem os protões a um único corpo (realiza-se a abstracção :)), é imprescindível usar um modelo pontual para calcular o valor da força eléctrica entre o sistema dos protões e o electrão, que será, como indicado, F = 2*1,6*10^-19 * 1,6*10^-19*k/r^2, isto é, é o valor da força eléctrica entre uma partícula pontual de carga +2e e uma de carga –e.

Verifica-se ainda que a força eléctrica entre um protão e o electrão é F protão-electrão = 1,6*10^-19 * 1,6*10^-19 k/r^2 = (1,6*10^-19)^2 k/r^2. Se os protões estiverem juntos, este r é aproximado à distância da partícula pontual de carga +2e ao electrão. A partir deste valor pode calcular-se o valor da força eléctrica total que actua sobre o sistema dos dois protões (força exterior) que é o dobro de F protão-electrão, ou seja, é o valor calculado inicialmente para F.

Apontem qualquer incorrecção :D
Jtiago
gluão
gluão

Registado: Domingo Fev 03, 2008 12:54 am

Mensagempor jap em Sexta Fev 29, 2008 12:39 am

Está correcto, é isso mesmo! :D

Obrigado! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin