Bomba de Pneu

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Bomba de Pneu

Mensagempor AlexandreH em Domingo Fev 10, 2008 9:42 pm

Estava tentando uma questão de Termodinamica, e usei 3 raciocinios diferentes pra resolver o problema, mas nem consegui, tipo um problema é descobrir o elemento de volume se for fazer W= integral de pdv....

SE alguem puder ajudar aqui, meu valor não está batendo com o gabarito....

O pneu de um automóvel comtém ar à pressao total de 320kPa e está a 20ºC. Removendo-se a válvula, deixa-se o ar expandir adiabaticamente contra uma pressão externa constante de 100KPa até que as pressões dentro e fora do pneu se igualem. A capacidade calórifica molar do ar é _Cv =5/2R ; o ar pode ser considerado como um gás ideal. Calcule a temperatura final do gás no pneu,Q,W, delta U e delta H por mol do gas no pneu.

*ainda outra duvida na questão é se quando numeros de mol saem do pneu, o volume do pneu diminue? pra mim nao mudava o volume ja que o gas restante sempre ocupa o mesmo volume..... isso ainda estou em duvida.
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Set 09, 2007 9:30 am

Mensagempor jap em Domingo Fev 10, 2008 9:56 pm

Alexandre,

Vou dar aqui um tempinho para o pessoal tentar resolver, uma vez que a Termodinâmica foi um dos assuntos abordados (de forma brilhante pelo meu colega e amigo Prof. Manuel Fiolhais) na última sessão Quarkiana. :P

A menos necessites da resposta de forma urgente, gostava de dar aqui uma chance ao pessoal...

PS: Eles possivelmente não saberão que H é uma grandeza termodinâmica denominada entalpia e é definida por

H = U + PV
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor AlexandreH em Domingo Fev 10, 2008 10:29 pm

OKK!! nao tenho urgencia não.. vou fazer outras , depois retorno a essa novamente, e é de um livro de quimica a questão, eles gostam bem mais de entalpia que os de fisica. tudo bem mas o meu problema era com o trabalho...

Entao se forem tentar,eu acho legal a partir de um problema voce se estimular a estudar um certo assunto desconhecido,para conseguir resolve-lo, ao ives do contrario!!
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Set 09, 2007 9:30 am

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes