Parodoxo hidrostático

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Parodoxo hidrostático

Mensagempor jap em Terça Fev 05, 2008 7:04 pm

Colocaram-me por pm uma questão que tem a ver com a explicação do parodoxo hidrostático, exemplificado por esta imagem:

Imagem

Há uma explicação genérica aqui:

Explicação aqui

Este texto explica, fundamentalmente, porque é que a pressão só depende da altura do líquido nos vasos e não da sua forma.

Mas a questão que me foi posta é a seguinte: Porque é que no caso dos vasos A e B da 1ª figura não "ganha" o vaso com maior peso (de água)? Se pensarem numa balança de pratos em que colocamos os vasos A e B é evidente que o vaso B ganha... :roll:

Conseguem explicar agora, de forma simples, onde é que está o "gato", ou melhor o parodoxo? :P
última vez editado por jap s Terça Fev 05, 2008 7:09 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor kanixe em Terça Fev 05, 2008 7:08 pm

fui eu :D
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jul 16, 2007 10:20 pm

Mensagempor jap em Terça Fev 05, 2008 7:10 pm

kanixe Escreveu:fui eu :D

Não sabia se querias ficar anónimo...não havia razão, é claro, porque a questão é gira...:D.

Mas tens a certeza quando dizes que a tua professora confessou que não sabe explicar isto? :? Este parodoxo "tem barbas" e foi explicado pelo grande Stevin...há muito tempo! :D
última vez editado por jap s Terça Fev 05, 2008 7:12 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor kanixe em Terça Fev 05, 2008 7:11 pm

jap Escreveu:

Não sabia se querias ficar anónimo...não havia razão, é claro, porque a questão é gira...:D.

Mas tens a certeza quando dizes que a tua professora confessou que não sabe explicar isto? :?

se calhar não me fiz entender
última vez editado por kanixe s Quinta Fev 28, 2008 4:40 pm, editado 2 vezes no total
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Re: Parodoxo hidrostático

Mensagempor manuelmarque em Terça Fev 05, 2008 7:12 pm

jap Escreveu:Colocaram-me por pm uma questão que tem a ver com a explicação do parodoxo hidrostático, exemplificado por esta imagem:

Imagem

Há uma explicação genérica aqui:

Explicação aqui

Este texto explica, fundamentalmente, porque é que a pressão só depende da altura do líquido nos vasos e não da sua forma.

Mas a questão que me foi posta é a seguinte: Porque é que no caso dos vasos A e B da 1ª figura não "ganha" o vaso com maior peso (de água)? Se pensarem numa balança de pratos em que colocamos os vasos A e B é evidente que o vaso B ganha... :roll:

Conseguem explicar agora, de forma simples, onde é que está o "gato", ou melhor o parodoxo? :P

Hey, o paradoxo hidrostático! Tinha lá no laboratório de Física da minha antiga escola uma montagem experimental que ilustrava isso mesmo! :D
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor kanixe em Terça Fev 05, 2008 7:13 pm

Porque é que o vaso que tem mais agua não ganha ao outro :cry: lol
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Terça Fev 05, 2008 7:17 pm

kanixe Escreveu:
jap Escreveu:

Mas tens a certeza quando dizes que a tua professora confessou que não sabe explicar isto? :?

ela nao soube mas tb n tinha que saber porque é de bioquimica :D

Deveria saber, já que está habilitada a ensinar física! Mas sempre é melhor, ao menos, assumir que não sabe, do que dizer aos alunos que é assim porque é assim, tem de ser assim, sempre foi assim, vem nos livros que é assim, e que só podem ser idiotas por questionar porque razão é assim! (Há pouco tempo tive um exemplo deste tipo de argumentação por um professor interpelado por um aluno com uma questão pertinente, deste género, a que ele não sabia, evidentemente, responder!) :P
última vez editado por jap s Terça Fev 05, 2008 7:35 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor jap em Terça Fev 05, 2008 7:20 pm

kanixe Escreveu:Porque é que o vaso que tem mais agua não ganha ao outro :cry: lol

Numa balança de pratos, o vaso B ganha ao A, isso é certo. Mas a questão pertinente aqui é: se imaginares uma superfície por exemplo uma membrana) a meio do tubo que liga os vasos A e B, de que lado da membrana se exerce maior força? da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita? Repara que esta força é horizontal...será igual ao peso dos líquidos que estão de ambos os lados? :wink:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor kanixe em Terça Fev 05, 2008 7:22 pm

jap Escreveu:
kanixe Escreveu:
jap Escreveu:

ela nao soube mas tb n tinha que saber porque é de bioquimica :D

Deveria saber, já que está habilitada a ensinar física! Mas sempre é melhor, ao menos, assumir que não sabe, do que dizer aos alunos que é assim porque é assim, tem de ser assim, sempre foi assim, vem nos livros que é assim, e que só podem ser idiotas por questionar que é assim! (Há pouco tempo tive um exemplo deste tipo de argumentação por um professor interpelado por um aluno com uma questão pertinente, deste género, a que ele não sabia, evidentemente, responder!) :P

nop, é o primeiro ano. . mas é assim é que se aprende, mais vale questionar do que aceitar, certo? :lol:
última vez editado por kanixe s Quinta Fev 28, 2008 6:16 pm, editado 2 vezes no total
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor kanixe em Terça Fev 05, 2008 7:25 pm

jap Escreveu:
kanixe Escreveu:Porque é que o vaso que tem mais agua não ganha ao outro :cry: lol

Numa balança de pratos, o vaso B ganha ao A, isso é certo. Mas a questão pertinente aqui é: se imaginares uma superfície por exemplo uma membrana) a meio do tubo que liga os vasos A e B, de que lado da membrana se exerce maior força? da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita? Repara que esta força é horizontal...será igual ao peso dos líquidos que estão de ambos os lados? :wink:

pois parece que não :D então é igual ao que? anda por lá a pressão atmos férica em cima :roll: mas é igual nos dois lados :?
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor MiguelReisOrcinha em Terça Fev 05, 2008 7:42 pm

ok então já se sabe então que a pressão aumenta com a altura de fluido por cima certo?

sabendo isto e sabendo que o ar é um fluido podes pensar assim, a coluna de ar por cima de cada uma das bocas do tubo é constante.

se a altura é constante e a composição da coluna de ar é igual em todos os casos então podemos concluir que a pressão é constante...

a altura é relativa não é? a altura a que eu me encontro é medida a partir de algum sítio, tem tudo a ver com referencial... imagina que medes não a altura da coluna de ar por cima destes tubinhos enigmáticos mas medes a partir do plano do chão (imaginando que a terra é plana isto é, mas não deixa de ser uma boa aproximação para a escala do problema). não obténs a mesma medida em cada um dos 4 casos? então sabes que a pressão sobre cada um dos bocais é a mesma...

eu sei que enrolei um bocadinho mas podias não saber algum dos elementos no que toca a pressão
"My goal is simple. It is a complete understanding of the universe, why it is as it is and why it exists at all."
Hawking
MiguelReisOrcinha
charm-Quark!
charm-Quark!

Registado: Sexta Set 07, 2007 7:22 am

Mensagempor jap em Terça Fev 05, 2008 7:43 pm

kanixe Escreveu:(..)
pois parece que não :D então é igual ao que? anda por lá a pressão atmos férica em cima :roll: mas é igual nos dois lados :?

A força que se exerce numa pequena superfície no interior de um fluido, colocada num certo ponto desse fluido, é sempre igual à pressão nesse ponto do fluido multiplicada pela área da superfície. Essa força é sempre perpendicular à superfície e não depende sequer da inclinação da superfície. Podes experimentar isso com um manómetro submergível. Quando colocas um manómetro destes por exemplo num bidão com água verás que, para a mesma altura do barómetro no interior do líquido, a pressão indicada é sempre a mesma, independentemente da orientação do barómetro, da forma do bidão, etc.

Portanto, e voltando à questão, se imaginares uma membrana colocada a meio do tubo que liga os vasos A e B, em posição vertical, haverá uma força de pressão da esquerda para a direita, dada pela pressão do fluido do lado esquerdo vezes a área da membrana: e do lado direito, há uma força que se exerce da direita para a esquerda igual à pressão do fluido do lado direito vezes a área da membrana.

Concordas? :roll:
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Mensagempor kanixe em Terça Fev 05, 2008 7:53 pm

A area é a mesma logo as pressões tem que ser iguais?

mas então e a massa? :oops:
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor kanixe em Terça Fev 05, 2008 8:01 pm

pelo raciocinio da F = P*A percebo lol.

mas pelo raciocinio dos pesos das massas da água n lol

se m for a massa da agua do lado esquerdo e M do lado direito,:

F1=F2 -» mg = Mg lol
kanixe
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Terça Fev 05, 2008 8:01 pm

kanixe Escreveu:A area é a mesma logo as pressões tem que ser iguais?

mas então e a massa? :oops:

Repara que a pressão, que é o que se transmite num fluido, é a força por unidade de área. Assim o líquido em B tem mais massas, maior peso, mas como a área é maior, vai ter, para a mesma altura, a mesma pressão que o líquido do vaso A! :shock:

Agora, é evidente que a força exercida no fundo do vaso pelo líquido do vaso B é maior que a do líquido do vaso A; mas isso não é problema, porque a reacção do fundo dos vasos (e da mesa onde assenta o dispositivo) toma conta disso... :lol: .

Em suma: é evidente que o peso do líquido de B é bem maior do que o peso do líquido de A; isso nota-se no fundo dos vasos, por exemplo, se colocarmos cada um destes vasos no prato de uma balança, ligando-os por exemplo, por um tubinho flexível, é claro que B desequilibra A. Mas o que se transmite pelo fluido do interior do tubinho não é o peso, mas sim a pressão do líquido. E deste que as alturas das colunas de líquido sejam as mesmas, estas pressões são idênticas, pelo que os fluidos ficam equilibrados à mesma altura - embora os respectivos vasos fiquem bem desequilibrados nos pratos da balança!

Não é giro? :D

Em resumo: o que equilibra os pesos são as reacções do fundo dos vasos...por isso não há paradoxo!

E não te esqueças: o que se transmite num fluido é a força de pressão (não o peso!) e esta só depende da altura da coluna líquido, não da quantidade de líquido!
José António Paixão
jap
Site Admin
Site Admin

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes