Mares e eclipses!

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Mares e eclipses!

Mensagempor AlexandreH em Domingo Fev 03, 2008 11:03 pm

Quando no Brasil é noite e está de maré cheia, no Japão, que esta com uma diferença de 12 horas no fuso horario, sendo manha la entao, como estará a maré japonesa em relaçao a do brasil??

Em uma mesma época do ano, a lua cheia ou a lua nova intensifica mais o fenomeno das mares cheias??

nao sei explicar de fato, exatamente.... mas eu tenho a ideia trabalhada que é a lua nova que mais influi e que quando no brasil é mare cheia, no japao é mare baixa.... estou certo?? PODE EXPLICAR O REAL MOTIVO?? :D
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Set 09, 2007 9:30 am

Mensagempor AlexandreH em Quarta Fev 06, 2008 4:36 am

explicaçoes??? :(
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor hexphreak em Quarta Fev 06, 2008 1:05 pm

Acho que a tua dúvida está esclarecida na Wikipedia :)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor jap em Quinta Fev 07, 2008 12:56 am

Alexandre,

Há de facto muita informação sobre o assunto na Wikipedia e na internet.

O aspecto interessante das marés é a forma elipsoidal que o oceano toma sob a acção conjunto do efeito da atracção da lua e da rotação da terra em torno do centro de massa comum; isto faz com que haja uma periodicidade nas marés de 12 h e não de 24 h.

Talvez gostes de saber que este assunto foi tema de um problema da IPho em Oslo - consegues encontrar o enunciado e a resolução no site oficial da IPhO, de certeza. :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Quinta Fev 07, 2008 12:43 pm

Por falar na IPhO, a prova de 2007 era chocantemente fácil :shock: Resolvi a prova laranja em pouco mais de hora e meia, e a coisa mais complicada que fiz foi aplicar a lei de Gauss para o campo eléctrico de um condensador... Nem imagino o que terão pensado os olímpicos que não puderam ir :?
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor AlexandreH em Sexta Fev 08, 2008 7:37 pm

Eu não pudi ler a vasta quantidade de informação do artigo do wikipedia sobre marés, ocupado, entretanto li bastante mas não entendi uma coisa: ja havia lido em uma apostila de astronomia que falava que a influencia da lua nova é maior que a da lua cheia em respeito a elevação das mares, no entanto ja li em outro local, material didatico, que a influencia de ambas fases da lua; cheia e nova, é a mesma.

QUAL É A VERDADE? :roll:

(ainda nao vi a questao mencionada da ipho)
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor hexphreak em Sexta Fev 08, 2008 7:51 pm

AlexandreH Escreveu:Eu não pudi ler a vasta quantidade de informação do artigo do wikipedia sobre marés, ocupado, entretanto li bastante mas não entendi uma coisa: ja havia lido em uma apostila de astronomia que falava que a influencia da lua nova é maior que a da lua cheia em respeito a elevação das mares, no entanto ja li em outro local, material didatico, que a influencia de ambas fases da lua; cheia e nova, é a mesma.

QUAL É A VERDADE? :roll:

Wikipedia Escreveu:Around new and full moon when the Sun, Moon and Earth form a line (a condition known as syzygy), the tidal forces due to the Sun reinforce those of the Moon. The tide's range is then maximum (...)
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor AlexandreH em Sexta Fev 08, 2008 8:28 pm

DIZ que quando a lua não esta alinhada com o sol e a terra no caso de 90 graus com o siol, quarto crescente por exemplo, é minima, e quando esta alinhada tanto a lua nova quanto a lua cheia causam as mares mais altas e tambem as mares mais baixas 2 vezes ao dia.

pORQUE QUE as atraçoes (modulo) sao as mesmas pra luanova e a cheia, se estao em sentido oposto ao centro da terra??
tipo: na lua nova a resultante devia ser maior... me explica isso, nao entendi a logica da coisa!!
Alexandre Hefren
AlexandreH
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor hexphreak em Sexta Fev 08, 2008 8:43 pm

Parece-me que, assim muito simplisticamente (há vários factores que complicam a explicação, como a profundidade dos oceanos, fricções, etc.), o fenómeno se deve às diferenças na força gravitacional com a distância. A força que a Lua exerce é mais forte nos oceanos do seu lado do que no centro da Terra - causando a primeira "deformação" - mas esta é mais forte do que a exercida no oceano do lado oposto - causando a segunda "deformação". É como se a água de um lado fosse puxada para cima, a Terra um pouco menos, e a água do outro lado ainda menos :roll:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

resposta

Mensagempor falcao em Sexta Fev 08, 2008 11:03 pm

hexphreak Escreveu:Por falar na IPhO, a prova de 2007 era chocantemente fácil :shock: Resolvi a prova laranja em pouco mais de hora e meia, e a coisa mais complicada que fiz foi aplicar a lei de Gauss para o campo eléctrico de um condensador... Nem imagino o que terão pensado os olímpicos que não puderam ir :?

Aonde e que ves as soluçoes das provas??? no forum so tem de alguns anos... :?
falcao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Dez 04, 2007 3:58 pm

Re: resposta

Mensagempor Andre França em Sexta Fev 08, 2008 11:08 pm

falcao Escreveu:
hexphreak Escreveu:Por falar na IPhO, a prova de 2007 era chocantemente fácil :shock: Resolvi a prova laranja em pouco mais de hora e meia, e a coisa mais complicada que fiz foi aplicar a lei de Gauss para o campo eléctrico de um condensador... Nem imagino o que terão pensado os olímpicos que não puderam ir :?

Aonde e que ves as soluçoes das provas??? no forum so tem de alguns anos... :?

Aqui: http://www.jyu.fi/kastdk/olympiads/
IPhO 2006 - Singapura.
Andre França
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Domingo Nov 12, 2006 11:10 am

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes