Rotação da Terra

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Rotação da Terra

Mensagempor Leandro Maia em Quinta Jan 31, 2008 11:53 pm

Sabe esses dias eu tava assistindo aula...ai o professor falou em movimentos da terra...ai eu fui parar pra pensar...Pq a terra gira em torno do prórpio eixo??...e nao encontrei resposta...alguem pode me ajudar??? pode até ser uma coisa bem idiota, mas não consegui me convencer de alguma razão para isso...
Leandro Maia

Registado: Segunda Dez 03, 2007 8:13 pm

Mensagempor jap em Sexta Fev 01, 2008 12:03 am

Olá Leandro,

Em resposta à tua questão, a Terra tem um movimento de rotação em torno de um eixo e não precisa de nenhuma "força" ou "mecanismo" especial para rodar - como está rodando no espaço, e não há, portanto, qualquer tipo de atrito para dissipar a energia de rotação, ela irá manter-se indefinidamente a rodar. Bom, na realidade não é bem assim, a Terra está a diminuir muiiiito lentamente a sua velocidade de rotação porque não é um corpo totalmente rígido - as marés dos oceanos (e também da crosta terrestre" estão provocando uma certa degradação desta energia de rotação, mas um ritmo muito baixo.

Como é que a terra começou a rodar? Provavelmente foi quando se formou este planeta (os detalhes deste processo não são bem conhecidos) que ele adquiriu este movimento de rotação...que continua até hoje e, esperemos, por muitos e muitos anos! :wink:

PS: Faz um post de apresentação na secção "Apresentações" e coloca uma foto ou avatar no teu profile! :wink:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

resposta

Mensagempor falcao em Sábado Fev 02, 2008 3:39 pm

Professor li em algures que o movimento de rotaçao da Terra de deve ao facto do nucleo interno e externo, que é liquido estarem em constante rotação só que em velocidade muito maior que o planeta em si. Essa rotação do núcleo é em virtude do campo magnético dos polos da Terra. Sendo assim, o núcleo exerce a força ao planeta que gira em seu próprio eixo.

Humm sabe me dzer q veracidade desta afirmaçao??
falcao
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Dez 04, 2007 3:58 pm

Re: resposta

Mensagempor manuelmarque em Sábado Fev 02, 2008 3:58 pm

falcao Escreveu:Professor li em algures que o movimento de rotaçao da Terra de deve ao facto do nucleo interno e externo, que é liquido estarem em constante rotação só que em velocidade muito maior que o planeta em si. Essa rotação do núcleo é em virtude do campo magnético dos polos da Terra. Sendo assim, o núcleo exerce a força ao planeta que gira em seu próprio eixo.

Uma das teorias para a existência do campo magnético terrestre é mesmo essa, a do "dínamo gigante". :) Mas há muita controvérsia nesse assunto, porque aliás é algo que é complicado de verificar empiricamente ;).

Mas a causa do movimento... acho que é mesmo aquilo que o professor mencionou, tanto corpo celeste a despenhar-se na superfície terrestre, aquando da sua formação, deve ter gerado algum torque... :)
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Re: resposta

Mensagempor jap em Sábado Fev 02, 2008 4:03 pm

manuelmarque Escreveu:
falcao Escreveu:Professor li em algures que o movimento de rotaçao da Terra de deve ao facto do nucleo interno e externo, que é liquido estarem em constante rotação só que em velocidade muito maior que o planeta em si. Essa rotação do núcleo é em virtude do campo magnético dos polos da Terra. Sendo assim, o núcleo exerce a força ao planeta que gira em seu próprio eixo.

Uma das teorias para a existência do campo magnético terrestre é mesmo essa, a do "dínamo gigante". :) Mas há muita controvérsia nesse assunto, porque aliás é algo que é complicado de verificar empiricamente ;).

Mas a causa do movimento... acho que é mesmo aquilo que o professor mencionou, tanto corpo celeste a despenhar-se na superfície terrestre, aquando da sua formação, deve ter gerado algum torque... :)

O dínamo gigante muito provavelmente existe mesmo, e está na origem do campo magnético terrestre - mas este dínamo (originado pelas correntes do líquido no interior da terra) não é a causa do movimento de rotação da Terra!
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

resposta

Mensagempor falcao em Sábado Fev 02, 2008 4:16 pm

Obrigado :D
falcao
bottom-Quark!
bottom-Quark!