FM

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

FM

Mensagempor Anita em Sábado Jan 26, 2008 6:04 pm

Durante uma aula de física surgiram algumas dúvidas.

Na comunicação a longas distâncias, devido à frequência do sinal eléctrico a transmitir ser muito baixa, é necessário a utilização de uma onda portadora (electromagnética) de elevada frequência. A informação pode ser transmitida variando a frequência da onda portadora (modulação FM).
Mas como o comprimento de onda da onda modulada é bastante pequeno, é necessário colocar antenas retransmissoras para que o sinal a transmitir não se perca. Certo?

As dúvidas são:
Que processos ocorrem nas antenas retransmissoras e porque é que a frequência de um mesmo sinal de uma rádio (ex: RFM, Mega-FM, etc) varia de local para local??

Podem-me ajudar?
Anita

Registado: Sexta Jan 25, 2008 2:29 pm

Re: FM

Mensagempor manuelmarque em Sábado Jan 26, 2008 6:38 pm

Anita Escreveu:Durante uma aula de física surgiram algumas dúvidas.

Na comunicação a longas distâncias, devido à frequência do sinal eléctrico a transmitir ser muito baixa, é necessário a utilização de uma onda portadora (electromagnética) de elevada frequência. A informação pode ser transmitida variando a frequência da onda portadora (modulação FM).
Mas como o comprimento de onda da onda modulada é bastante pequeno, é necessário colocar antenas retransmissoras para que o sinal a transmitir não se perca. Certo?

As dúvidas são:
Que processos ocorrem nas antenas retransmissoras e porque é que a frequência de um mesmo sinal de uma rádio (ex: RFM, Mega-FM, etc) varia de local para local??

Podem-me ajudar?

Posso estar a dizer asneira, mas creio que a frequência da rádio varia de local para local, para evitar a interferência destrutiva - isto é, como os sinais estão em fase, se duas ondas se encontrassem (na vizinhança do alcance de duas antenas) iriam produzir uma completa aniquilação do sinal. Digo eu... porque faz algum sentido. :roll:
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Mensagempor sagardipak em Sábado Jan 26, 2008 7:18 pm

Acho que não Manuel... A aniquilação de ondas parece-me que é um processo bastante raro... Deve ser um mero acordo entre as várias estações, porque uma rádio na longínqua Maia pode não conseguir a mesma frequência na maravilhosa Braga, por essa já estar ocupada...
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor manuelmarque em Sábado Jan 26, 2008 7:53 pm

sagardipak Escreveu:Acho que não Manuel... A aniquilação de ondas parece-me que é um processo bastante raro... Deve ser um mero acordo entre as várias estações, porque uma rádio na longínqua Maia pode não conseguir a mesma frequência na maravilhosa Braga, por essa já estar ocupada...

Longínqua Maia? Eu digo-te... :twisted:

Sim, é possível. Aliás, aqui na metrópole, é difícil encontrar uma frequência que seja livre de emissões... (quem tem daqueles transmissores FM para ligar o iPod ao rádio do carro é que se deve ver à nora com as interferências... :? )
manuelmarque
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Quinta Nov 16, 2006 7:57 pm

Re: FM

Mensagempor hexphreak em Sábado Jan 26, 2008 8:39 pm

Anita Escreveu:Mas como o comprimento de onda da onda modulada é bastante pequeno, é necessário colocar antenas retransmissoras para que o sinal a transmitir não se perca. Certo?

Não é bem isso. O que acontece é que há ruído que se "infiltra" numa onda, e há um certo nível sinal/ruído a partir do qual a informação é imperceptível. Então há antenas retransmissoras, cuja função é (simplisticamente) capturar a onda, limpá-la de ruído, e retransmiti-la, para que as interferências não se acumulem :)

Anita Escreveu:(...) porque é que a frequência de um mesmo sinal de uma rádio (ex: RFM, Mega-FM, etc) varia de local para local??

As antenas receptoras funcionam de uma maneira muito interessante, por ressonância (basicamente, modula-se a frequência de ressonância para que apenas certos sinais passem para o circuito), e se houver várias ondas com a mesma frequência a chegar à antena, cria-se uma sobreposição e obtens apenas lixo. Aliás, não é bem assim: se uma das ondas for perceptivelmente mais forte, esse sinal predomina, mas no caso mais geral é difícil de prever o resultado.

Não sei se já te aconteceu ir no carro com o rádio ligado e de repente começas a ouvir uma emissora completamente diferente, sem mexer em nada! :shock: Isso é porque a emissão local está na mesma frequência, e é consideravelmente mais forte.
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor sagardipak em Sábado Jan 26, 2008 8:45 pm

Penso que, para além disso, as retransmissões servem para amplificar o sinal, já que a amplitude desce, desce e desce... Tal como numa onda sonora, à medida que o sinal electromagnético se afasta da fonte, torna-se mais fraco. Daí a necessidade de o amplificar.
Nature and nature's laws lay hid in night;
God said "Let Newton be" and all was light.

IPhO 2009, México
Quark! 2007/2008, 2008/2009
sagardipak
strange-Quark!
strange-Quark!

Registado: Sábado Out 20, 2007 9:58 pm

Mensagempor hexphreak em Sábado Jan 26, 2008 8:57 pm

Sim, também o amplificam, porque o meio absorve alguma energia da onda, o que dificulta a recepção. Os circuitos e o software para fazer este género de coisas são muito curiosos e inteligentes, até porque têm de ser altamente eficientes :D
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor FF em Terça Jan 29, 2008 7:20 pm

Uma das razões porque dois emissores de FM com a mesma frequência não devem cobrir a mesma zona deve ser que nem sempre as estações estão perfeitamente sincronizadas e o resultado seria confuso...
Outro problema seria o funcionamento do RDS - alguns estações eviam um sinal identificador codificado e o rádio sintoniza sempre o emissor de melhor sinal - isto não seria possível se transmitissem na mesma frequência.
Francisco Fraga
Departamento de Física da FCTUC
FF
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Set 20, 2007 11:52 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes