Feynman e a Electro Dinâmica Quântica

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Feynman e a Electro Dinâmica Quântica

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Nov 27, 2007 12:40 pm

Li ontem num livro chamado "QED", uma teoria intersantissima do Feynman para explicar a reflexão da luz em vidros com duas camadas e fiquei sinceramente confuso com isso( deve ser por ser coisa que o meu pai dá no ISEL :wink: ), mas segundo Feynman, a pessoa comum pode pensar analogicamente nisto, usando cronómetros para diferentes luzes, cronómetros cujos ponteiros rodariam mais depressa ou mais devagar consoante a frequência da luz. Assim o gráfico que se vai obter para a espessura em função da reflexão vai ser uma sinosoidal, podendo vidros com quilométros de espessura terem 0% de reflexão, alguem me explica porque é que isto acontece??

Bruno
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor jap em Terça Nov 27, 2007 1:42 pm

Hum, não sei se alguém consegue explicar melhor do que o próprio Feynman faz no seu livro QED! :?

Sugiro que leias o livro com muita atenção, tentando perceber os argumentos e exemplos que ele propõe. Se tiveres alguma questão com algum argumento em particular, procuraremos ajudar.

Repara que, ao nível quântico, vais deparar-te com comportamentos bizarros, inexplicáveis ou aberrantes segundo o nosso senso comum. Se o teu "porquê" tem a ver com isto, não saberemos "explicar" melhor, nesse sentido o comportamento quântico é "inexplicável", num certo sentido! :P

Por alguma razão o subtítulo do livro QED é "The strange theory of light and matter!"

Mas o mais fascinante é que é a QED é, simultaneamente, a teoria mas precisa que existe em qualquer domínio científico! :shock:
última vez editado por jap s Quarta Nov 28, 2007 7:41 pm, editado 1 vez no total
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Mensagempor hexphreak em Terça Nov 27, 2007 5:21 pm

É verdade, para além de ser uma teoria fascinante, o livro é fantástico, tem o toque Feynman :D Também me custou um bocado a perceber à primeira, mas um ano depois voltei a ler (teria os meus 14 anos) e já entendi bem. Primeiro estranha-se...
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Muito Obrigado

Mensagempor Bruno Oliveira em Quarta Nov 28, 2007 7:34 pm

Pois, então é mesmo daquelas questões que tem de se aceitar como é, estranha.
Obrigadissimo
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor hexphreak em Quarta Nov 28, 2007 7:38 pm

I think I can safely say that no one understands quantum mechanics. - Richard Feynman

There is a theory which states that if ever anyone discovers exactly what the Universe is for and why it is here, it will instantly disappear and be replaced by something even more bizarre and inexplicable.
There is another theory which states that this has already happened.
- Douglas Adams

Pode ser que aceites melhor essa estranheza :wink:
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor Bruno Oliveira em Sábado Jan 19, 2008 9:38 am

O Douglas Adams arrisca-se a desaparecer se continuar a falar de mais sobre isso.. :lol:
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor JCaldeira em Sábado Jan 19, 2008 12:41 pm

Ele está morto, por isso duvido que isso seja um problema grave :wink:
JCaldeira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sexta Nov 10, 2006 4:43 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado