O Peso da Terra!!!!

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

O Peso da Terra!!!!

Mensagempor luisimportante em Quarta Fev 08, 2012 7:31 pm

Durante uma aula de F.Q. (andamos a dar a parte de química :raiva: ) e comecei-me a questionar se a Terra teria peso e qual seria esse Valor.
Até agora aprendi que o Peso é uma relação entre a massa do objecto e a força gravítica que está sujeito, isto é fácil no que toca aos corpos Terrestres, ou seja tem massa e a força gravítica da terra logo têm Peso, mas e a Terra????
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário." Albert E.
luisimportante

Registado: Domingo Maio 08, 2011 4:05 pm

Re: O Peso da Terra!!!!

Mensagempor smeneses em Quarta Fev 08, 2012 8:49 pm

Se considerarmos a atracção de todas as partículas da Terra umas com as outras, deveremos obter 0 nessa medida...No entanto neste caso penso que o "peso" da Terra estará relacionado com a atracção gravítica por parte do Sol (e também da Lua)
E=mc^2
Energy equals Milk Chocolate square
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:21 pm

Mensagempor ruifm em Quarta Fev 08, 2012 11:13 pm

A Terra só por si não tem peso, alias nenhuma particula tem peso só por si.
A Terra só tem peso quando consideramos um sistema de 2 corpos (e.g. Sistema Terra+Sol, o peso da Terra é a força gravítica que o Sol exerce nesta).
Se te referires às interações entre as varias particulas que compoem a Terra, então cada interação terá o seu vector força gravitica, e a soma vectorial deverá ser 0.

A unica forma de possivelmente podermos calcular o 'peso' da Terra (sozinha), é (e estou a atirar à sorte) com a Relatividade Geral, porque ai tenho ideia que basta um corpo para curvar o espaço.
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor filipematos em Quinta Fev 09, 2012 8:57 pm

Exacto, como foi dito antes a o peso é um força e como tal necessita alem de um referencial de um objecto que exerça essa força. No que diz respeito à terra essa força gravitacional(peso) é exercida maioritariamente pelo Sol e um pouco pela lua(outros planetas também podem influenciar)... Por isso sim a terra tem peso e podes calcula-lo através do raio da órbita terrestre em torno do sol e com as massas dos dois corpos! E o mesmo com a lua( A força que a lua exerce na terra é simétrica à que a terra exerce na lua o que é ainda mais simples de calcular).

De um ponto de vista relativista, um corpo por si só já curva o tecido espaço-tempo, no entanto, quando te referes a Peso penso que te referes numa física clássica (Gallileu e Newton) não de Einstein.
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor adrianac em Sexta Fev 10, 2012 8:36 pm

Atenção que há que distinguir entre força gravítica e peso. Enquanto a Terra estará sujeita às forças gravíticas dos outros corpos celestes, estará também numa situação de imponderabilidade, definida pela ausência de peso, já que este é o simétrico da reação normal de uma superfície onde o corpo está apoiado. Ora claramente a Terra não está apoiada em nenhum corpo, por isso não terá peso, desta perspectiva, embora as forças gravíticas continuem a actuar e a sua própria gravidade distorça o espaço e o tempo, como ja foi referido, pela teoria relativista. :D
adrianac
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Jan 12, 2012 11:11 pm

Mensagempor ruifm em Sexta Fev 10, 2012 10:32 pm

adrianac Escreveu:Atenção que há que distinguir entre força gravítica e peso. Enquanto a Terra estará sujeita às forças gravíticas dos outros corpos celestes, estará também numa situação de imponderabilidade, definida pela ausência de peso, já que este é o simétrico da reação normal de uma superfície onde o corpo está apoiado. Ora claramente a Terra não está apoiada em nenhum corpo, por isso não terá peso, desta perspectiva, embora as forças gravíticas continuem a actuar e a sua própria gravidade distorça o espaço e o tempo, como ja foi referido, pela teoria relativista. :D

tens toda a razão! nem sei como me esqueci da diferença entre peso e força gravitica. alias tenho um duvida sobre isso mesmo e vou abrir um tópico para isso :wink:
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor adrianac em Sexta Fev 10, 2012 10:54 pm

ruifm Escreveu:
tens toda a razão! nem sei como me esqueci da diferença entre peso e força gravitica. alias tenho um duvida sobre isso mesmo e vou abrir um tópico para isso :wink:

Acho que fazes muito bem, é de facto um conceito referido muito por alto e dúvidas sobre ele são o que não falta de certeza ;)
adrianac
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Quinta Jan 12, 2012 11:11 pm

Mensagempor ruifm em Sexta Fev 10, 2012 10:57 pm

adrianac Escreveu:
ruifm Escreveu:

Acho que fazes muito bem, é de facto um conceito referido muito por alto e dúvidas sobre ele são o que não falta de certeza ;)

ja está xD
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes