Música com copos de cristal!

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Música com copos de cristal!

Mensagempor smeneses em Domingo Dez 18, 2011 1:24 am

Boa noite :)

Esta noite fui jantar com uns amigos músicos e a meio do jantar, sem nada para fazer entre o prato principal e a sobremesa, lá lhes roubei os copos e comecei a afiná-los, enchendo ou esvaziando, para produzirem algumas notas pelo friccionar do dedo molhado na borda do copo.

As minhas questões são as seguintes:
• Que factores influenciam a frequência do som? A quantidade de água no copo é o mais evidente, mas e a forma do copo, ou a sua massa, densidade do material?
• Será que o tipo de líquido no copo também influencia? (Gostaria de ter experimentado com azeite, mas dado estar num restaurante não achei muito apropriado :P )
• Um copo cilíndrico com o mesmo diâmetro e mesma massa que um copo de vinho com a mesma quantidade de água produzirá a mesma frequência? Julgo que não, dado que o que vibrará será só a parte que contém a água e a borda, mas ainda não tive condições de experimentar.
• Controladas e conhecidas as outras variáveis, é possível escrever uma expressão da frequência do som produzido em função da quantidade de água no copo?

Esta questão interessa-me muito porque relaciona duas coisas que estimo imenso: a física e a música! :D

Só por curiosidade, Benjamin Franklin foi o inventor da versão mecânica deste instrumento musical.
E=mc^2
Energy equals Milk Chocolate square
smeneses
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Sábado Nov 05, 2011 5:21 pm

Re: Música com copos de cristal!

Mensagempor filipematos em Segunda Dez 19, 2011 4:02 pm

Na Hungria lembro-me de ver na rua um senhor que tinha uma espécie de "copofone", que tocavas versões adaptadas para o seu intrumento algumas sinfonias de Mozart, Beethoven entre outros do peŕíodo clássico. Reparei que o tamanho dos copos não era o mesmo, e ele afinava rigorosamente com um conta gotas onde enchia ou esvaziava os copos. Pelo que sei todas as caractristicas do material (Volume, comprimento, largura, espessura, densidade,massa) influenciam a frequência, no entanto o tipo de material só influencia o timbre.
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante