Neutrinos

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Neutrinos

Mensagempor ajcoelho em Domingo Dez 04, 2011 11:26 pm

O que acham das novas descobertas no CERN à cerca da velocidade dos neutrinos?
Acham que houve um erro na medição? Ou a teoria da relatividade terá de ser "reformulada"?

Opinem sobre este assunto, gostaria de saber as opiniões dos mestres :hands:
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Re: Neutrinos

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Dez 06, 2011 12:19 am

e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor filipematos em Terça Dez 06, 2011 11:51 pm

Está giro o cartoon :p
Em relação aos neutrinos, eu não sou um mestre, mas, na minha opinião, acho que deve ter havido erros experimentais, visto ainda não se ter confirmado isso noutros aceleradores/detectores e os neutrinos terem viajado uma distância mínima... Esperemos para ver os resultados noutros locais... Contudo acho que a relatividade não vai a baixo, pois ela tem-se verificado em muitas outras situações, acho que é algo que está relativo ao Homem e à sua inteligência/visão limitada. Mesmo que tal seja verificado, considerar-se-a a relatividade correcta para certos casos (Como o a mecânica de Newton o é) para outros olha... É o futuro(já passaram 100 anos é altura de renovar :p)
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 16, 2012 7:18 pm

Penso que uma das razões pela qual dizem que nada é mais rapido que a luz é a lei da dilatação temporal de Einstein: (na Relatividade Restrita)
t1=(t2)/(square(1-(v/c)^2)), no qual t1 é o intervalo de tempo próprio, t2 é o intervalo de tempo de referencial exterior, v é a velocidade do corpo e c é a velocidade da luz. E como vêem para "existir" tempo, este tem de ser um número real, logo c>v.
Mas um puro matemático diria: não sejam picuinhas e trabalhem com nºs imaginário! Ora se o fizessemos, então para o caso dos neutrinos v>c, o que significa que t1=Ki
Como pode o intervalo de tempo proprio dos neutrinos ser um nº imaginário? É inconcebivel. Mas também era ha alguns anos o espaço ser curvo, o principio da incerteza, etc...
Tudo o que sabemos é que esta equação de Einstein não nos permite interpretar o fenónemo (se ele realmente ocorreu, o que agora parece concreto). Mas como a equação parece lógica, se calhar estamos é a interpretar mal o resultado. Os neutrinos viajaram num intervalo de tempo imaginário xD.
É realmente necessário pensar outside the box, e quer seja erro experimental ou não, é preciso estarmos preparados para lidar com estes eventos.

Off topic: preciso de ajuda para escrever equações como deve ser no fórum. Alguém sabe um programa ou assim que face isso de forma rápida e prática? Seria muito util
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor filipematos em Segunda Jan 16, 2012 7:59 pm

Sim, eles podem ter viajado num tempo imaginário ( tipo buraco de verme ou coisa do género) mas há mesma, a experiência é bastante duvidosa para se poder chegar a alguma conclusão concreta, é o que eu acho ... Concordo claramente no teu espírito vista que o problema da física é estar tudo relativo a nós ás nossas capacidades. Mas uma coisa é pensar e tal outra é deitar abaixo o trabalho de anos de (com todo o respeito) maluquice (refiro-me ao trabaho de Albert Einstein) com uma experiência pouco conclusiva .
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 16, 2012 8:12 pm

filipematos Escreveu:Sim, eles podem ter viajado num tempo imaginário ( tipo buraco de verme ou coisa do género) mas há mesma, a experiência é bastante duvidosa para se poder chegar a alguma conclusão concreta, é o que eu acho ... Concordo claramente no teu espírito vista que o problema da física é estar tudo relativo a nós ás nossas capacidades. Mas uma coisa é pensar e tal outra é deitar abaixo o trabalho de anos de (com todo o respeito) maluquice (refiro-me ao trabaho de Albert Einstein) com uma experiência pouco conclusiva .

atenção, a experiência não é assim tão pouco conclusiva. foi replicada inúmeras vezes no melhor laboratorio do mundo, que emprega mais de 3000 fisicos e engenheiros de topo. Não que isto seja um argumento, e eu não tou lá a controlar cada aspecto da experiência, mas nós (físicos) trabalhamos com factos, e facto é que neutrinos viajaram mais depressa que a luz e concluiu-se que não é um erro experimental (que foi o q eu pensei logo ao inicio). A experiencia é extremamente conclusiva. É tão conclusiva que criou todo este caos pelo menos na comunicação social. Einstein cometeu erros e a prova disso foi a de não conseguir conciliar a sua teoria com a mecanica quantica. E francamente, parece-me que neste tipo de experiencias se aplica mais a mecanica quantica que a relatividade, pois estamos a trabalhar a nível subatomico. É previsivel que a relatividade falhe tal como falhou na Double Split Experiment. Na física quantica até se trabalham com nºs complexos, por isso até vejo uma luz ao fundo do tunel :)
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Jan 16, 2012 8:16 pm

ruifm Escreveu:Off topic: preciso de ajuda para escrever equações como deve ser no fórum. Alguém sabe um programa ou assim que face isso de forma rápida e prática? Seria muito util

Muitos programas fazem o parsing de forma automática do código LaTeX para escrever estas equações... O Mathtype é o primeiro que me ocorre, visto que costuma ser bastante integrado no Word, para escrita de trabalhos de âmbito cientifico... Não sei é até que ponto, consegues obter o código LaTeX usado no render da equação como imagem para o postares aqui entre as TeX tags, mas também, se calhar, isso acabará por dar mais trabalho do que aprender a usar LaTeX... :roll:

t_1 = {t_2 \over \sqrt{1-\left({v \over c}\right)^2}}

A expressão acima, entre TeX tags, dá:

Em relação à discussão propriamente dita, não poderemos concluir nada acerca da sua validade ou não-validade até mais experiências serem feitas... A Relatividade permitiu grandes desenvolvimentos na sociedade moderna e descartá-la apenas tendo como base uma experiência sobre a qual pouco se sabe, é no minimo, imprudente.
Quem sabe até se isto não poderá abrir novas teorias ou completar as já existentes... :roll:
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 16, 2012 8:37 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Muitos programas fazem o parsing de forma automática do código LaTeX para escrever estas equações... O Mathtype é o primeiro que me ocorre, visto que costuma ser bastante integrado no Word, para escrita de trabalhos de âmbito cientifico... Não sei é até que ponto, consegues obter o código LaTeX usado no render da equação como imagem para o postares aqui entre as TeX tags, mas também, se calhar, isso acabará por dar mais trabalho do que aprender a usar LaTeX... :roll:

A expressão acima, entre TeX tags, dá:

Eu já fiz o download do mathtype, e funciona na perfeiçao, mas não consigo passar para o forum como tu fizeste. Como obtiveste o tal codigo LaTex? Usaste algum programa, site, ou esta no proprio Mathtype?
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Jan 16, 2012 8:46 pm

Eu não usei o Mathtype para escrever aquela equação, eu escrevi mesmo o código LaTeX...

Ao saber o código, basta-me escrever uma expressão como aquela acima e metê-la entre TeX tags... :)

Mas eu acho que deve ser possível obter o código LaTeX de uma equação que tenha sido rendered com o Mathtype... Possivelmente a partir da GUI do Mathtype ou vasculhando pelas várias directorias envolvidas na instalação deste...

É questão de investigares isso ;)

Mas aconselho-te muito vivamente a aprenderes aqui pelo fórum... Sobretudo se vieres postar aqui com frequência, vais ter de aprender nem que seja "à força" :P

PS: Ao colocares o rato sobre uma expressão podes ver o código que lhe deu origem...
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 16, 2012 8:52 pm

Lol este post ja ta a ficar muito off topic...
Ha algum sitio onde eu posso aprender rapidamente o basico, estilo LaTeX 101 xD?
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Bruno Oliveira em Segunda Jan 16, 2012 8:57 pm

Estava inactivo há mais de 1 mês por isso não há crise acho eu...

Na net deves encontrar bastantes referências e tutoriais, mas, aprender metendo o rato sobre as expressões e ir testando, é a maneira mais eficaz...
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Mensagempor filipematos em Segunda Jan 16, 2012 9:13 pm

Eu encontrei aqui no fórum este http://www.physicsforums.com/misc/howtolatex.pdf que explica bem o que necessitas :)

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 16, 2012 9:48 pm

filipematos Escreveu:Eu encontrei aqui no fórum este http://www.physicsforums.com/misc/howtolatex.pdf que explica bem o que necessitas :)

Obrigado, mesmo o que eu precisava :)
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Segunda Jan 16, 2012 10:12 pm

De nada, isso dá é uma trabalheira!!! Mas depois fica bonito ahaha :D e perceptivel

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor jap em Quarta Jan 18, 2012 5:26 pm

filipematos Escreveu:De nada, isso dá é uma trabalheira!!! Mas depois fica bonito ahaha :D e perceptivel

Depois de aprenderes a trabalhar com o \LaTeX verás que a afirmação correcta é:

"O editor de equações do Word dá cá uma trabalheira..." :lol:
José António Paixão
Departamento de Física da FCTUC
jap
Site Admin
Site Admin

Registado: Quinta Nov 09, 2006 9:34 pm

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes