Saltos bola de ping pong

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Saltos bola de ping pong

Mensagempor ajcoelho em Quinta Dez 01, 2011 3:59 pm

Deixo cair uma bola de ping pong, com um raio de 2cm, de uma altura de 1metro, e verifico que sempre que a bola cai, não volta a atingir a altura do salto anterior.

É possível determinar o número de vezes que a bola cai no chão até ficar "parada*" e determinar a altura de cada salto? Que factores precisamos de saber, no caso de ser possível responder a estas questões?

Cumps :D

*o parado que quero dizer é não voltar a saltar.
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Nov 20, 2010 12:48 am

Re: Saltos bola de ping pong

Mensagempor filipematos em Domingo Dez 04, 2011 4:32 pm

Sim, é possível saber quantas vezes a bola salta e a que a altura vai, basta para isso saber o coeficiente de restituição da bola e as condições( se há atrito...).
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

“We build too many walls and not enough bridges.” - Isaac Newton
filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Sábado Jun 25, 2011 4:48 pm

Mensagempor ajcoelho em Quinta Jan 12, 2012 8:38 pm

Como é que o calculo? :?
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor videirinha99 em Quinta Jan 12, 2012 9:46 pm

O coeficiente de restituição corresponde à razão entre os valores absolutos (módulos) da velocidade da bola após (v') e antes (v) da colisão com o solo.
Podes ainda determiná-la experimentalmente através de um sensor de movimento ligado à calculadora gráfica recorrendo à derivada da função x(t) nos dois pontos (velocidade) ou às alturas máximas atingidas antes e após a colisão. :)
Inês Videira
videirinha99
gluão
gluão

Registado: Terça Nov 08, 2011 5:37 pm

Mensagempor filipematos em Sábado Jan 14, 2012 8:41 pm

Exactamente :) Eu numa aula de física cheguei a calcular o coeficiente de uma bola de basket :p Mas nunca é lá muito exacto porque a bola nunca se mexe só na vertical. Não sei se conheces python, mas dá uma olhadela neste tópico viewtopic.php?f=30&t=1076, é uma simulação feita por um quarkiano :)
"If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants" - Isaac Newton

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Domingo Jan 15, 2012 10:49 am

Ontem estive a fazer as olimpíadas nacionais de 2007, e o segundo problema era sobre o que procuras.tenta dar uma vista de olhos :p

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ajcoelho em Domingo Jan 15, 2012 6:41 pm

filipematos Escreveu:Ontem estive a fazer as olimpíadas nacionais de 2007, e o segundo problema era sobre o que procuras.tenta dar uma vista de olhos :p

Escalao A ou B? :D :D
ajcoelho
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Domingo Jan 15, 2012 9:22 pm

Escalão B :) E já agora se resolveres ou quem resolver poste aqui a resolução ao problema 2 :) Eu não tenho a certeza do meu resultado ... :s

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 16, 2012 7:03 pm

ajcoelho Escreveu:Deixo cair uma bola de ping pong, com um raio de 2cm, de uma altura de 1metro, e verifico que sempre que a bola cai, não volta a atingir a altura do salto anterior.

É possível determinar o número de vezes que a bola cai no chão até ficar "parada*" e determinar a altura de cada salto? Que factores precisamos de saber, no caso de ser possível responder a estas questões?

Cumps :D

*o parado que quero dizer é não voltar a saltar.

Tens de primeiro desprezar a resistência do ar (o que numa bola de ping pong é consideravel). Não precisas de conhecer nenhum atrito. Assumes que a bola tem sempre uma trajectória vertical, sem mov. rotação. Através das equações do movimento determinas o tempo de queda e a velocidade final para a primeira queda. Colocando uma celula fotoeléctrica próxima do nível do chão podemos determinar as velocidades após o 1º ressalto. A partir daí sabes para cada caso qual é a altura que a bola adquire:h=(vo^2)/(g) - (vo^2)/(2g). Quanto ao nº de vezes que a boloa resalta até parar eu não tenho a certeza porque não tou familiarizado com a forma como se processam as perdas de energia, mas se for de forma linear (proporcional, ou seja, se se perder sempre a mesma quantidade de energia), então pela (não) conservação da energia mecanica podemos descubrir quando é que esta é 0, construindo o gráfico da variação desta a cada ressalto.
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Segunda Jan 16, 2012 12:04 am

Mensagempor ruifm em Segunda Jan 16, 2012 11:45 pm

Vi agora a questão nas olimpiadas e acho que já resolvi. Só consegi escrever h' em função de h e de e, mas acho que era isso que é suposto. Obtive:
${{h}_{2}}({{h}_{1}})=\frac{e}{-2{{g}^{2}}\sqrt{\frac{2h}{g}}}$
h2 é a altura apos o ressalto e h1 é a altura inicial. Penso que era isso que eles queriam com a "relação". Não consegui obter uma razão. Na alinea b) vemos que é verdade pois atribuindo valores a h' e h a incognita passa a ser e. Se alguem tiver uma alternativa ou duvida no processo que diga.
"Everything is determined, the beginning as well as the end, by forces over which we have no control." - Albert Einstein
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Terça Jan 17, 2012 3:37 pm

Esqueçam o meu post anterior, fiz 3 erros de cálculo que complicaram tudo. Aqui está o processo todo com uma resposta bem mais simples e lógica:
[unparseable or potentially dangerous latex formula]
h' é a altura do 1º ressalto, h é a altura inicial, e é o coeficiente de restituição, v1 é a velocidade antes de embater no solo, v2 a velocidade aós colidir como o solo. No fim indico a razão entre h e h', e é obvio que obtendo valores experimentais de h e h' podemos obter e por regressão linear.

EDIT: não sei o que se passa com o latex mas por alguma razão não está a querer mostrar a resolução toda :S. Aqui fica só a solução:
\[\frac{h*}{h}=\frac{2e}{g}\]

Se alguém souber como resolver este problema que avise. Também tou com problemas em fazer aparecer h', o LaTeX não se está a dar bem com apostrofos por isso tive de por um *
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor filipematos em Terça Jan 17, 2012 4:25 pm

Eu já não me lembro bem da solução que encontrei, tenho que a calcular outra vez, mas acho que tinha o e^2...

filipematos
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor Bruno Oliveira em Terça Jan 17, 2012 4:33 pm

ruifm Escreveu:Esqueçam o meu post anterior, fiz 3 erros de cálculo que complicaram tudo. Aqui está o processo todo com uma resposta bem mais simples e lógica:
[unparseable or potentially dangerous latex formula]
h' é a altura do 1º ressalto, h é a altura inicial, e é o coeficiente de restituição, v1 é a velocidade antes de embater no solo, v2 a velocidade aós colidir como o solo. No fim indico a razão entre h e h', e é obvio que obtendo valores experimentais de h e h' podemos obter e por regressão linear.

EDIT: não sei o que se passa com o latex mas por alguma razão não está a querer mostrar a resolução toda :S. Aqui fica só a solução:
\[\frac{h*}{h}=\frac{2e}{g}\]

Se alguém souber como resolver este problema que avise. Também tou com problemas em fazer aparecer h', o LaTeX não se está a dar bem com apostrofos por isso tive de por um *

Os apostrofos (plicas) fazem parte do código phpBB /HTML onde o fórum está implementado e o LaTeX baralha-se com isso.
Usa o comando prime:

h^{\prime}

h^{\prime}
e^{ix}=cos x + i\,sin x
Bruno Oliveira
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Quarta Nov 14, 2007 10:19 pm

Mensagempor ruifm em Terça Jan 17, 2012 4:38 pm

ahah tens razao, perdi o quadrado. é e^2 em vez de e.
Imagem
como escrevo depressa perdi mtas coisas pelo caminho xD. Agora acho que está bem
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor ruifm em Terça Jan 17, 2012 4:44 pm

Bruno Oliveira Escreveu:Os apostrofos (plicas) fazem parte do código phpBB /HTML onde o fórum está implementado e o LaTeX baralha-se com isso.
Usa o comando prime:

h^{\prime}

h^{\prime}

a serio obrigadao, estava a ter um problema com isso, tive de inventar, substituir por asteriscos, números, etc
ruifm
down-Quark!
down-Quark!

Próximo

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante