Amplificador operacional

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Amplificador operacional

Mensagempor jos_moreira em Sexta Jul 01, 2011 9:29 pm

A minha duvida tem a ver com o circuito com um circuito do tipo voltage follower. Segundo o que o meu livro diz neste circuito a corrente de saída e directamente proporcional a voltagem do sinal de entrada sendo a constante de proporcionalidade 1/Rs onde Rs é a resistência de saída do op amp, ainda segundo o meu livro isto ocorre porque a tensão de saída e igual a de entrada. Eu gostava de saber como se pode chegar a esta relação. O mais perto que consigo chegar e quando considerado que o output do op amp e uma fonte de diferença de potencial A em serie com a resistência Rs nesse caso is=(A/Rs)-Vo/Rs o que como Vo ( diferença de potencial a saída) e igual a da entrada vi então existe de facto uma relação de proporcionalidade mas nao a que o meu livro diz que há, que e: Io=Vi/Rs alguns me pode dizer onde o meu raciocínio esta errado?
Obrigado.
jos_moreira
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Terça Abr 21, 2009 4:25 pm

Re: Amplificador operacional

Mensagempor bosco em Sábado Jul 02, 2011 12:33 am

Vou tentar ajudar, tenho alguma dúvida também.
Vejo da seguinte forma: Um amplificador operacional com esta configuração, imita de forma idêntica na sua saída, as variações de tensão que ocorrem na entrada (+). Sendo assim uma carga (resistor) colocada na saída, sofrerá variações de corrente proporcionais às variações de tensão da entrada.
O que não sei é: se o resistor Rs é interno (em série), ou apenas uma carga colocada externamente conforme propus.
última vez editado por bosco s Sábado Jul 02, 2011 12:38 am, editado 1 vez no total
bosco
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Domingo Jul 12, 2009 3:15 pm

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes