Física Nuclear

Expõe aqui as tuas questões e dúvidas sobre assuntos de Física.

Física Nuclear

Mensagempor tomegouveia em Quarta Maio 04, 2011 1:17 pm

O que aconteceria, se é que alguma coisa aconteceria, se bombardeássemos trítio com um neutrão? A minha ideia era que o neutrão se juntava ao núcleo e depois um dos 3 neutrões que a nova espécie teria decaísse num protão, formando hélio e libertando uma grande quantidade de energia (hopefully) não nociva. É possível de acontecer ou é completamente descabido e devia ter vergonha de sugerir tal barbaridade?
"If I have seen further it is only by standing on the shoulders of giants."

FÍSICO QUÂNTICO:Um homem cego num quarto escuro, à procura de um gato negro que não está lá.
tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Registado: Quinta Jan 13, 2011 1:05 am

Re: Física Nuclear

Mensagempor hexphreak em Quarta Maio 04, 2011 4:59 pm

Penso que isto será uma dúvida, não um problema :roll:

Não sei a resposta à tua questão, mas penso que dependerá da velocidade do neutrão, à semelhança do que acontece com a fissão de urânio ou plutónio. Se a velocidade for demasiado elevada, o neutrão apenas sofrerá espalhamento (scattering). Se for baixa, não sei exactamente o que acontecerá. Talvez alguém do DF que trabalhe nesta área te possa esclarecer melhor...
hexphreak
top-Quark!
top-Quark!

Registado: Segunda Nov 05, 2007 8:52 pm

Mensagempor josepedrocf em Quarta Maio 04, 2011 10:00 pm

Tenho um feeling de que o núcleo se tornaria instável e se formaria deutério e libertar-se iam dois neutrões e fotões gama, resultantes da libertação da Binding energy desses mesmos dois neutrões. Aliás, esta reacção é bastante semelhante às reacções que acontecem no Sol deste um protão até se formar o Hélio. Mas é apenas um guess, não tenho a certeza...
Quark! 2011

IPhO 2011 - Bangkok, Thailand
josepedrocf
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Jun 14, 2010 7:41 pm

Mensagempor tomegouveia em Quarta Maio 04, 2011 10:13 pm

Mesmo que isso acontecesse, a radiação gama pode ser aproveitada nao?

FÍSICO QUÂNTICO:Um homem cego num quarto escuro, à procura de um gato negro que não está lá.
tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Mensagempor josepedrocf em Quinta Maio 05, 2011 2:16 pm

Sim, é o que acontece em centrais nucleares, só que nestas é feita a cisão do núcleo de Urânio-235 ou de Plutónio-238 por bombardeamento de neutrões. A energia da radiação gama é utilizada para aquecer água e transformá-la em vapor, vapor esse que acciona turbinas que giram e produzem electricidade por indução electromagnética.

Ou podemos mesmo falar do Sol... Só que os fotões gama são filtrados pelas camadas superiores da atmosfera (ionosfera, etc..)
Quark! 2011

IPhO 2011 - Bangkok, Thailand
josepedrocf
bottom-Quark!
bottom-Quark!

Registado: Segunda Jun 14, 2010 7:41 pm

Mensagempor tomegouveia em Quinta Maio 05, 2011 9:12 pm

Então pronto, à partida poder-se ia utilizar essa energia na mesma. Essa energia seria nociva como a do Uranio?

tomegouveia
down-Quark!
down-Quark!

Voltar para Questões sobre Física

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes